segunda-feira, 4 de junho de 2007

RESTAURAÇÃO DE ASAFE - UM MINISTRO REVOLTADO


O Salmo 73 traz a história de ASAFE, um ministro de música na casa de Deus praticamente desviado.

No início do Salmo, ele confessa que Deus era bom para com Isarel, (Verdadeiramente, bom é Deus para com Israel, para com os limpos de coração), porém, quanto a ele mesmo, sentia-se com seus pés à beira do abismo. (Quanto a mim, os meus pés quase que se desviaram; pouco faltou para que escorregassem os meus passos) vs. 1 e 2

A partir do verso 3, ASAFE começa a confessar o que o levou a essa situação de stress espiritual, quase uma REVOLTA:

Ciúme e Inveja da Prosperidade dos ímpios

É um estágio terrivelmente crítico quando chegamos ao ponto de sentir inveja dos ímpios, dos soberbos, daqueles que roubam, daqueles que não sevem a Deus e praticam a iniquidade.

ASAFE chega ao ponto de, em comparando, relatar que na sua visão deturpada pela inveja, vê-los muito mais em situação de estabilidade, riqueza e segurança.

ASAFE chegou ao ponto de arrepender-se de servir ao Senhor. Veja o que ele disse: Na verdade que em vão tenho purificado o meu coração e lavado as minhas mãos na inocência. Pois todo o dia tenho sido afligido e castigado cada manhã. Se eu dissesse: Também falarei assim; eis que ofenderia a geração de teus filhos. vs. 13-15. Esse é o centro da decepção, o pico da revolta e o namoro com a blasfêmia. A situação estava tão complexa, que um servo de Deus com funções importantísimas na casa do Senhor, uma pessoa que tinha outros sob seu comando, ele que deveria agir como exemplo dos fiéis, estava agora praticamente desviado.

Outra afirmação que chama a minha atenção é a declaração de ASAFE no verso 16, quando diz: Quando pensava em compreender isto, fiquei sobremodo perturbado.

Essa é uma situação muito comum. Quando tentamos entender as coisas espirituais intelectualmente, não vemos saída, é como se desse um nó em nossa mente. As coisas de Deus são discernidas espiritualmente e não com a razão. Vejamos o que diz a Bíblia: Ora, o homem natural não compreende as coisas do Espírito de Deus, porque lhe parecem loucura; e não pode entendê-las, porque elas se discernem espiritualmente. Mas o que é espiritual discerne bem tudo, e ele de ninguém é discernido. Porque quem conheceu a mente do Senhor, para que possa instruí-lo? Mas nós temos a mente de Cristo. I Coríntios 2: 14-16.

O divisor de água nesse Salmo está no verso 17, quando ASAFE diz: até que entrei no santuário de Deus; então, entendi eu o fim deles.
O Santuário de Deus representa o lugar da nossa comunhão com ele, onde nos arrependemos, confessamos nossos pecados e lançamos sobre ele toda a nossa ansiedade. É lá que as coisas acontecem, onde se manifesta o sobrenatural e o extraordinário da sua glória. Um reservado sem máscaras nem pirotecnias. Onde não se pode maquiar ou enganar a Deus. É o lugar onde nos despimos de nossas arrogâncias, orgulho e fantasias. Cara a cara, olho no olho. Aí é só maravilhas, como dizia o famoso locutor Fiori Gigliot, "abrem-se as cortinas e começa o espetáculo", porém, o espetáculo da restauração, da renovação espiritual, quando o Espírito Santo coloca em nós o discernimento da parte de Deus.

Vejamos que a partir do versículo 18, tudo mudou para ASAFE. Nos versos 21 e 22 ele chegou numa figura de linguagem a declarar: Assim, o meu coração se azedou, e sinto picadas nos meus rins. Assim, me embruteci e nada sabia; era como animal perante ti. Aqui ASAFE chega a ter vergonha de Deus e sentiu-se como um animal irracional.

O final do Salmo (23-28)é só reconhecimento, agradecimento e louvor senão vejamos:
Todavia, estou de contínuo contigo; tu me seguraste pela mão direita. Guiar-me-ás com o teu conselho e, depois, me receberás em glória. A quem tenho deu no céu senão a ti? E na terra não há quem eu deseje além de ti. A minha carne e o meu coração desfalecem; mas Deus é a fortaleza do meu coração e a minha porção para sempre. Pois eis que os que se alongam de ti perecerão; tu tens destruído todos aqueles que, apostatando, se desviam de ti. Mas, para mim, bom é aproximar-me de Deus; pus a minha confiança no SENHOR Deus, para anunciar todas as tuas obras.

O remédio para toda revolta e decepção é adentrarmos com sinceridade na presença de Deus, nos arrependermos e confessarmos. Não adianta tentar entender os mistérios de Deus com a mente humana, nem desvendá-los com os olhos canais. O segredo é nos prostarmos de corpo e alma diante do seu altar.
SoliDeo Glória!

13 comentários:

Eliseu Antonio Gomes disse...

Pr Carlos Roberto

Acredito que os ímpios não possuem prosperidade, apenas riquezas. Entendo que ser próspero e ser rico não são coisas iguais.

Há muitos milionários sem prosperidade e gente na classe média cheia de prosperidade.

A prosperidade, segundo Eclesiastes 3.12-13, vem de Deus. Ela está definida como uma situação de satisfação plena quando o homem tem a oportunidade em poder manter-se e desfrutar do resultado de seu próprio trabalho com alegria.

Quem trabalha naquilo que gosta, e ao mesmo tempo é remunerado à contento, pode declarar-se próspero!!!

Fique com Deus

Gutierres Siqueira, 18 anos disse...

Asafe representa uma classe atual de cristãos que invejam a prosperidade material dos impios e são presas fácies do materialismo teologico, chamado teologia da prosperidade!
A paz do senhor

Eliseu Antonio Gomes disse...

"Se deixar de lado seu amor pelo dinheiro e jogar fora seu ouro fino ganho desonestamente, então o próprio Deus, o Todo-poderoso, será a sua riqueza, o seu ouro e a sua prata" - Jó 22:24 e 25.

Ciro Sanches Zibordi disse...

Belo estudo, pastor Carlos!

Parabéns pelo blog. Está a cada dia melhor, para a glória do Senhor!

Em Cristo,

Ciro Sanches Zibordi

Faculdade Teológica disse...

Que Deus continue abençoando seu trabalho e nos edificando com seus post Fica Na Paz!!!!
Abs!
Faculdade Teológica

Marco Antônio Pereira disse...

A quem tenho deu no céu senão a ti? E na terra não há quem eu deseje além de ti. A minha carne e o meu coração desfalecem; mas Deus é a fortaleza do meu coração e a minha porção para sempre. Pois eis que os que se alongam de ti perecerão; tu tens destruído todos aqueles que, apostatando, se desviam de ti. Mas, para mim, bom é aproximar-me de Deus; pus a minha confiança no SENHOR Deus, para anunciar todas as tuas obras.

Pr. Carlos Roberto disse...

Caro Marcos Antonio Pereira,
Graça e Paz!

Sempre que leio esse Salmo de Asafe, sou também tocado por Deus.

Grato pela visita!

Um grande abraço!
Seu conservo em Cristo,

Pr. Carlos Roberto

Anônimo disse...

Você só esqueceu do mais improtante:

[Salmo de Asafe] 82
Deus está na congregação dos poderosos; julga no meio dos deuses.
Até quando julgareis injustamente, e aceitareis as pessoas dos ímpios? (Selá.)
Fazei justiça ao pobre e ao órfão; justificai o aflito e o necessitado. Livrai o pobre e o necessitado; tirai-os das mãos dos ímpios.
Eles não conhecem, nem entendem; andam em trevas; todos os fundamentos da terra vacilam.
Eu disse: Vós sois deuses, e todos vós filhos do Altíssimo.
Todavia morrereis como homens, e caireis como qualquer dos príncipes.
Levanta-te, ó Deus, julga a terra, pois tu possuis todas as nações.

Anônimo disse...

routgEu achei ótimo o estudo sobre Asafe, procurei em varios sites curiosidades sobre esse autor de salmos e encontrei somente aqui.
Obrigada.

Pr. Carlos Roberto disse...

Caro amigo comentarista anônimo,

Graça e Paz!

O artigo é sôbre o salmo 73, portanto não houve esquecimento, o 82 já é outro importante salmo!

Grato pela visita e volte sempre!

Pr. Carlos Roberto

Pr. Carlos Roberto disse...

Prezado comentarista anônimo,

Graça e Paz!

Grato pelo incentivo e ore por mim!

Deus te abençoe!

Um grande abraço!

seu conservo,

Pr. Carlos Roberto

longge disse...

Since its founding in 1848 朗朗的钢琴 have become and remained one of the most well-known and well respected watch brands in the world. Omega will again don the official cloak for the Olympics of 2008. The Omega watches were very well received there and Louis Brandt died a wealthy man.小强测试!!!

vagno affonso disse...

Paz do SENHOR amados gostaria muito de saber se asafe escreveu o salmo 73 quando estava afastado do cargo

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...