quarta-feira, 24 de junho de 2026

14 estrelas da Copa do Mundo que seguem Jesus



Craques do futebol mundial que entraram no torneio gigantesco da FIFA para glorificar a Deus.


PoR Cody Benjamin

A Copa do Mundo da FIFA está de volta, e maior do que nunca. Quatro anos depois de a Argentina superar a França e conquistar o título da principal competição de futebol do mundo, o torneio de 2026 contará com um número recorde de 48 países e 104 partidas, que serão realizadas em três nações, ao longo de mais de um mês.

Os Estados Unidos sediarão a maior parte dos jogos, juntamente com o Canadá e o México; entre as 16 cidades programadas para receber partidas estão Atlanta, Dallas, Los Angeles e Filadélfia.

A fé cristã também estará bem representada durante o campeonato mundial, que começa em 11 de junho e termina em 19 de julho, em Nova Jersey. Vemos, a seguir, 14 dos talentos mais reconhecidos da Copa do Mundo, que também se identificam como cristãos, expressando publicamente sua confiança em Deus, dentro e fora de campo:

Jérémy Doku (Bélgica)

Doku, estrela do Manchester City de 23 anos, raramente publica algo nas redes sociais sem incluir versículos bíblicos ou atribuir louvor a Jesus. O veloz ponta enfatiza sua caminhada espiritual em seu próprio canal no YouTube , compartilhando a "verdade que abriu meus olhos" e revelando que passou de querer exibir seu próprio talento para glorificar a Deus com seus dons. Ele também desafia seus fãs e colegas a aceitarem o evangelho: "Seu status não vai te salvar. O dinheiro não vai te salvar… Meu objetivo é que [Jesus] me diga: 'Muito bem, servo bom e fiel'".

Dodi Lukébakio (Bélgica)

Dez anos depois de estrear internacionalmente pela República Democrática do Congo, aos 18 anos, Lukébakio fará sua estreia na Copa do Mundo como ponta-esquerda no ataque da seleção da Bélgica. Ele conta que a música gospel é o destaque de sua playlist antes dos jogos, porque "influencia meu espírito" e aponta para "o Deus que vive em mim", como seguidor de Cristo. Ele considera seus momentos de silêncio com Deus a parte mais importante de sua vida.

Alisson Becker (Brasil)

Um dos melhores goleiros de sua geração, com títulos da Liga dos Campeões e da Premier League no currículo, Becker também é um dos jogadores mais fervorosos em sua fé. Ele frequentemente demonstra sua fé abertamente, como quando usou uma camiseta com a frase "Jesus é o Caminho, a Verdade e a Vida", ao comemorar o campeonato de 2025. Becker, que também batizou seu ex-companheiro no Liverpool, Roberto Firmino, afirmou que a Bíblia influencia todos os aspectos de sua vida, incluindo seus treinos, sua forma de jogar e sua postura pessoal.

Ederson (Brasil)

Assim como Becker, Ederson não é apenas um goleiro de classe mundial da seleção brasileira, que detém o recorde de cinco títulos da Copa do Mundo, mas é também um cristão fervoroso que demonstra sua fé no próprio corpo, principalmente com uma tatuagem que diz "Eu pertenço a Jesus" gravada no peito. O tricampeão da Luva de Ouro da Premier League, que já foi detentor do recorde mundial do Guinness pelo chute de bola de mais longo alcance no futebol, também atribui a Deus a superação de uma infância humilde.

Endrick (Brasil)

Endrick, jogador da seleção brasileira, ora no Estádio Santiago Bernabéu, em 26 de março de 2024, em Madri, Espanha.NurPhoto / Colaborador / Getty
Endrick, jogador da seleção brasileira, ora no Estádio Santiago Bernabéu, em 26 de março de 2024, em Madri, Espanha.

Junto com o também atacante Rayan, Endrick, de 19 anos, é o jogador mais jovem a ser convocado para a seleção brasileira, para jogar na Copa do Mundo, em mais de três décadas. Uma história de superação, cuja infância incluiu uma breve passagem por um orfanato, ele ainda não era maior de idade quando marcou um gol pelo Brasil, nas eliminatórias para as Olimpíadas de 2024. Ele e a esposa foram batizados publicamente em 2024, e ele viralizou ao comparar sua fé com a terapia: "Meu psicólogo é Deus".

Neymar (Brasil)

Lenda brasileira que levou o país à sua primeira medalha de ouro olímpica no futebol masculino, e que já figurou entre os atletas mais bem pagos de todos os tempos, Neymar agora tem 34 anos e retorna à seleção brasileira para o que deve ser sua última Copa do Mundo, após anos de ausência devido a lesões. Ele sempre professou sua fé, tendo tornado famosa uma faixa branca que usou na cabeça com a inscrição "100% Jesus", e dizimando parte de seu salário à Igreja Batista Peniel, em São Paulo, onde cresceu. Embora o Santos, seu primeiro clube profissional, supostamente tenha pedido que ele parasse de usar a faixa, Neymar ainda a reserva para ocasiões especiais, enquanto "carrega Jesus no meu coração".

Lucas Paquetá (Brasil)

Em sua segunda participação consecutiva na Copa do Mundo pela seleção brasileira, Paquetá demonstrou repetidamente sua fé, enquanto jogava pelo West Ham United, na Premier League. Certa vez, entrou em campo ao lado de dois de seus filhos, que vestiam camisetas com a inscrição "Glória a Deus", e usou a língua de sinais para declarar Jesus como "o único Senhor e Salvador", após ter marcado um gol. Paquetá também foi batizado em sua própria piscina, pelo companheiro de equipe do Flamengo, Pedro Guilherme, em 2025.

Bukayo Saka (Inglaterra)

Bukayo Saka, da seleção da Inglaterra, comemora no Estádio de Wembley, em 13 de novembro de 2025, em Londres, Inglaterra.Michael Regan / The FA / Colaborador / Getty.
Bukayo Saka, da seleção da Inglaterra, comemora no Estádio de Wembley, em 13 de novembro de 2025, em Londres, Inglaterra.

Apelidado de "Pequeno Chilli" por sua combinação de baixa estatura e energia explosiva, o veterano do Arsenal também é um dos cerca de 10 "Irmãos da Bíblia" [apelido carinhoso dado a um grupo de jogadores cristãos do Arsenal Football Club] em um dos clubes de futebol mais respeitados do mundo. Os irmãos são um grupo dedicado de fiéis que usam estudos bíblicos em hotéis e orações antes das partidas para fortalecer a união da equipe. Saka, de 24 anos, disse que ler as Escrituras toda noite o lembra de que "o plano de Deus é perfeito" e permite que ele entre em campo sem nervosismo para sua segunda Copa do Mundo.

Marc Guéhi (Inglaterra)

O zagueiro de 25 anos da Premier League, que agora brilha no Manchester City, cresceu sob a tutela de profissionais, chamando a atenção de um olheiro do Chelsea aos 6 anos de idade. Ele também cresceu na fé, já que seu pai, John, é pastor de uma igreja no sul de Londres, cidade para onde a família imigrou vinda da África Ocidental. Guéhi arriscou-se a ser processado pela Federação Inglesa de Futebol ao escrever "Eu amo Jesus" e "Jesus te amaem braçadeiras com as cores do arco-íris, que recebeu para usar em apoio a uma campanha de inclusão no Reino Unido.

Eberechi Eze (Inglaterra)

Campeão da Premier League em sua primeira temporada com o Arsenal, na campanha de 2025-26, Eze nasceu na Grande Londres, filho de pais nigerianos, e se tornou um dos principais artilheiros da liga profissional. Sua caminhada com Jesus, no entanto, é "mais importante", e ele tem sido um defensor declarado de sua fé cristã, que influencia visivelmente todos os aspectos de sua vida, desde seus hábitos alimentares até sua maneira de falar.

Felix Nmecha (Alemanha)

Ex-promessa do Manchester City, o meio-campista de 1,90m do Borussia Dortmund afirmou que uma lesão grave, logo no início de sua carreira, foi a "melhor coisa que poderia ter acontecido", pois o aproximou de Deus "como nunca antes". Nmecha também gerou controvérsia, e teve o Dortmund supostamente monitorando suas redes sociais, após ter feito publicações que pareciam criticar o Mês do Orgulho LGBTQIA+ e expressar tristeza pela morte do ativista conservador Charlie Kirk.

Antoine Semenyo (Gana)

Recém-chegado ao Manchester City este ano, Semenyo abandonou por um breve período o futebol, na adolescência, mas agora é uma peça fundamental da seleção de Gana, pela qual também atuou na Copa do Mundo do Catar, em 2022. Representando o país de origem de seus pais, apesar de também ter direito a jogar na Inglaterra e na França, o ponta de 26 anos é frequentemente visto orando antes das partidas — às vezes acompanhado de um pastor — e atribui à fé o fato de ser "um leão" nos jogos: "Deus é minha inspiração. [Ele] é a única pessoa a quem temo."

Cody Gakpo (Holanda)

Um dos principais atacantes do Liverpool, Gakpo mostrou uma camisa com a inscrição "Eu pertenço a Jesus", após marcar um gol no jogo que garantiu o título para o clube, na temporada 2024-25. Foi uma homenagem a Kaká, o ex-astro brasileiro que mostrou a mesma camisa pela primeira vez, após a vitória na Copa do Mundo de 2002, no Japão. Gakpo considera seu cristianismo um "estilo de vida" e lidera estudos bíblicos para a seleção de seu país.

Christian Pulisic (Estados Unidos)

Apelidado de "Capitão América", ​Pulisic, que ​é o rosto contemporâneo do futebol americano, já figura entre os cinco maiores artilheiros da história do país, aos 27 anos. Ele certa vez declarou: "Nada pode me parar", pois confia em Deus para sua força, e descreveu seu colar com um crucifixo como um de seus bens mais preciosos. Este ano, ele destacou seu estudo da Epístola aos Efésios, chamando a atenção para o fato de que a salvação não é conquistada, mas sim um dom de Deus.

Fonte: Christianity Today


Por Cody Benjamin

Número de igrejas evangélicas dobra em uma década e chega a 4.800 na Espanha



Crescimento evangélico ganha força na Espanha, impulsionado por imigrantes e por ações evangelísticas, como o Festival Esperança.


A Espanha vive um crescimento visível do movimento evangélico, impulsionado principalmente pela chegada de imigrantes latino‑americanos e pela maior presença pública de grandes eventos.

O avanço, que já vinha se consolidando ao longo da última década, ganhou novo destaque com a realização do Festival da Esperança em Madri.

Milhares de pessoas cantaram, ergueram as mãos e acompanharam o evento realizado nos dias 30 e 31 de maio no Palácio Vistalegre, dirigido pelo evangelista Franklin Graham, presidente da Associação Evangelística Billy Graham.

A Espanha precisa de esperança, e essa esperança encontra-se em Jesus Cristo”, afirmou Graham perante o público.

Quase 4.800 igrejas

Segundo a Euronews, a Espanha registrou 4.763 templos evangélicos em 2025, quase o dobro do número existente em 2011.

A Catalunha concentra atualmente 1.010 igrejas evangélicas, seguida da capital, Madri, com 855, da Andaluzia com 744 e da Comunidade Valenciana com 510.

O crescimento tem sido especialmente visível na região de Madri. Dados do Observatório indicam que o número de igrejas evangélicas passou de cerca de 662 para 855 em apenas uma década, mostrando a força da expansão no principal centro urbano do país.

O que durante décadas esteve associado a pequenas congregações de bairro hoje é capaz de lotar alguns dos maiores espaços da Espanha.

Aumento de templos

Embora a Igreja Católica siga amplamente majoritária, com 22.922 locais de culto registrados, as igrejas evangélicas já representam mais da metade de todos os centros religiosos pertencentes a confissões não católicas.

Organizações evangélicas estimam que a comunidade no país reúna cerca de 1,5 milhão de pessoas, embora não existam estatísticas oficiais precisas sobre o número de fiéis.

O avanço não aparece apenas no aumento de templos.

Segundo várias organizações evangélicas, a presença das igrejas também cresceu em universidades, associações de moradores, meios de comunicação, eventos públicos e redes sociais – um salto de visibilidade muito maior do que o observado há apenas duas décadas.

O Festival Esperança, liderado por Franklin Graham em Madri, reuniu milhares de pessoas em meio ao crescimento evangélico na Espanha. (Foto: Franklin_Graham/X)

Eventos públicos

O festival liderado por Graham reuniu quase 19 mil pessoas e mobilizou 840 igrejas de diferentes regiões. Cerca de 9.800 pessoas participaram ainda em atividades de formação e evangelização realizadas nos meses anteriores.

A preparação incluiu meses ainda a formação de voluntários, evidenciando a capacidade organizativa e o alcance do movimento.

O evento não foi isolado. Semanas antes, outro o The Change Madrid havia reunido 35 mil pessoas, reforçando a presença crescente dos evangélicos no espaço público espanhol.

Recentemente, outro evento público em ruas de diversas cidades espanholas também mobilizou os evangélicos.

Milhares de pessoas participaram de 45 encontros de oração em locais públicos e templo de diferentes cidades.

A iniciativa España Oramos por Ti realizou um dia nacional de oração que mobilizou o país. Segundo os organizadores, 45 encontros simultâneos ocorreram em diversas cidades da Espanha, configurando uma das maiores mobilizações de oração dos evangélicos espanhóis nos últimos anos.

Latino-americanos

Por trás dessa expansão aparece, de forma recorrente, o mesmo fator: a imigração latino‑americana.

Dados recentes do Instituto Nacional de Estatística (INE) mostram que a Espanha continua registrando máximos históricos de população, impulsionados sobretudo pela chegada de residentes nascidos no exterior.

Entre as nacionalidades que mais cresceram nos últimos anos figuram a colombiana e a venezuelana.

Muitos vêm de países onde as igrejas evangélicas têm uma presença muito mais ampla do que na Europa.

Colômbia, Venezuela, Honduras, Guatemala, Brasil e República Dominicana registraram, durante décadas, um forte crescimento das igrejas evangélicas e pentecostais.

Para muitos imigrantes, especialmente latino‑americanos, as igrejas funcionam como rede de apoio social, oferecendo acolhimento, comunidade e assistência prática, além da dimensão espiritual.

Essa combinação tem contribuído para a expansão contínua do movimento e para a multiplicação de templos em todo o país.

Fonte: Guiame

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...