quarta-feira, 3 de novembro de 2010

ROSA DE SARON - Afinal quem é ela? - Pr. Marcello de Oliveira - Publicado no Jornal Mensageiro da Paz da CPAD



É com satisfação que posto a homenagem deste blog, ao nosso preclaro amigo, Pr. Marcello de Oliveira, editor do blog A Supremacia das Escrituras, amigo pessoal e também companheiro aqui na blogosfera cristã, pela publicação do seu artigo, aqui reproduzido, no Jornal Mensageiro da Paz, editado pela CPAD, edição de Novembro de 2010 – nº 1506.   A matéria está publicada na página de nº 22.

Afinal, quem é a Rosa de Saron ?

Infelizmente vivemos numa geração analfabeta de Bíblia.Os crentes querem sentir, não pensar. Querem sentir arrepios e não estudarem a Bíblia com dedicação. Tudo o que é falado em nome de Deus, estas pessoas aceitam.

Muito se tem falado no meio evangélico a respeito da famosa “Rosa de Saron”. Em quase toda igreja tem um conjunto ou um grupo denominado “Rosa de Saron”. Na maioria das vezes as pessoas tem em mente que a Rosa de Saron seja uma referência a pessoa de Jesus. Pregadores no êxtase da mensagem dizem: Jesus é a Rosa-a-a-a- de Saron, aleluia!


Portanto, estamos diante de uma pergunta intrigante: “ Afinal quem é a Rosa de Saron”?

Antes de respondermos a questão acima, se faz necessário exortar a todos os leitores da Bíblia, que devemos ler a Bíblia com a máxima atenção, analisando os pontos, as vírgulas etc. Não podemos ler a Bíblia como se tivéssemos lendo um jornal, uma revista ou um periódico. Na verdade a falta de leitura com atenção, é a causa da difusão de tantas “doutrinas” perniciosas no seio da igreja. Se os membros das igrejas se dedicassem mais à leitura do texto sagrado, com certeza, não seriam tão facilmente enganados e nem participariam de “estórias” chamadas bíblicas.
No capítulo 2 de Cantares de Salomão, basta um simples exame do livro, usando a versão ARA (Almeida Revista e Atualizada) para dissipar de uma vez por todas esta suposta contradição. Nesta versão encontramos um título que indica quem está falando; ora a esposa, ora o esposo, ora as filhas de Jerusalém. No texto deCantares 2.1, encontramos em cima da fala o nome: “esposa” e ela diz:
“Eu sou a rosa de Saron” no hebraico: Ani Havatselet há Sharon
Se ainda pairasse dúvida quanto a afirmação ser do amado ou da amadao texto original decide a questão quando se observa que as terminações das palavras são as do feminino. A letra Tav no final da palavra indica feminino.
Saron – o local onde brota o Havatselet


Não podemos falar do havatselet sem falar de Saron, a planície onde ela nasce, floresce e fenece. A palavra “Saron” no hebraico é “Sharon” que significa: plano, planície.

Sharon é assim denominada a área fértil e úmida da região. A planície costeira de Israel é chamada de Sharon. Os sábios judeus comparam os justos às rosas do vale, que são as mais belas de sua espécie. Elas mantêm o frescor dos vales úmidos. Enquanto isso, os “reshaim” (perversos) são semelhantes às rosas das montanhas, que pouco duram porque secam sob a inclemência da natureza, esvoaçando depois como o vento faz o debulho.
A rosa requer bastante claridade, o que ela obtém nas planícies do Sharon. Os largos espaços são ideais para que sua fragrância se espalhe.
O gado de Davi pastava em Sharon, sob o comando de Sitrai, o saronita (1 Cr 27.29).
As características do Havatselet e sua aplicação


a sua cor era vermelho-vinho – A igreja entende o sacrifício de Jesus e reconhece que foi pelo sangue do Cordeiro que ela foi salva

suas flores eram perfumadas – O viajante podia sentir a fragrância de muito longe, ou seja, cada cristão deve ser o bom perfume de Cristo, o bom cheiro do Evangelho
tinha 6 pétalas – A igreja por mais abençoada que seja, sabe que é composta por homens. O número 6 na Bíblia é o numero do homem.
Conclusão: A “Rosa de Saron” é a figura da Igreja e não do Senhor Jesus!


Nele e por Ele, Pr Marcelo Oliveira

Bibliografia: Wasserman, Adolpho. Cântico dos Cânticos. Ed. Maayanot
Kaiser, Hilmar E.S. Eller. O Havatselet de Saron. Apostila do CCBB.

5 comentários:

  1. Bom o texto e ele começou muito bem, mas caiu na mesma esparela dos que critica. A rosa de saron não é figura de Cristo, ótimo, mas tb não é figura da igreja, é só a rosa de sarom. Porque tem-se que achar figura para tudo no AT? Porque o fato ou objeto não pode ser apenas o fato ou objeto? Rosa de Sarom é uma rosa...e só.

    ResponderExcluir
  2. A Paz pastor, afinal de quem é a culpa? Hoje temos mais louvores nas igrejas do que ensina dores, ou melhor, cadê os mestres e professores? Então a culpa não é dos crentes e sim dos lideres que não fazem como a escritura diz que tem que ensinar as ovelhas a ir às águas tranqüilas, orar, ai o que acontece a culpa é dos crentes atuais? Alguém tem que levar a culpa hoje se uma pessoa tem o microfone nas mãos ele fala tudo o que quer e quando falam em línguas estranhas todos dizem que ele é cheio de Deus, mas cadê o intérprete? Mas na hora que fala a palavra não tem gloria a Deus. e ai falta nos dias de hoje pessoas que gostam de orar. Isto ta difícil porque será? As ovelhas têm como colocar a igreja para orar? Não. A ovelha pode chamar a igreja para fazer vigília? Não. De quem é a responsabilidade de colocar a igreja para orar e fazer vigília e evangelizar, ai meu amado pastor fica difícil de saber de quem é a culpa dos crentes atuais não saber de nada e só viver de oba é muita musica tenho 10 anos que por misericórdia busco a Deus, mais ouvir falar do passado que as igrejas faziam oração direto talvez seja por isto que o amado pastor sabe tudo isto sobre Bíblia, o teu nobre Pai faz parte destes crentes do passado que ora muito, amém pela vida do Servo do Senhor. Mais corre o risco da geração futura não saber quem morreu na Cruz do Calvário, pois o modernismo chegou às igrejas, cadê os ensinos grátis sobre (tipologia, escatologia, etc...) cadê? Viu ficou difícil responder será que realmente vamos ter tudo isto antes da vinda do Senhor Jesus? Fica na paz, bom tema gosto.

    ResponderExcluir
  3. Shalom!

    Rev CArlos Roberto, irmão, cooperador e COMPANHEIRO nos combates! Agradeço a postagem da matéria. É um prazer desfrutar de sua amizade de de seus sábios conselhos. Deus recompense teu feito - Rt 2.12 a

    Nele, que nos concede verdadeiros amigos - Pr Marcello

    ResponderExcluir
  4. PARABÉNS PELO BLOG
    ESSES DIAS VI O DEBATE OGALILEU E VI SUA ÓTIMA PARTICIPAÇÃO.
    CARLOS HERRERA
    http://cativosporcristo.blogspot.com/

    ResponderExcluir

Muito obrigado pelo seu comentário!
Sua participação dá solidez a esta proposta, no entanto preste atenção:

É EXPRESSAMENTE PROIBIDA A POSTAGEM DE COMENTÁRIOS DISCRIMINATÓRIOS, RACISTAS, QUE OFENDAM A IMAGEM OU A MORAL OU DESRESPEITEM A LEGISLAÇÃO EM VIGOR.

INFORMAMOS QUE O IP DE TODOS AQUELES QUE NÃO RESPEITAREM AS REGRAS DESTE BLOG, ESTÃO DISPONÍVEIS ATRAVÉS DOS SITES DE ESTATÍSTICAS, E SERÃO FORNECIDOS À JUSTIÇA, CASO SEJAM REQUISITADOS POR AUTORIDADE LEGAL.

Pastor Carlos Roberto Silva
Point Rhema

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...