sexta-feira, 19 de outubro de 2007

MUTUALIDADE CRISTÃ: VANGUARDA EM CONCEITO DE GLOBALIZAÇÃO


O conceito de globalização tem dominado as ações humanas em todos os sentidos nos últimos tempos.

Ninguém pode viver só, sejam cidadãos, empresas ou nações.

Quem ficar isolado estará fora do contexto; seja do ponto de vista social, comercial, financeiro ou sob qualquer outro prisma.

É necessário render-se às parcerias, verdadeiros tratados onde as partes se completam para facilitar a vida, suprindo assim mutuamente suas necessidades.

Quem tem algo além do que é necessário, cede a quem precisa, recebendo em troca o que o outro tem a oferecer.

Olhando a globalização desse prisma, o conceito bíblico de MUTUALIDADE CRISTÃ é vanguarda no assunto.

É necessário que exerçamos entre nós o conceito bíblico de mutualidade.

Muito embora essa palavra não seja encontrada literalmente nas Sagradas Escrituras, os efeitos do seu significado estão refletidos em inúmeras situações.


A propósito, reproduzo aqui o significado de mutualidade de acordo com o dicionário da Língua Portuguesa:

Mutualidade:

Caráter ou estado do que é mútuo ou recíproco; permutação; sistema de solidariedade social ou de serviços mútuos; conjunto de associações de socorros mútuos.




A vida cristã é como uma estrada de duas vias, que facilita o acesso para o relacionamento entre os irmãos.

Quero aqui mencionar alguns princípios à Luz das Sagradas Escrituras, que considero basilares nesse conceito.

1 - AMAI-VOS

Amai-vos cordialmente uns aos outros com amor fraternal, preferindo-vos em honra uns aos outros. Romanos 12: 10

Purificando a vossa alma na obediência à verdade, para caridade fraternal, não fingida, amai-vos ardentemente uns aos outros, com um coração puro; 1ª Pedro 1: 22

Este é o princípio básico do evangelho, o AMOR, uma espécie de CLÁUSULA PÉTREA, ou seja, que jamais poderá ser alterada. O amor deverá ser bilateral, no entanto, se uma das partes falharem, a outra deverá cumprir sua parte ainda que unilateralmente, crendo no princípio bíblico e na justiça de Deus, o autor do conceito.

Qualquer atitude no evangelho que não seja por amor, do ponto de vista espiritual é completamente nula.

2 – EDIFICANDO-VOS

Mas vós, amados, edificando-vos a vós mesmos sobre a vossa santíssima fé, orando no Espírito Santo, Judas 1: 20

Na vida cristã, seja do ponto de vista presencial ou mesmo no mundo virtual, precisamos cumprir esse papel de edificação mútua. Cada um emitindo ou postando sua contribuição e também estando acessível para receber. Nesse caso, vamos então edificando uns aos outros.

3 – CONSOLANDO-VOS

Alegrai-vos com os que se alegram e chorai com os que choram. Romanos 12: 15

Portanto, consolai-vos uns aos outros com estas palavras. 1ª Tessalonicenses 4: 18

Não podemos viver insensíveis à dor do próximo, afinal de contas somos parte do mesmo corpo, o corpo de Cristo.

4 – EXORTAI-VOS

O termo exortar ao longo dos anos tomou conotação diferenciada do seu real significado. Exortar significa incentivar ou animar a se fazer as coisas da maneira correta, inclusive punindo se for necessário.
Mesmo os tratados e parcerias no moderno conceito de globalização, prevêem punições, multas e até rescisões contratuais pelo não cumprimento do que está acordado.

Vejamos o que diz a Bíblia Sagrada, nosso tratado maior:

Ou o que exorta, use esse dom em exortar; o que reparte, faça-o com liberalidade; o que preside, com cuidado; o que exercita misericórdia, com alegria. Romanos 12:8

E enviamos Timóteo, nosso irmão, e ministro de Deus, e nosso cooperador no evangelho de Cristo, para vos confortar e vos exortar acerca da vossa fé; 1 Tessalonicenses 3:2

Antes, exortai-vos uns aos outros todos os dias, durante o tempo que se chama Hoje, para que nenhum de vós se endureça pelo engano do pecado. Hebreus 3: 13.

Como a Bíblia é nossa regra de fé e pratica, quando alguém destoa do que lá está estabelecido, surge a necessidade de exortação. Alguns por não aceitarem, rebelam-se e preferem ficar isolados do corpo, assim como algumas nações preferem os embargos internacionais a renderem-se aos acordos e tratados globais.

Que o Senhor nos conceda sua graça para nos rendermos à mutualidade cristã, naquilo que nos é conveniente, e também no que nos contradiz.

O adágio popular diz: “O que é tratado não é caro”.

Se esse tratado for a Palavra de Deus, então nada mais há que se falar!

Soli Deo Glória

6 comentários:

  1. Pastor Carlos Roberto, Graça e Paz!

    O conceito de Mutualidade é presente em toda a Escritura. Mas no Novo Testamento ele transpassa todo o sentido para a Igreja e seus relacionamentos.Só para ilustrar o que você escreveu tomei por liberdade colocar alguns versículos que tratam do assuntos:

    O ‘UNS AOS OUTROS’ NO NOVO TESTAMENTO

    Ora, se eu, sendo o Senhor e o Mestre, vos lavei os pés, também vós deveis lavar os pés uns dos outros. - (JO 13:14)

    Portanto, és indesculpável, ó homem, quando julgas, quem quer que sejas; porque, no que julgas a outro, a ti mesmo te condenas; pois praticas as próprias coisas que condenas. - (RM 2:1)

    assim também nós, conquanto muitos, somos um só corpo em Cristo e membros uns dos outros, - (RM 12:5)

    Amai-vos cordialmente uns aos outros com amor fraternal, preferindo-vos em honra uns aos outros. - (RM 12:10)

    Alegrai-vos com os que se alegram e chorai com os que choram. - (RM 12:15)

    Tende o mesmo sentimento uns para com os outros; em lugar de serdes orgulhosos, condescendei com o que é humilde; não sejais sábios aos vossos próprios olhos. - (RM 12:16)


    A ninguém fiqueis devendo coisa alguma, exceto o amor com que vos ameis uns aos outros; pois quem ama o próximo tem cumprido a lei. - (RM 13:8)

    Não nos julguemos mais uns aos outros; pelo contrário, tomai o propósito de não pordes tropeço ou escândalo ao vosso irmão. - (RM 14:13)

    Assim, pois, seguimos as coisas da paz e também as da edificação de uns para com os outros. - (RM 14:19)

    Ora, o Deus da paciência e da consolação vos conceda o mesmo sentir de uns para com os outros, segundo Cristo Jesus, - (RM 15:5)

    Portanto, acolhei-vos uns aos outros, como também Cristo nos acolheu para a glória de Deus. - (RM 15:7)

    E certo estou, meus irmãos, sim, eu mesmo, a vosso respeito, de que estais possuídos de bondade, cheios de todo o conhecimento, aptos para vos admoestardes uns aos outros. - (RM 15:14)

    Porque vós, irmãos, fostes chamados à liberdade; porém não useis da liberdade para dar ocasião à carne; sede, antes, servos uns dos outros, pelo amor. - (GL 5:13)

    Se vós, porém, vos mordeis e devorais uns aos outros, vede que não sejais mutuamente destruídos. - (GL 5:15)

    Não nos deixemos possuir de vanglória, provocando uns aos outros, tendo inveja uns dos outros. - (GL 5:26)

    Levai as cargas uns dos outros e, assim, cumprireis a lei de Cristo. - (GL 6:2)

    com toda a humildade e mansidão, com longanimidade, suportando-vos uns aos outros em amor, - (EF 4:2)

    Por isso, deixando a mentira, fale cada um a verdade com o seu próximo, porque somos membros uns dos outros. - (EF 4:25)

    Antes, sede uns para com os outros benignos, compassivos, perdoando-vos uns aos outros, como também Deus, em Cristo, vos perdoou. - (EF 4:32)

    sujeitando-vos uns aos outros no temor de Cristo. - (EF 5:21)

    Nada façais por partidarismo ou vanglória, mas por humildade, considerando cada um os outros superiores a si mesmo. - (FP 2:3)

    Não mintais uns aos outros, uma vez que vos despistes do velho homem com os seus feitos - (CL 3:9)

    Suportai-vos uns aos outros, perdoai-vos mutuamente, caso alguém tenha motivo de queixa contra outrem. Assim como o Senhor vos perdoou, assim também perdoai vós; - (CL 3:13)

    Habite, ricamente, em vós a palavra de Cristo; instruí-vos e aconselhai-vos mutuamente em toda a sabedoria, louvando a Deus, com salmos, e hinos, e cânticos espirituais, com gratidão, em vosso coração. - (CL 3:16)

    Estas coisas, irmãos, apliquei-as figuradamente a mim mesmo e a Apolo, por vossa causa, para que por nosso exemplo aprendais isto: não ultrapasseis o que está escrito; a fim de que ninguém se ensoberbeça a favor de um em detrimento de outro. - (1CO 4:6)

    para que não haja divisão no corpo; pelo contrário, cooperem os membros, com igual cuidado, em favor uns dos outros. - (1CO 12:25)

    Todos os irmãos vos saúdam. Saudai-vos uns aos outros com ósculo santo. - (1CO 16:20)

    Saudai-vos uns aos outros com ósculo santo. Todos os santos vos saúdam. - (2CO 13:12)

    e o Senhor vos faça crescer e aumentar no amor uns para com os outros e para com todos, como também nós para convosco, - (1TS 3:12)

    No tocante ao amor fraternal, não há necessidade de que eu vos escreva, porquanto vós mesmos estais por Deus instruídos que deveis amar-vos uns aos outros; - (1TS 4:9)

    Consolai-vos, pois, uns aos outros com estas palavras. - (1TS 4:18)

    Consolai-vos, pois, uns aos outros e edificai-vos reciprocamente, como também estais fazendo. - (1TS 5:11)

    Irmãos, cumpre-nos dar sempre graças a Deus no tocante a vós outros, como é justo, pois a vossa fé cresce sobremaneira, e o vosso mútuo amor de uns para com os outros vai aumentando, - (2TS 1:3)

    Pois nós também, outrora, éramos néscios, desobedientes, desgarrados, escravos de toda sorte de paixões e prazeres, vivendo em malícia e inveja, odiosos e odiando-nos uns aos outros. - (TT 3:3)

    Consideremo-nos também uns aos outros, para nos estimularmos ao amor e às boas obras. - (HB 10:24)

    Não deixemos de congregar-nos, como é costume de alguns; antes, façamos admoestações e tanto mais quanto vedes que o Dia se aproxima. - (HB 10:25)

    Irmãos, não faleis mal uns dos outros. Aquele que fala mal do irmão ou julga a seu irmão fala mal da lei e julga a lei; ora, se julgas a lei, não és observador da lei, mas juiz. - (TG 4:11)

    Um só é Legislador e Juiz, aquele que pode salvar e fazer perecer; tu, porém, quem és, que julgas o próximo? - (TG 4:12)

    Irmãos, não vos queixeis uns dos outros, para não serdes julgados. Eis que o juiz está às portas. - (TG 5:9)

    Confessai, pois, os vossos pecados uns aos outros e orai uns pelos outros, para serdes curados. Muito pode, por sua eficácia, a súplica do justo. - (TG 5:16)

    Tendo purificado a vossa alma, pela vossa obediência à verdade, tendo em vista o amor fraternal não fingido, amai-vos, de coração, uns aos outros ardentemente, - (1PE 1:22)

    Finalmente, sede todos de igual ânimo, compadecidos, fraternalmente amigos, misericordiosos, humildes, - (1PE 3:8)

    Sede, mutuamente, hospitaleiros, sem murmuração. - (1PE 4:9)

    Servi uns aos outros, cada um conforme o dom que recebeu, como bons despenseiros da multiforme graça de Deus. - (1PE 4:10)

    Rogo igualmente aos jovens: sede submissos aos que são mais velhos; outrossim, no trato de uns com os outros, cingi-vos todos de humildade, porque Deus resiste aos soberbos, contudo, aos humildes concede a sua graça. - (1PE 5:5)

    Saudai-vos uns aos outros com ósculo de amor. Paz a todos vós que vos achais em Cristo. - (1PE 5:14)

    Se, porém, andarmos na luz, como ele está na luz, mantemos comunhão uns com os outros, e o sangue de Jesus, seu Filho, nos purifica de todo pecado. - (1JO 1:7)

    Porque a mensagem que ouvistes desde o princípio é esta: que nos amemos uns aos outros; - (1JO 3:11)

    Ora, o seu mandamento é este: que creiamos em o nome de seu Filho, Jesus Cristo, e nos amemos uns aos outros, segundo o mandamento que nos ordenou. - (1JO 3:23)

    Amados, amemo-nos uns aos outros, porque o amor procede de Deus; e todo aquele que ama é nascido de Deus e conhece a Deus. - (1JO 4:7)

    Amados, se Deus de tal maneira nos amou, devemos nós também amar uns aos outros. - (1JO 4:11)

    Ninguém jamais viu a Deus; se amarmos uns aos outros, Deus permanece em nós, e o seu amor é, em nós, aperfeiçoado. - (1JO 4:12)

    E agora, senhora, peço-te, não como se escrevesse mandamento novo, senão o que tivemos desde o princípio: que nos amemos uns aos outros. - (2JO 1:5)

    ResponderExcluir
  2. Pr. Carlos, a Paz do Senhor.

    Essa abordagem é muito urgente e atual. No cenário globalizado temos observado que as empresas sofrem contínuas reengenharias por busca de resultados e valor para seus acionistas; no campo da política, não se faz política se não houver uma "troca" - compensação; nas relações interpessoais não é diferente, exigindo sempre uma reflexão e alterações de paradigmas.

    Assim, a "mutualidade cristã" não pode trilhar o contraste desse panorama, observando sempre a aplicação do Caráter Cristão, no que está implicito o AMOR. Na caminhada cristã se faz necessário sim, a MUTUALIDADE e nunca a MUTABILIDADE de valores, sendo esta última a razão de perdição.

    A reciprocidade - no AMOR - é o que deve balizar, sempre, nossas relações...

    Fraternalmente,
    Gilvan Paz.

    ResponderExcluir
  3. Caro Márcio Melânia!
    Muito obrigado pela sua grande contribuição.
    Seu comentrário enriqueceu sobremaneira o post, transformando-o em um "tratado de mutualidade".
    Deus continue te abençoando!

    Amado Gilvan Paz!

    Você agora é meu parceiro na blogosfera.
    Seus comentários aditivam positivamente os artigos.
    Muito obrigado.

    ResponderExcluir
  4. Olá Pastor Carlos!
    A paz do Senhor!
    Dei uma entrada e pesquisei um pouco o seu site.
    Parabéns!
    Pr. Natanael Rinaldi

    ResponderExcluir
  5. Caro Pastor Natanael Rinaldi!
    A Paz do Senhor!
    Honra-me sobremaneira sua visita em meu blog.
    Tenho o privilégio de ter sido apresentado ao Senhor pelo amado pastor, quando nasci.
    Mais tarde, ao lado do meu pai Pastor Josias, também fui seu cooperador.
    Sou fruto da sua semeadura na seara do Mestre.
    Pastor Carlos

    ResponderExcluir
  6. Pr. Carlos:
    Quase chorei ao ler suas palavras recordando sua infância e o trabalho que realizamos na congregação de Campo Grande... em Santos.
    Hoje é tão difícil encontrarmos irmãos reconhecidos pelo trabalho que fizemos para o Senhor.
    Valeram suas palavras e me deram a convicção de que não tenho sido assim tão inútil, muito embora saiba que nosso trabalho não é vão no Senhor.
    Continue ao lado do seu precioso pai Josias e o apóie na direção da Igreja.
    Pr. Natanael Rinaldi

    ResponderExcluir

Muito obrigado pelo seu comentário!
Sua participação dá solidez a esta proposta, no entanto preste atenção:

É EXPRESSAMENTE PROIBIDA A POSTAGEM DE COMENTÁRIOS DISCRIMINATÓRIOS, RACISTAS, QUE OFENDAM A IMAGEM OU A MORAL OU DESRESPEITEM A LEGISLAÇÃO EM VIGOR.

INFORMAMOS QUE O IP DE TODOS AQUELES QUE NÃO RESPEITAREM AS REGRAS DESTE BLOG, ESTÃO DISPONÍVEIS ATRAVÉS DOS SITES DE ESTATÍSTICAS, E SERÃO FORNECIDOS À JUSTIÇA, CASO SEJAM REQUISITADOS POR AUTORIDADE LEGAL.

Pastor Carlos Roberto Silva
Point Rhema

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...