segunda-feira, 15 de agosto de 2011

Desigrejados - Sobe o número de evangélicos sem vínvulo com qualquer igreja


Desigrejados


O número de evangélicos que não mantêm vínculo com nenhuma igreja cresceu, informa reportagem de Antônio Gois e Hélio Schwartsman, publicada na Folha de São Paulo desta segunda-feira (a íntegra está disponível para assinantes do jornal e do UOL, empresa controlada pelo Grupo Folha, que edita a Folha).


Segundo a Pesquisa de Orçamentos Familiares, do IBGE, eles passaram de 4% do total de evangélicos em 2003 para 14% em 2009, um salto de 4 milhões de pessoas.

Os dados do IBGE também confirmam tendências registradas na década passada, como a queda da proporção de católicos e protestantes históricos e alta dos sem religião e neopentecostais.

No caso dos sem religião, eles foram de 5,1% da população para 6,7%. Embora a categoria seja em geral identificada com ateus e agnósticos, pode incluir quem migra de uma fé para outra ou criou seu próprio "blend" de crenças --o que reforça a tese da desinstitucionalização.

Essa "bola foi cantada" com cerca de um ano de antecedência, pelo BEPEC - Bureau de Pesquisa e Estatística Cristã, cujos diretores são os publicitários e blogueiros cristãos, Danilo Fernandes e  Carlos Moreira, editores do badaladíssimo blog GENIZAH. A folha firmou sua matéria nos dados fornecidos pelo respeitadíssimo IBGE, mas o BEBEC antecipou-se ao próprio instituto oficial utilizado pela governo.

O resultado da pesquisa, além de corroborar e aumentar a credibilidade da metodologia empregada pelo BEPEC, cujos diretores parabenizamos, também retrata um grande motivo de preocupação e reflexão. Ao mesmo tempo que estamos ganhando, estamos perdendo e muito. Que Deus nos ajude revermos sistemas e procedimentos para que haja uma reversão na situação.

Assim como a imagem abaixo, a situação é no mínimo cinzenta! Misericórdia!

3 comentários:

Danilo Fernandes disse...

Nobre amigo e Pr. Carlos Roberto,

Seu reconhecimento muito nos honra!

Ficamos felizes de poder oferecer aos nossos irmãos informações que nos auxiliem na nossa caminhada.

Pastor Jesiel Padilha disse...

Gostei da informação de que a Universal perdeu 25 por cento dos crentes. Pois para mim é uma seita a universal.

António Jesus Batalha disse...

Passei e encontrei seu blog, li algumas coisas, seu blog é muito bom, quero deixar um incentivo: Continue a deixar-se guiar pela grande vontade de Deus, continue a ouvir a voz do Espírito Santo, e a escrever o que você sabe que é a vontade de Deus, tanto para ganhar outros para Jesus, quer incentivar nossos amigos a ficarem mais perto do nosso Deus. Deixo também um convite, mas é apenas se o quiser fazer, pertencer aos meus amigos no Peregrino E Servo, claro que irei retribuir.Um obrigado,e muita paz de Jesus.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...