quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

Bispo Edir Macedo: ESCÂNDALO - Um problema nosso ou dos outros?

Bispo Edir Macedo


O áudio da mensagem proferida pelo Bispo Edir Macedo, primaz da IURD, postado na internet (também publicado abaixo para conferência), onde o líder afirma beber cerveja e vinho, não me surpreendeu quanto ao fato em si de que ele beba ou não, isso eu concordo, é problema dele, afinal, é maior de idade e absoluto em suas atitudes. Isso já está provado, o tema aborto que o diga.

Agora, vir a público, na condição de líder espiritual, usando o púlpito para criar polêmica e dissenção fora e até mesmo dentro da própria igreja que dirige, em um assunto culturalmente complexo, até mesmo na visão do mundo, é no mínimo discutível. Por outro lado, no meu entender, revela um desejo de estar  sob os holofotes, ainda que seja de maneira irresponsável.

O pior de tudo é que, por mais que tentasse dissimular, usando palavras para não comprometer sua fala, sabia que estava de forma velada induzindo as pessoas a beberem, tanto que, ainda que irônicamente, encerrou o assunto com a frase do Ministério da Saúde obrigatória em todas as propagandas de bebidas alcóolicas: "Se beber não dirija".


Agora, o ponto ainda mais sério que me chamou a atenção, e é o motivo deste post, foi quanto ao seu entendimento acerca do que é escândalo, quando ele (Ipsis litteris) diz:

Agora: Bispo, isso é um escândalo o senhor falar uma coisa dessa. É, pode ser escândalo pros outros, pra mim não é.” Bispo Edir Macedo

Analisemos o que diz o dicionário da língua portuguesa sôbre o têrmo escândalo:

"escândalo 
s. m.
1. Acto! que pode induzir outrem a mal, a erro ou a pecado; mau exemplo.
2. Acto! que ofende o pudor, os sentimentos religiosos, etc.
3. Indignação produzida por mau exemplo ou por ofensas.
4. Ofensa, injúria.
5. Desordem, tumulto, alvoroço.
6. Vergonha.
pedra de escândalopessoa ou coisa que causa escândalo geral."


Ora, sem citar ainda a Bíblia Sagrada, o próprio dicionário da língua portuguesa já define o escândalo, como uma ação que de alguma forma surpreende, ofende e induz outras pessoas ao mal. A análise do que é escândalo ou não, não parte da premissa do que eu acho, mas daquilo que provoco nos outros.

Vejamos agora o que diz a bíblia sôbre isso:


1 - "Ai do mundo, por causa dos escândalos. Porque é mister que venham escândalos, mas ai daquele homem por quem o escândalo vem!" Mateus 18:7


2 - "Assim que não nos julguemos mais uns aos outros; antes, seja o vosso propósito não pôr tropeço ou escândalo ao irmão." Romanos 14:13


3 - "Não destruas por causa da comida a obra de Deus. É verdade que tudo é limpo, mas mal vai para o homem que come com escândalo." Romanos 14:20

4 - "Mas vede que essa liberdade não seja de alguma maneira escândalo para os fracos." 1 Coríntios 8:9


5 - "Portai-vos de modo que não deis escândalo nem aos judeus, nem aos gregos, nem à igreja de Deus." 1 Coríntios 10:32

6 - "Não dando nós escândalo em coisa alguma, para que o nosso ministério não seja censurado." 2 Coríntios 6:3

7 - "Para que aproveis as coisas excelentes, para que sejais sinceros e sem escândalo algum até ao Dia de Cristo," Filipenses 1:10

8 - "Aquele que ama a seu irmão está na luz, e nele não há escândalo." 1 João 2:10


Se esses textos bíblicos, somados à definição literária do que é escândalo não querem dizer absolutamente nada, e escândalo é problema dos outros e não meu, então pergunto:

O que é então ESCÂNDALO para o Bispo Macedo?

É lógico que este post não será lido por ele, e nem é para ele, mas para que o leitor analise a responsabilidade e o cuidado que temos que ter ao nos dirigirmos aos outros, principalmente quando se trata de líderes que formam a opinião do público.


Vigiemos nós e oremos por ele.
Que Deus tenha misericórdia de nós!




23 comentários:

  1. Caro pastor Carlos Roberto,

    É por isso que a nossa consciência não deve ser o supremo tribunal de recursos. A mesma consciência que não condena o Bispo Macedo quando ele bebe também não o condena quanto ao aborto. Ele não vê problema em beber, assim como considera normal o assassinato de inocentes. E, para ele, o importante é a sua consciência não acusá-lo...

    A nossa fonte primacial de autoridade, o nosso supremo tribunal de recursos, a pedra de toque, sempre deve ser a Palavra de Deus, e não a consciência, as tradições, os concílios, os livros, as opiniões deste ou daquele, etc. Tudo isso serve-nos como fonte secundária de autoridade, mas a primária é a Bíblia.

    Que Deus o abençoe por essa importante postagem, caro pastor Carlos Roberto.

    Em Cristo,

    Ciro Sanches Zibordi

    ResponderExcluir
  2. Amigo Pr. Carlos Roberto, ao ler este importante post, lembrei-me das palavras de nosso Senhor Jesus Cristo:

    "Mas, qualquer que escandalizar um destes pequeninos, que crêem em mim, melhor lhe fora que se lhe pendurasse ao pescoço uma mó de azenha, e se submergisse na profundeza do mar." (Mt 18.6)

    Que Deus guarde Seus filhos.

    Um grande abraço.

    ResponderExcluir
  3. Graça e Paz Pr. Carlos,

    Este post me fez recordar de um antigo professor que eu tive na Escola Bíblica Dominical, na classe Mensageiros da Fé, nem existe mais eu acho, ele lá pelas tantas deixou escapar, durante a aula, que ele bebia vinho todos os dias, pois como cantava no Coral da Igreja e segundo ele fazia bem, para sua voz.
    Ele, além de ser meu professor, também cortava meu cabelo, um sábado fui cortar o cabelo e era dia da coleta do lixo, estava chegando ao salão, que ficava na parte da frente da casa dele, e eis que vejo o professor saindo com uma saca bem grande, daqueles de farinha de trigo, cheias de garrafas de vinho vazias, quando ele percebeu que eu tinha visto ficou sem ação.
    Ele cortava o meu cabelo e conversava bastante, naquele dia não falou quase nada...
    A noção de escândalo para o Bispo Edir M. pode não ser a mesma que nós temos, sei que ele está errado, mas ele tem a cara de pau, a expressão é forte, mas cai bem, de dizer isso no púlpito, para que todos saibam aí já é perder de vez a linha do bom senso.
    Todos sabemos que pessoas com esse mesmo hábito, e até outros piores, existem dentro de várias denominações, ocorre que pelo menos eles ocultam, alguns não (mas negam até a morte, risos), isso de todos, para que os outros não tenham a mesma atitude, sabem que estão errados e que Deus vê tudo, mas mesmo assim acham prazer naquele pecado...
    Como o Sr. disse, e diz sempre, vigiemos para que não caiamos no mesmo erro e oremos por ele, e por tantos outros que se encontram na mesma situação.
    Só para deixar claro, para os irmãos de outras denominações, meu professor que gostava de beber, espero que ele já tenha parado com isso, é da Assembleia de Deus, assim como eu sou.
    Fiquem na Paz.

    ResponderExcluir
  4. Pastor Carlos

    Graça e Paz

    Se um Pastor tem coragem de ser membro de uma loja maçonica....Beber vinho, nao pode jamais lhe incomodar a consciencia.
    O Bispo Macedo é um homem maligno, e levantou-se para trazer escandalo ao Reino de Deus.
    Infelizmente muitos pastores no Braisl o tem como referencial de prosperidade e sucesso ministerial.

    Que Deus tenha misericordia de nós....

    Esteves Jacinto

    ResponderExcluir
  5. sempre defendi e acreditei que esse maiscedo era um charlatao e falso profeta, nao pelo que ele fala, mas pelo o mal que ele faz ao evangelho. O evangelho que ele prega 'e de mamom.

    ResponderExcluir
  6. O que o Edir Macedo diz não se escreve, somente se limpa!
    Desculpe-me, mas não aguento este homem. Paz meu quErido!

    ResponderExcluir
  7. A Paz do Senhor querido pastor,

    É de lamentar ver homens que têm a chance de pregar a Palavra de Deus para um publico consideravel, e em vez disso perde um tempo dizendo o que faz e o que deixa de fazer. E de maneira sutil encentivando a outros a serem beberrões (partindo do ponto que nem todo mundo é "controlado" igual a ele). Será que ele vai lançar uma nova marca de cerveja?

    Como falou o Pastor Ciro S.Z, devemos ser guiados pela BÍBLIA SAGRADA, e não por nossos pensamentos. vejamos o que diz o Profeta Jeremias, e não o Bispo Macedo

    "Enganoso é o coração, mais do que todas as coisas, e perverso; quem o conhecerá? Eu, o SENHOR, hesquadrinho o coração, eu provo os pensamentos; e isso para dar a cada um segundo os seus caminhos e segundo o fruto das suas ações" (Jr 17.9,10).

    ResponderExcluir
  8. Mais o simples fato de beber vinho é pecado?
    Fsales

    ResponderExcluir
  9. Certamente, esse escândalo não é nosso, nem dos outros; o próprio Bispo é tão somente responsável por esse escândalo(fazer apologia ao vício, entre os cristãos). Sua consciência não é guiada pelo Espírito do Senhor! Para ele, Deus não é maior que sua consciência!
    Nesta vida, sua consciência deixa-o em paz; mas, na outra, o condenará eternamente!

    ResponderExcluir
  10. Pr. Carlos Roberto.

    Ventila-se quanto à autenticidade do arquivo. Diz-se que poderá ser uma pessoa imitando o líder da IURD.

    Abraço.

    E.A.G.

    ResponderExcluir
  11. não estou na defesa do Bispo.....mas esta voz está um tanto diferente da dele...é importante saber a veracidade deste áudio, senão estamos difamando alguém com mentiras e Deus reprova tb...Deus abençoe....

    ResponderExcluir
  12. A PAZ DO SENHOR PASTOR
    É VEXATÓRIO PARA O EVANGELHO DE CRISTO, OUVIR RELATOS TÃO TRISTE, DE QUEM PODERIA INFLUENCIAR O MUNDO PREGANDO O EVANGELHO, ENTRETANTO DEMONSTRANDO SER INFLUENCIADO PELO MUNDO... (SISTEMA E GOVERNO DO DIABO)
    ME LEMBRO DE UM ENSINAMENTO DE JESUS: CONHECEREIS A ARVORE PELO FRUTO....

    ResponderExcluir
  13. A PAZ DO SENHOR PASTOR
    É VEXATÓRIO PARA O EVANGELHO DE CRISTO, OUVIR RELATOS TÃO TRISTE, DE QUEM PODERIA INFLUENCIAR O MUNDO PREGANDO O EVANGELHO, ENTRETANTO DEMONSTRANDO SER INFLUENCIADO PELO MUNDO... (SISTEMA E GOVERNO DO DIABO)
    ME LEMBRO DE UM ENSINAMENTO DE JESUS: CONHECEREIS A ARVORE PELO FRUTO....

    ResponderExcluir
  14. Ele perdeu mais uma oportunidade de ficar calado. Alguém deveria te-lo alertado que tudo que ele fala pode ser usado legitimamente contra ele.

    ResponderExcluir
  15. Graça e Paz.

    Já passou da hora dos verdadeiros adoradores de Cristo, os verdadeiros Embaixadores do Reino de Deus, fazerem algo, mudar este cenário, combater pela causa de Cristo, seguirmos os exemplos dos reformistas, sairmos da zona de conforto.

    Como a igreja contemporânea retribuí a Deus este amor incondicional que Ele teve por sua Obra? (João 3.16)

    Às vezes paro para pensar:
    A missão da igreja vai fracassar? Ou Já fracassou?

    Gálatas 1.8,9
    Mas ainda que nós ou um anjo do céu pregue um evangelho diferente daquele que lhes pregamos, que seja amaldiçoado! Como já dissemos, agora repito: Se alguém lhes anuncia um evangelho diferente daquele que já receberam, que seja amaldiçoado!

    (NVI)

    •Sola fide (somente a fé);
    •Sola scriptura (somente a Escritura);
    •Solus Christus (somente Cristo);
    •Sola gratia (somente a graça);
    •Soli Deo gloria (glória somente a Deus).

    Um abraço Fraternal Pastor Carlos Roberto.

    ResponderExcluir
  16. Querido Pr Carlos Roberto.
    O cara certamente bebeu, e muito,antes de vomitar tantas asneiras.A mim não causa admiração e se quer me preocupo com a questão levantada sobre escândalo. Só traz escândalo ao Evangelho fatos praticados pelos de dentro do Evangelho.Logo, o líder de uma seita não deveria escandalizar Evangélicos.Paz!

    ResponderExcluir
  17. Shalom!

    Eclesiastes 10 diz que o perfumador não errou a fórmula, mas não percebeu quando uma mosca morta caiu no perfume e estragou todo seu trabalho. É justamente isso que acontece no caso supracitado. As pessoas pensam que são as grandes coisas que nos levam ao fracasso, quando na verdade são as pequenas. Amado Pr Carlos, o evangelho tem se tornado "light", o compromisso "light", a renúncia "light".

    Recordo-me agora do caso em que um jovem perguntou a um evangelista: Prove-me na Bíblia que fumar e beber são proibidos. O evangelista concedeu-lhe uma resposta célebre: Fique tranquilo meu filho, a Bíblia até incentiva seus atos em vez de proibi-los, porque está escrito: [...] quem é sujo, que se suje ainda mais.

    um abraço, Pr Marcello Oliveira

    ResponderExcluir
  18. A paz do Senhor Pastor Carlos, ouvir este audio e comparei com outra fala do Macedo sobre o templo, particularmente a voz é um pouco diferente sabendo que os pastores da IURD, tem a mesma falo do lider. parece-me mais uma montagem e se for estaremos fazendo aquilo que esta em Proverbios 6.16:19 , é melhor ter duas testemunha do que um audio, e se for verdade o que ele diz " o Senhor Jesus já nos deixou tudo relatado sobre o fim, então não é novidade" cada um dará conta a Deus, e não sou menbro da IURD. vai vir coisas piores.

    ResponderExcluir
  19. O que dizer do fato?

    Bem, naturalmente a boca fala do que o coração está cheio, e não é o que entra pela boca do homem que o contamina, mas o que sai da sua boca. Curiosa a lógica do Mestre, não acham?

    ResponderExcluir
  20. Caro Pastor Carlos Roberto
    A paz do Senhor!!! Meu Pastor!!!
    Quero parabenizá-lo,pela sua refutação, as heresias do Bispo Macedo, que tem caído em várias contradições, que primeiro opinou
    em favor do aborto e agora declara que bebe cerveja e vinho.Gostei do comentário que deixou em meu blog
    http://pastorelciobrandao.blogspot.com e após o "hino"digo samba agora deixo uma velha expressão do saudoso "irmão" Jânio Quadros bebo por que é líquido por se fosse sólido come-lo-ia rss....peço permissão para postar parte de sua matéria...um forte abraço Pr. Elcio Brandão

    ResponderExcluir
  21. Caro Pastor Carlos Roberto
    A paz do Senhor!!! Meu Pastor!!!
    Quero parabenizá-lo,pela sua refutação, as heresias do Bispo Macedo, que tem caído em várias contradições, que primeiro opinou
    em favor do aborto e agora declara que bebe cerveja e vinho.Gostei do comentário que deixou em meu blog
    http://pastorelciobrandao.blogspot.com e após o "hino"digo samba agora deixo uma velha expressão do saudoso "irmão" Jânio Quadros bebo por que é líquido por se fosse sólido come-lo-ia rss....peço permissão para postar parte de sua matéria...um forte abraço Pr. Elcio Brandão

    ResponderExcluir

Muito obrigado pelo seu comentário!
Sua participação dá solidez a esta proposta, no entanto preste atenção:

É EXPRESSAMENTE PROIBIDA A POSTAGEM DE COMENTÁRIOS DISCRIMINATÓRIOS, RACISTAS, QUE OFENDAM A IMAGEM OU A MORAL OU DESRESPEITEM A LEGISLAÇÃO EM VIGOR.

INFORMAMOS QUE O IP DE TODOS AQUELES QUE NÃO RESPEITAREM AS REGRAS DESTE BLOG, ESTÃO DISPONÍVEIS ATRAVÉS DOS SITES DE ESTATÍSTICAS, E SERÃO FORNECIDOS À JUSTIÇA, CASO SEJAM REQUISITADOS POR AUTORIDADE LEGAL.

Pastor Carlos Roberto Silva
Point Rhema

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...