sexta-feira, 4 de maio de 2007

Cuidado com a mistura

Mistura


Em todos os tempos, a mistura no meio do povo de Deus trouxe problemas como: insatisfações, murmurações, contendas e divisões, no entanto, à luz da própria Palavra de Deus, nem sempre é possível extirpá-la por antecipação. Temos que estar atentos para não nos envolver e pagar o alto preço final, quase sempre trágico, daqueles que se deixam contaminar.

A parábola do trigo e do joio

Propôs-lhes outra parábola, dizendo: O Reino dos céus é semelhante ao homem que semeia boa semente no seu campo; mas, dormindo os homens, veio o seu inimigo, e semeou o joio no meio do trigo, e retirou-se. E, quando a erva cresceu e frutificou, apareceu também o joio. E os servos do pai de família, indo ter com ele, disseram-lhe: Senhor, não semeaste tu no teu campo boa semente? Por que tem, então, joio? E ele lhes disse: Um inimigo é quem fez isso. E os servos lhe disseram: Queres, pois, que vamos arrancá-lo? Porém ele lhes disse: Não; para que, ao colher o joio, não arranqueis também o trigo com ele. Deixai crescer ambos juntos até à ceifa; e, por ocasião da ceifa, direi aos ceifeiros: colhei primeiro o joio e atai-o em molhos para o queimar; mas o trigo ajuntai-o no meu celeiro. Mateus 13:24-30


Explicação da parábola do joio

Então, tendo despedido a multidão, foi Jesus para casa. E chegaram ao pé dele os seus discípulos, dizendo: Explica-nos a parábola do joio do campo. E ele, respondendo, disse-lhes: O que semeia a boa semente é o Filho do Homem, o campo é o mundo, a boa semente são os filhos do Reino, e o joio são os filhos do Maligno. O inimigo que o semeou é o diabo; e a ceifa é o fim do mundo; e os ceifeiros são os anjos. Assim como o joio é colhido e queimado no fogo, assim será na consumação deste mundo. Mandará o Filho do Homem os seus anjos, e eles colherão do seu Reino tudo o que causa escândalo e os que cometem iniqüidade. E lançá-los-ão na fornalha de fogo; ali, haverá pranto e ranger de dentes. 43Então, os justos resplandecerão como o sol, no Reino de seu Pai. Quem tem ouvidos para ouvir, que ouça. Mateus 13:36-42


Vejamos que o Senhor Jesus advertiu: Quem semeou o joio no meio do trigo fôra o inimigo.
Ora, os trabalhadores dormiram e aí foi o grande erro.
O adversário não dorme e está atento para justamente na hora do nosso descuido fazer o seu estrago. Os trabalhadores jamais poderiam ter dormido em serviço. Na vida secular isto é falta grave, passiva de repreensão verbal, por escrito e finalmente em caso de reincidência, demissão por justa causa. Obreiros são atalaias e não podem dormir em serviço. Depois que a semente do joio foi lançada, é necessário todo cuidado e prudência para, no afã de arrancarmos o joio não venhamos estragar o trigo.
Nessas horas precisamos pedir a Deus discernimento espiritual para lidarmos com questões dessa natureza.
Jamais deveremos agir com precipitações, uma vez que, além de revelar imaturidade ministerial, poderemos ainda criar situações indesejáveis. Em momentos assim, normalmente muitos crentes sérios se perdem ou vão congregar em outros rebanhos. Paciência e firmeza são ingredientes fundamentais na vida ministerial que podem salvar a congregação de muita confusão.

A mistura no meio do povo, desde a antiguidade trouxe sérios prejuízos ao povo de Deus, senão vejamos:

As murmurações dos israelitas
E aconteceu que, queixando-se o povo, era mal aos ouvidos do Senhor; porque o Senhor ouviu-o, e a sua ira se acendeu, e o fogo do Senhor ardeu entre eles e consumiu os que estavam na última parte do arraial. Então, o povo clamou a Moisés, e Moisés orou ao Senhor, e o fogo se apagou. Pelo que chamou aquele lugar Taberá, porquanto o fogo do Senhor se acendera entre eles. E o vulgo, (vulgar, estrangeiro, populacho, ralé. O grifo é meu) que estava no meio deles, veio a ter grande desejo; pelo que os filhos de Israel tornaram a chorar e disseram: Quem nos dará carne a comer? Lembramo-nos dos peixes que, no Egito, comíamos de graça; e dos pepinos, e dos melões, e dos porros, e das cebolas, e dos alhos. Mas agora a nossa alma se seca; coisa nenhuma há senão este maná diante dos nossos olhos. E era o maná como semente de coentro, e a sua cor como a cor de bdélio. 8Espalhava-se o povo, e o colhia, e em moinhos o moia, ou num gral o pisava, e em panelas o cozia, e dele fazia bolos; e o seu sabor era como o sabor de azeite fresco. E, quando o orvalho descia, de noite, sobre o arraial, o maná descia sobre ele.
Então, Moisés ouviu chorar o povo pelas suas famílias, cada qual à porta da sua tenda; e a ira do Senhor grandemente se acendeu, e pareceu mal aos olhos de Moisés
. Números 11

Analisemos que no texto em referência, toda a confusão começou por causa da mistura, ou seja, do vulgo, dos estrangeiros infiltrados no meio do povo de Deus, do populacho, da ralé, ou como diríamos num tom popularesco: da gentalha, ou seja, gente sem compromisso, que não tem nada a perder. Alguns não sabem nem porque estão no meio do povo de Deus. São os verdadeiros “Maria vai com as outras”, porém, são pessoas perigosas que se colocam na posição de formadores de opinião, quando deveriam estar caladas e não estragando o rebanho e enganando se possível for até o escolhidos de Deus. O vulgo é que achou ruim a situação e por indução levou os israelitas ao choro e à murmuração.
No caso em tela, a mistura se tratava de egípcios que acompanharam os israelitas na grande movimentação de saída para a terra prometida.
Notem bem: Se deixaram seu povo e sua própria pátria para acompanhar o movimento de um povo estrangeiro, sem dúvida alguma, eram pessoas sem raízes e vulneráveis, as quais não tinham nada a perder.
Vejamos que crentes e até obreiros que deixaram suas igrejas originais ou lá arrumaram confusões, deixando tudo para trás, dificilmente respeitarão qualquer líder ou terão cuidados em qualquer outro rebanho, pois quem não respeitou sua própria casa, não terá respeito por mais ninguém.
Judas e Pedro Pregaram sobre a mistura em nosso meio
Ai deles! Porque entraram pelo caminho de Caim, e foram levados pelo engano do prêmio de Balaão, e pereceram na contradição de Corá. Estes são manchas em vossas festas de caridade, banqueteando-se convosco e apascentando-se a si mesmos sem temor; são nuvens sem água, levadas pelos ventos de uma para outra parte; são como árvores murchas, infrutíferas, duas vezes mortas, desarraigadas; ondas impetuosas do mar, que escumam as suas mesmas abominações, estrelas errantes, para os quais está eternamente reservada a negrura das trevas.

Ainda que estejam em nosso meio, banqueteando-se conosco, tenham aparência de piedade, cara de obreiro e tudo mais, na realidade estão sempre defendendo seus próprios interesses, seu próprio ventre, seu próprio bem estar, não se importando com os objetivos da obra do Senhor, e quase sempre são pessoas impacientes em aguardar o seu tempo e o cumprimento das promessas de Deus em suas vidas. Reclamam de tudo, murmuram de todos, nada satisfaz os seus insaciáveis desejos, nunca vêem o lado bom das coisas, buscam e conhecem pontualmente os defeitos de tudo e de todos. Teem dificuldades para obedecer e normalmente tentam arregimentar outros para o seu descontentamento, o que aconteceu no relato de Números 11, fazendo assim acender a ira do Senhor e trazendo constrangimentos a Moisés. Quantos líderes hoje não sofrem perseguições e até desistem do ministério por causa dessa mistura.

Não haverá chance para a mistura
E ele satisfez-lhes o desejo, mas fez definhar a sua alma. Salmos 106:15

Deus não se deixa enganar, a menos que se arrependam e mudem de atitude, o fim deles será trágico. O Salmo 106:15 deixa bem claro, que o Senhor, em cumprimento à sua própria palavra, e às orações de Moisés, satisfez-lhes o desejo, mas fez definhar-lhes a alma. Morreram quando ainda estavam mastigando as carnes entre os dentes.

QUE DEUS TENHA MISERICÓRDIA DE NÓS!

Um comentário:

  1. Parabéns por mais esta palavra de esclarecimento, à luz da palavra de DEUS.
    Quantas vezes o joio tem sufocado
    no nosso meio
    Que DEUS continue lhe dando graça e sabedoria, para o sr. continuar nos trazendo estes esclarecimentos.
    Que DEUS nos guarde a todos.

    ResponderExcluir

Muito obrigado pelo seu comentário!
Sua participação dá solidez a esta proposta, no entanto preste atenção:

É EXPRESSAMENTE PROIBIDA A POSTAGEM DE COMENTÁRIOS DISCRIMINATÓRIOS, RACISTAS, QUE OFENDAM A IMAGEM OU A MORAL OU DESRESPEITEM A LEGISLAÇÃO EM VIGOR.

INFORMAMOS QUE O IP DE TODOS AQUELES QUE NÃO RESPEITAREM AS REGRAS DESTE BLOG, ESTÃO DISPONÍVEIS ATRAVÉS DOS SITES DE ESTATÍSTICAS, E SERÃO FORNECIDOS À JUSTIÇA, CASO SEJAM REQUISITADOS POR AUTORIDADE LEGAL.

Pastor Carlos Roberto Silva
Point Rhema

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...