domingo, 27 de julho de 2025

Convenção Comadesma aprova reeleição ilimitada para presidência

Pastor José Cavalcante - Foto: Assessoria COMADESMA


Balsas (MA), 26 de julho de 2025 – A Convenção dos Ministros das Igrejas Evangélicas Assembleias de Deus do Seta e Outros Estados da Federação (Comadesma) alterou seu estatuto institucional e liberou a reeleição ilimitada para a presidência da entidade. A mudança foi aprovada durante Assembleia Geral Extraordinária, realizada em Balsas-MA.

De acordo com o Artigo 31, §2ºO mandato da Mesa Diretora de que trata este artigo é de quatro anos, sem prejuízo de reeleição.”

A redação anterior limitava o número de mandatos consecutivos a dois. Caso a norma fosse mantida, o atual presidente, pastor José Alves Cavalcante, estaria impedido de disputar nova eleição. Ele ocupa o cargo há 22 anos. Com a nova regra, poderá concorrer quantas vezes desejar, desde que aprovado em assembleia.

Durante a Assembleia, também foi apresentada uma proposta para que os cargos da Mesa Diretora fossem escolhidos de forma individual, e não mais por chapa. A sugestão, no entanto, foi rejeitada pela maioria. Com isso, permanece o modelo atual de eleição por chapa completa, que deve conter os nomes para presidente, cinco vice-presidentes, cincos secretários e dois tesoureiros. O estatuto também estabelece que nenhum candidato pode integrar mais de uma chapa.

As mudanças entram em vigor imediatamente e passam a valer para o próximo processo eleitoral da Comadesma.

Votação gerou debates e proposta de sigilo

A aprovação da proposta não ocorreu sem divergências. O pastor José Cardoso, presidente da AD Comadesma em Carolina (MA), propôs que a votação do item fosse feita de forma secreta, para preservar o voto dos convencionais.

De acordo com a proposta do pastor Cardoso, “a votação secreta assegura que cada ministro possa exercer seu direito de voto sem sofrer qualquer tipo de coação, pressão externa ou influência, e evitar retaliações ou perseguição em razão da sua escolha, garantindo a legitimidade e a liberdade no exercício do voto”, destacou.

Ele ainda afirmou que “as alterações estatutárias no dispositivo mencionado, têm impacto duradouro na estrutura e funcionamento da COMADESMA. Desta forma a votação secreta reflete a seriedade com que essas decisões são tratadas, assegurando que sejam tomadas com base no melhor julgamento de cada votante".

Após a argumentação e defesa do voto secreto para alteração do estatuto, o pastor José Cardoso foi ovacionado pelo plenário com várias glórias e salvas de palmas.

O advogado da Comadesma, Pastor Sílvio Vieira, respondeu que não havia constrangimento algum e defendeu a votação aberta.

A proposta de voto secreto foi submetida à votação. Menos de 30% dos presentes ficaram de pé, como forma de apoio à proposta de Cardoso. O presidente José Cavalcante, então, deu prosseguimento à votação da proposta estatutária conforme planejado, mantendo o voto aberto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Muito obrigado pelo seu comentário!
Sua participação dá solidez a esta proposta, no entanto preste atenção:

É EXPRESSAMENTE PROIBIDA A POSTAGEM DE COMENTÁRIOS DISCRIMINATÓRIOS, RACISTAS, QUE OFENDAM A IMAGEM OU A MORAL OU DESRESPEITEM A LEGISLAÇÃO EM VIGOR.

INFORMAMOS QUE O IP DE TODOS AQUELES QUE NÃO RESPEITAREM AS REGRAS DESTE BLOG, ESTÃO DISPONÍVEIS ATRAVÉS DOS SITES DE ESTATÍSTICAS, E SERÃO FORNECIDOS À JUSTIÇA, CASO SEJAM REQUISITADOS POR AUTORIDADE LEGAL.

Pastor Carlos Roberto Silva
Point Rhema

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...