terça-feira, 12 de junho de 2007

A HIPOCRISIA MATA

Do Dicionário Aurélio:
Hipocrisia[Do gr. Hypokrisía.] Substantivo feminino. 1.Afetação duma virtude, dum sentimento louvável que não se tem. 2.Impostura, fingimento, simulação, falsidade. 3.Falsa devoção.

Vivemos dias, nos quais a HIPOCRISIA tem causado efeitos danosos à humanidade, mais do que em qualquer outra era.
É bem verdade que, de acordo com as Sagradas Escrituras, desde que entendemos o homem formado em sociedade, o tal vírus corroe.
É lógico que, tudo que é fruto do pecado, em primeira instância, já é desgastante, corrosivo, maléfico, diabólico e venenoso, e, como não poderia ser diferente, ao final se instala a tragédia fatal, pois “O Salário do pecado é a morte”. Romanos 6:23
Muitos imaginam que a morte só acontece literalmente, como o foi no caso de Ananias e Safira na Igreja primitiva.
Erroneamente imaginam ainda, que o referido casal tornou-se símbolo daqueles que enganam Deus e a Igreja, exclusivamente quanto ao valor do dízimo e outras contribuições.
Na verdade foi a HIPOCRISIA (filha híbrida da aparência com a mentira), aceita socialmente pela humanidade, quem levou Ananias à Safira à desgraça fatal. Percebendo o aparente louro social auferido por José cognominado Barnabé, diante da Igreja, ao vender sua propriedade e depositar o respectivo dinheiro diante dos apóstolos, quiseram ser credores do mesmo “status espiritual”, se é que existe isso. Atos 4 e 5.
O problema é que, espiritualmente o coração do casal era diferente do coração de José. Ananias e Safira não tinham depósito de fé suficiente para serem credores daquele “status” que almejavam. Eram vazios, rasos na fé, cabeças de “socialite”, (faziam de tudo apenas para aparecer, coisa de “papagaio de pirata”). Morreram fulminados diante da Glória de Deus manifestada através da vida do Apóstolo Pedro, simplesmente porque mentiram, usando a máscara da HIPOCRISIA. Foram hipócritas ao dizerem que estavam dando tudo como fizera José no dia anterior, quando na realidade tinham retido uma parte para si. Se o patrimônio era deles, não precisavam mentir, era só dizerem ao apóstolo que estavam dando parte do dinheiro auferido com a venda da propriedade. Agiram com hipocrisia para não admitirem que eram menos crentes ou tinham menos fé do que José.
Ninguém quer ser menor ou ficar por baixo em qualquer comparação social, nem na Igreja, nem nas coisas de caráter espiritual. Vejamos que esse mal é muito velho, já se manifestara desde os tempos de Abel e Caim.
É exatamente aí que começa o problema da HIPOCRISIA, quando o ser humano quer ser o que não é, quer ter o que não pode ter. Se for necessário, utiliza-se de meios hipócritas, ou seja, duvidosos, mentirosos, levianos e torpes, tudo no afã de saciar sua própria ganância de poder, status social e até de falsa espiritualidade.
Satanás, nosso inimigo, maior conhecedor da matéria, justamente por ter sido o autor do projeto de lei e também executor primaz dessa miserável atitude, investe tudo que pode para que os homens mordam sua isca infectada pelo vírus da HIPOCRISIA.
A HIPOCRISIA é como uma fantasia, esconde a realidade e faz a mentira tornar-se aceitável, por isto mesmo engana a muitos. Os enganados se conformam e os enganadores por fim passam a acreditar na própria HIPOCRISIA, até porque para eles, a atitude passa a ser um produto de primeira necessidade.
O ser humano tem a tendência de passar a ser dependente de tudo aquilo que engana e ameniza sua dor, como por exemplo, qualquer medicamento analgésico que dê a sensação de cura momentânea, ainda que saibamos que não cura, tornamo-nos dependentes dele.
A HIPOCRISIA, no entanto, é muito pior ainda, pois age como uma droga química, tipo cocaína, craque ou heroína, porém, na esfera do espírito e da alma, corroendo princípios morais, éticos e o caráter.
Inicialmente o expediente é utilizado apenas para se sair de uma situação, depois outra e mais outra e por fim dependência total.
Muitos estão tão atolados na HIPOCRISIA, que a falta dela lhes trariam muitas crises sentimentais, financeiras e até existenciais.
O pior é que o maldito vírus está encubado em praticamente todos os lugares. Onde houver um ser humano obcecado por poder, dinheiro, fama, glamour ou qualquer outro tipo de status, o ambiente e temperatura são propícios para sua manifestação e proliferação.
Ultimamente dois pólos da sociedade tem sido alvo de escândalos provenientes da HIPOCRISIA: o Poder Público e a Igreja.
Vejamos que, aqueles aos quais já consideramos como escória da sociedade, não precisam se utilizar desse meio, porque todos já sabem quem são, como agem e a que se propõe. Bandidos, ladrões e prostitutas são o que são, não precisam de máscara e fantasia, e nem precisam esconder isso.
O vírus da HIPOCRISIA se instala justamente naqueles que querem camuflar os piores sentimentos, de tal maneira que enganem seus interlocutores com uma “pseudo” transparência. Essa “transparência” então ganha aparência de honestidade e trabalho através de cargos eletivos e comissionados nas diversas esferas do Poder Público, e pasmem, infelizmente na própria Igreja, um lugar que por dever de ofício e vocação divina, deveria provocar calafrios em quem pelo menos pensasse em utilizá-la com fins escusos, mas não, muito pelo contrário. Aliás, quando falamos "hoje em dia", é praticamente por força de expressão, porque na realidade a HIPOCRISIA sempre existiu, principalmente entre governantes e religiosos.
Jesus foi conselheiro e compassivo com a mulher pecadora arrependida, porém foi implacável em combater os escribas e fariseus.
Estes são os que se apresentam com a maior cara de pau. A vontade que temos é de gritar como um outro recentemente fazia campanha política: “PEROBA NELES”. Tudo fica na base do faz de conta, que Deus está se agradando. É como se o fim justificasse os meios.
A Igreja, não a de Cristo, mas a institucional, perdeu sua AUTORIDADE PROFÉTICA por causa da hipocrisia interna, o Poder Público por sua vez perdeu a AUTORIDADE MORAL para agir, pois está desacreditado.
Na verdade, alguns lampejos de justiça e corrida atrás das bruxas, são meras ameaças e ajustes entre as partes envolvidas, principalmente quando os detentores do poder estão sendo ameaçados politicamente.
Tão logo, em algum lugar incerto e não conhecido pelas massas haja um devido acerto, “tudo volta a ser como antes no país de Abrantes”. Levanta-se então outro escândalo, para que se esqueçam daquele que já cumpriu os efeitos desejados.
Ficamos nesse caso, à mercê de alguns poucos arautos da verdade e da Justiça.
Na vida pública uma boa parte adotou equivocadamente a tese do "É dando que se recebe", eu disse equivocadamente porque essa frase pertence à conhecida "Oração pela Paz" atribuída a São Francico de Assis, que na verdade não se refere a valores pecuniários, mas espirituais, ou até mesmo na Igreja, onde muitos, completamente envolvidos com a chamada Teologia da Prosperidade, esqueceram-se que o Reino de Deus não é comida nem bebida, mas Justiça, e Paz, e Alegria no Espírito Santo. Romanos 14:17
A verdade é que agora a debandada é praticamente geral.
São vereadores, secretários, prefeitos, deputados, ministros, pastores, apóstolos e rabinos.
A Bíblia diz: Não erreis, Deus não se deixa escarnecer, porque tudo que o homem semear, isso também ceifará. Gálatas 6:7
Quando Deus decide, usa secretária, oficeboy, jardineiro, caseiro, prostituta, segurança, câmara escondida, paparazzi, jornalista e até um cisco se for preciso para colocar a sujeira para fora.
Para justificar o título do meu artigo, volto a Ananias e Safira, os quais morreram literalmente. Hoje na dispensação da Graça, me parece que Deus está aplicando penalidades muito mais severas ainda.
A princípio, parece que Ele não está vendo nada, tal é o seu silêncio.
Na verdade não há mais nada que falar, pois tudo que poderia falar já está dito e escrito na Sua Palavra, no entanto, as mortes continuam acontecendo: dos sonhos frustrados, de carreiras profissionais abruptamente interrompidas, de carreiras políticas de sucesso que faliram, de credibilidade, de caráter, de moral e de ministérios bem sucedidos quen caíram em descrédito.
Para muitos, se morressem como Ananias e Safira, seria muito mais vantajoso e bem menos doloroso.
Pior do que morrer fulminado, é sangrar dia a dia nos telejornais, nas páginas dos periódicos, nos comentários sarcásticos de jornalistas, nos balcões de botequim, nos restaurantes chiques ou populares e nas cantinas das igrejas, e isso na frente de familiares, superiores, subordinados, amigos, vizinhos, parentes e irmãos de fé.
Alguns até insistem em se defender, como o caso do atual Presidente do Senado Renan Calheiros, mas que, até prova em contrário, está sangrando ante o peso das contradições. Ah se o senador pudesse voltar o calendário, com certeza não teria sido hipócrita com sua mulher no dia em que a traiu com a hoje conhecida jornalista. Apóstolos tendo que assumir que mentiram diante da justiça para amenizar a pena e Rabino admitindo que roubou gravatas sob o efeito de medicamentos.
A Bíblia diz que "Um abismo chama outro abismo" - Salmos42:7
Que condições terão de ensinar seus rebanhos a partir de agora? Que metodologias pedagógicas apresentarão aos seus fiéis seguidores, se não funcionou com eles mesmos?
Sinto arrepio só de me imaginar na pele deles, tendo que justificar o injustificável. E o pior é que tem gente que ainda acredita, o que aumenta sua responsabilidade e juízo diante de Deus.
Deus não tem interesse que nignuém sofra ou morra a mingua, mas é amor, justiça e também dá o direito de que todos os homens se salvem e venham ao conhecimento da verdade. 1 Timóteo 2:4
Que o Senhor tenha misericórdia deles e de nós.
Escrevo este ensaio com temor e tremor, talvez como uma lição de casa, para que eu mesmo não venha me esquecer daquilo que tenho aprendido na sala de aula da vida: A HIPOCRISIA MATA!
Pelo que, rejeitando toda imundícia e acúmulo de malícia, recebei com mansidão a palavra em vós enxertada, a qual pode salvar a vossa alma.
Tiago 1:21
Soli deo Glória!

3 comentários:

  1. A HIPOCRISIA AINDA MATA LITERALMENTE!

    Poucos anos atrás, durante a reunião em um culto Deus usou o preletor para dizer a um certo irmão que fizesse um concerto com Ele. Por irmão, então desconhecido, não deu valor à solicitação e também muitos dos presentes fizeram pouco caso daquela advertência.

    Depois de uns dez minutos, o preletor encerrou dizendo: "Hoje essa pessoa não sairá desse quadra viva, porque Deus não se deixa zombar!"

    Terminada a reunião um irmão casado, membro da igreja, músico atuante foi atropelado por um caminhão quando atravessava a rua.

    Mais tarde soube-se que era adúltero.

    ResponderExcluir
  2. ERRATA NA POSTAGEM ACIMA:

    Aonde lê-se "concerto", considerar CONSERTO.

    ResponderExcluir
  3. Pastor Carlos
    A Paz do Senhor!!!
    gostei muito de mais este artigo que infelismente relata o mundo que nos cerca tanto no secularismo quanto no meio da igreja (infelismente), mais louvo a Deus pela vida de homens de Deus que sem medo tem combatido a luz da palavra de Deus,toda hipocrisia.
    Que Deus Continue o Abençoando e o nome do Senhor sendo glorificado neste blog!!!

    DEUS SEJA LOUVADO!

    ResponderExcluir

Muito obrigado pelo seu comentário!
Sua participação dá solidez a esta proposta, no entanto preste atenção:

É EXPRESSAMENTE PROIBIDA A POSTAGEM DE COMENTÁRIOS DISCRIMINATÓRIOS, RACISTAS, QUE OFENDAM A IMAGEM OU A MORAL OU DESRESPEITEM A LEGISLAÇÃO EM VIGOR.

INFORMAMOS QUE O IP DE TODOS AQUELES QUE NÃO RESPEITAREM AS REGRAS DESTE BLOG, ESTÃO DISPONÍVEIS ATRAVÉS DOS SITES DE ESTATÍSTICAS, E SERÃO FORNECIDOS À JUSTIÇA, CASO SEJAM REQUISITADOS POR AUTORIDADE LEGAL.

Pastor Carlos Roberto Silva
Point Rhema

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...