sexta-feira, 29 de junho de 2007

É PECADO CONSULTAR HORÓSCOPO?


Este é um tema polêmico mesmo dentro da Igreja, principalmente por parte daqueles que mesmo crentes, não consultam a Palavra de Deus e ficam por conta do que os outros acham.
Para desmistificar as dúvidas, primeiro vejamos o que diz o Dicionário da Língua Portuguesa sobre os termos ligados a essa prática:
Astrologia
Estudo e/ou conhecimento da influência dos astros, especialmente de signos, no destino e no comportamento dos homens, uranoscopia.
1 - Astrologia judiciária - Ramo do conhecimento que se ocupa do estudo das relações entre os fenômenos celestes e o destino dos indivíduos.
2 - Astrologia natural - Ramo do conhecimento que se ocupa da previsão dos fenômenos naturais (eclipse, etc.).
Horóscopo
1 - Prognóstico acerca da vida de uma pessoa, tirado, segundo pretendem os astrólogos, da situação dos astros na hora do nascimento dessa pessoa
2 - Predição, por mera conjetura, acerca de uma pessoa ou coisa. [F. paral.: horoscópio. Cf. horóscopo, do v. horoscopar.]
Zodíaco
Faixa, na esfera celeste, de 16° de largura e 8° de cada lado da eclíptica, e dividida em doze seções de 30° de extensão, habitualmente designadas por signos, alguns dos quais não correspondem às constelações designadas pelas convenções da astronomia.
Signo
1 - Sinal, símbolo
2 - Cada uma das 12 constelações que se localizam na faixa do Zodíaco (q. v.), a saber: Áries, Touro, Gêmeos, Câncer, Leão, Virgem, Libra, Escorpião, Sagitário, Capricórnio, Aquário,Peixes.
3 - Cada uma dessas constelações, as quais, acredita-se, influenciam o destino e o caráter daqueles que nascem em cada período do ano correspondente a um signo (2):
Prognosticar
1.Fazer o prognóstico de; predizer, pressagiar, profetizar, conjeturar:
2.Deixar entrever com antecipação, anunciar, prenunciar.
Gnosticismo
1.Hist. Filos. Ecletismo filosófico-religioso surgido nos primeiros séculos da nossa era e diversificado em numerosas seitas, e que visava a conciliar todas as religiões e a explicar-lhes o sentido mais profundo por meio da gnose. [São dogmas do gnosticismo: a emanação, a queda, a redenção e a mediação, exercida por inúmeras potências celestes, entre a divindade e os homens. Relaciona-se o gnosticismo com a cabala, o neoplatonismo e as religiões orientais.] [Cf. gnose (2).]
Considerações à luz da Bíblia Sagrada
Ainda que a astrologia seja considerada por muitos como uma ciência, fica muito claro que se trata de adivinhação do futuro, através de consulta ao posicionamento dos astros, e ao que a Bíblia menciona em diversos textos como exército dos céus.

A Bíblia Sagrada é nossa regra de fé e prática, portanto, do ponto de vista espiritual nossa Carta Magna, ou seja, nossa constituição maior. Quem aceita a Cristo como salvador, é porque crê na Sua Palavra, inspirada pelo Espírito Santo e descrita na Bíblia Sagrada.
Ora, a Bíblia diz em Gênesis 1.1 - "No princípio, criou Deus os céus e a terra".
Deus foi quem criou os céus e a terra e tudo o que neles há.

É n'Ele que cremos, temos comunhão e podemos pedir-lhe qualquer coisa em nome do seu filho Jesus Cristo, portanto, qual a necessidade de consultarmos qualquer uma de suas obras a respeito do nosso futuro?

Desde o antigo testamento, Deus sempre se mostrou implacável quanto à condenação daqueles que assim agem, senão vejamos:
Isaías 47:13-14
"Já estás cansada com a multidão das tuas consultas! Levantem-se pois, agora os que dissecam os céus e fitam os astros, os que em cada lua nova te predizem o que há de vir sobre ti. Eis que serão como restolho, o fogo os queimará; não poderão livrar-se do poder das chamas; nenhuma brasa restará para se aquentarem, nem fogo para que diante dele se assentem."
Deuteronômio 4.19:
"E não levantes os teus olhos aos céus e vejas o sol, e a lua, e as estrelas, todo o exército dos céus, e sejas impelido a que te inclines perante eles, e sirvas àqueles que o SENHOR, teu Deus, repartiu a todos os povos debaixo de todos os céus".

No livro de Deuteronômio 17.1-5, a prática está associada à idolatria, ou seja, sujeita aos mesmos castigos e penalidades.

Analisemos o texto:

O castigo da idolatria - "Não sacrificarás ao SENHOR, teu Deus, boi ou gado miúdo em que haja defeito ou alguma coisa má, pois abominação é ao SENHOR, teu Deus. Quando no meio de ti, em alguma das tuas portas que te dá o SENHOR, teu Deus, se achar algum homem ou mulher que fizer mal aos olhos do SENHOR, teu Deus, traspassando o seu concerto, que for, e servir a outros deuses, e se encurvar a eles, ou ao sol, ou à lua, ou a todo o exército do céu, o que eu não ordenei; e te for denunciado, e o ouvires; então, bem o inquirirás; e eis que, sendo verdade e certo que se fez tal abominação em Israel, então, levarás o homem ou a mulher que fez este malefício às tuas portas, sim, o tal homem ou mulher, e os apedrejarás com pedras, até que morram". (o grifo é meu)

Vejamos que Deus diz claramente: “o que eu não ordenei”.

Nessa frase, Deus claramente coloca um limite nessa questão, incluindo como abominação a prática de se inclinar aos astros, ou seja, quem consulta, dobra-se, dá ouvidos e segue.

O Senhor não dá a ninguém a sua glória.

Não interessa se a coisa é ciência ou não, se funciona ou não, se dá certo ou não.

Deus não quer seus servos envolvidos com isso.

Muitos irmãos, por desconhecerem as Escrituras Sagradas e ao perceberem que há farta literatura a respeito, passam a acreditar que é uma ciência, envolvem-se nessas práticas e ao verem resultados positivos, começam a achar que não há pecado, que a coisa não é bem assim.
Tudo aquilo que o Senhor não aprova para o seu povo, segundo a Sua Palavra, É PECADO, e se houver insistência, haverá manifestação da ira de Deus.
Vejamos como Deus manifestou sua indignação através do Profeta Ezequiel no capítulo 18:16-17:

"E levou-me para o átrio interior da Casa do SENHOR, e eis que estavam à entrada do templo do SENHOR, entre o pórtico e o altar, cerca de vinte e cinco homens, de costas para o templo do SENHOR e com o rosto para o oriente; e eles adoravam o sol, virados para o oriente. Então, me disse: Viste, filho do homem? Há coisa mais leviana para a casa de Judá do que essas abominações, que fazem aqui? Havendo enchido a terra de violência, tornam a irritar-me; e ei-los a chegar o ramo ao seu nariz".

Qualquer prática que envolva previsão do futuro, sob quaisquer aspectos ou meios, está determinantemente condenada pela Palavra de Deus, e classificada como abominação ao Senhor:
Deuteronômio 18.9-14:
As abominações das nações são proibidas
"Quando entrares na terra que o SENHOR, teu Deus, te der, não aprenderás a fazer conforme as abominações daquelas nações. Entre ti se não achará quem faça passar pelo fogo o seu filho ou a sua filha, nem adivinhador, nem prognosticador, nem agoureiro, nem feiticeiro, nem encantador de encantamentos, nem quem consulte um espírito adivinhante, nem mágico, nem quem consulte os mortos, pois todo aquele que faz tal coisa é abominação ao SENHOR; e por estas abominações o SENHOR, teu Deus, as lança fora de diante de ti. Perfeito serás, como o SENHOR, teu Deus. Porque estas nações, que hás de possuir, ouvem os prognosticadores e os adivinhadores; porém a ti o SENHOR, teu Deus, não permitiu tal coisa". (o grifo é meu)
Fiquemos pois em nosso lugar e consultemos somente ao Senhor em nossas orações, para que estejamos no centro da Sua vontade.
Soli Deo Glória

12 comentários:

  1. Olá Pastor!
    Carlos a Paz do Senhor!!!
    Verdadeiramente se for feito uma lista dos temas mais polêmicos na igreja este seria relacionados pois infelismente há pessoas que acreditão e consultão revistas relacionadas ao assunto e como citado no artigo não examina a palavra de Deus, apesar de este tema não ser muito citado ou ensinado e acredito assim contribuir para tanta dúvida é claro que nós temos como cristão a obrigação e ler a biblia a pesar que muitos que tem que ensinar devem estár aptos a esclarecer certos assuntos como este pois a nova era tá ai crescendo e assim enganando os mais "débeis na fé".
    Tenho certeza que qto mais perto de Deus estamos ficamos mais senciveis
    á qualquer tipo de heresia sendo que quando estamos perto de Deus estamos sempre lendo a plva, orando ,e jejuando.As pessoas mais afetadas são aqueles mais longe de Deus que dentro da igreja sendo "crentes" não oram e nem lêem a plrva de Deus ficam limitados a olhar para um lado só.
    Que o ESPIRITO SANTO continue nos abrindo o entendimento!!!

    Deus continue o abençoando!


    Deus seja louvado!!!!!

    ResponderExcluir
  2. Dileto Pastor Carlos

    Eu tenho um estudo bíblico, elaboradora há cerca de uns três anos atrás, e que comecei a pensar em postá-lo em meu blog, tratando deste tema, ao me deparar com a sua iniciativa neste sentido.

    Mas, quero observar que os astrólogos para fazer suas previsões sempre se basearam em DOZE planetas que giram em torno do sol.... Mas recentemente a Astronomia disse que na órbita solar existem apenas ONZE.

    ResponderExcluir
  3. Olá pessoal!
    Obrigado ao Anderson pelo comentário e ao Elizeu Gomes, uero incentivá-lo a postar seu artigo!
    Minha visão não tem a incumbência de desautorizar a veracidade das previsões do horóscopos.
    Meu entendimento à luz das sagradas escrituras, é de que Deus proíbe os seus servos a confiança ser depositada nessas previsões.
    Existem algumas coisas que são reais, mas que, por desígnios dos mistérios de Deus, estão proibidas para os seus servos.
    Vamos aprofundar o debate!
    Pastor Carlos

    ResponderExcluir
  4. Olá Pastor!
    Confio plena e incondicionalmente na palavra de Deus, e sei que ela é a nossa bússola.
    O meu questionamento não é sobre a questão da consulta diária do horóscopo, ou viver em função disso...o que realmente questiono as vezes é em relação a personalidade das pessoas quanto a dos signos, ou seja, cada pessoa tem um temperamento e na maioria das vezes bate muito com a dos signos... não sei se estou me fazendo entender direito...não tenho nenhuma dúvida em relação à palavra de Deus, qto a consulta desses tipos de coisas.
    Na verdade gostaria de uma explicação mais "científica "sobre isso, só que os sites que falam sobre esse assunto ou são de pessoas místicas ou falam só sobre consultas, adivinhação, falsas heresias, e não é isso que quero saber, aliás, tem muita gente com a mesma dúvida que eu, só que não tem coragem de dizer , por ter medo de ser mal interpretada(o).
    Gostaria se possível de alguma indicação de algum livro sobre o assunto, ou até mesmo pode ser pelo site.
    Fico no aguardo , Deus abençõe a todos. A paz do Senhor Jesus.

    ResponderExcluir
  5. Caros Internautas!
    Para a Glória de Deus, hoje, 29.09.2007, conseguí tirar do meu perfil o que me incomodava e também a alguns visitantes, que era a descrição de signo e zodíaco nas minhas informações.
    A título de colaboração, se alguém tem blog e está com o mesmo problema, é só não digitar a data de nascimento deixando-a em branco.
    Pronto!
    Some tudo!
    Graças a Deus

    ResponderExcluir
  6. não quero polêmica,mas gotaria de debater algo que julgo importante no momento.

    Não consulto e nem consultarei os signos pq sei que nós escrevemos nossos destinos. Deus já nos deu toda sorte de bênçãos e só a Ele toda a Glória e louvor, mas o ponto não é este. Gostaria de pedir a opinião dos irmãos sobre as personalidades. Um exemplo, nasci em janeiro ,"sob o signo de capricórnio". As caracteristicas das pessoas nascidas nesse período segundo o zodíaco, são muitíssimo pareceidas com as minhas. Sei que os irmãos tb concordarão que seus respectivos signos o caracterizem bem, mas longe de mim consultar os astros para saber o que devo ou não fazer ou para qualquer outra coisa. Pq temos personalidades tão distintas? Quem foram os Magos, como souberam do nascimento de Jesus já que não conheciam as escrituras?
    Paz

    ResponderExcluir
  7. Amados irmãos
    Aqui encontrei Paz para falar no assunto, já que em uma comunidade não tive a liberdade que estou tendo pq deletaram meu tópico. Meus questionamentos são os memos do amado "anônimo" , que diz:

    "Confio plena e incondicionalmente na palavra de Deus, e sei que ela é a nossa bússola.
    O meu questionamento não é sobre a questão da consulta diária do horóscopo, ou viver em função disso...o que realmente questiono as vezes é em relação a personalidade das pessoas quanto a dos signos, ou seja, cada pessoa tem um temperamento e na maioria das vezes bate muito com a dos signos"

    Além dessa questão, observamos que os astros exercem grande influência na natureza, como exemplo cito as marés, época de plantio e poda , etc

    Gostaria de saber a opinião dos irmãos acerca dessas coisas

    Paz do Senhor

    ResponderExcluir
  8. Meus irmãos me entristecem o coração com alguns questionamentos óbvios , se eu disser agora que uma senhora chamada maria vai perder o emprego de empregada doméstica semana que vem e que essa senhora tem 3 filhos e seu marido faleceu já algum tempo, chamado joão.Isto seria uma previsão irmãos!Não sejamos ignorantes , até o inimigo faz adivinhações, haverá muitos irmãos ,inclusive pastores que serão enganados pelo anticristo por conta dessas coisas insignificantes!Quanto a uma descrição coincidir com a personalidade de alguém não vou nem me pronunciar.E é claro que a lua e outros astros tem sim influencia sobre algumas coisas naturais, pois se não houvesse o sol nem dia haveria,da mesma forma a lua influencia nas marés , isto é a natureza irmãos , é Deus quem criou , não é MÁGICA .
    Kézio Soares Coimbra,Ortodontista

    ResponderExcluir
  9. Olá! Obrigada por explicar, pois eu estava em dúvidas quanto a isto, eu de vez em quando consultava isso, mas agora vejo que é um pecado mto grave e não quero ser castigada!

    ResponderExcluir
  10. olá,sou a Jéssica
    q Deus continue abençoando ao senhor pastor!!!!te desejo muita paz!!!
    fique com Deus..

    ResponderExcluir
  11. Olá Jéssica,
    A paz do Senhor!

    Sou grato a Deus pela sua honrosa visita e comentário!

    Volte sempre por aqui!

    Faça mais contatos!

    Um grande abraço!

    Pr. Carlos Roberto

    ResponderExcluir
  12. Qualquer prática que envolva previsão do futuro, sob quaisquer aspectos ou meios, está determinantemente condenada pela Palavra de Deus, e classificada como abominação ao Senhor:



    jogue ao inferno joão por ter escrito o apocalipse, ele fala sobre o futuro

    ResponderExcluir

Muito obrigado pelo seu comentário!
Sua participação dá solidez a esta proposta, no entanto preste atenção:

É EXPRESSAMENTE PROIBIDA A POSTAGEM DE COMENTÁRIOS DISCRIMINATÓRIOS, RACISTAS, QUE OFENDAM A IMAGEM OU A MORAL OU DESRESPEITEM A LEGISLAÇÃO EM VIGOR.

INFORMAMOS QUE O IP DE TODOS AQUELES QUE NÃO RESPEITAREM AS REGRAS DESTE BLOG, ESTÃO DISPONÍVEIS ATRAVÉS DOS SITES DE ESTATÍSTICAS, E SERÃO FORNECIDOS À JUSTIÇA, CASO SEJAM REQUISITADOS POR AUTORIDADE LEGAL.

Pastor Carlos Roberto Silva
Point Rhema

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...