quinta-feira, 3 de maio de 2012

Pr. Silas Malafaia vence ativistas gays e MPF na Justiça Federal

Pr. Silas Malafaia - Band

Em que pese discordar pontualmente do conhecido pastor televangelista SILAS MALAFAIA em alguns assuntos, é necessário que sejamos justos em divulgar essa importante vitória dele, e em consequência de todos aqueles que lutam pela liberdade de expressão e contra a mordaça gay que insiste em se instalar em nossa nação.

A Justiça Federal entendeu que as expressões de Silas Malafaia em seu programa VITÓRIA EM CRISTO transmitido pela Rede Bandeirantes de Televisão, não foram literais e sim apenas força de expressão, quando disse que "a Igreja católica deveria baixar o porrete nos gays".

É lógico que estava clara a intenção de se "forçar a barra" com a ação movida pelo Ministério Público Federal com total apoio dos ativistas da causa GLBT no Brasil.

Portanto, o juiz federal Victorio Giuzio Neto, da 2º vara cível de São Paulo, extinguiu a ação civil pública movida pelo Ministério Público Federal contra o pastor Silas Malafaia da Assembléia de Deus Vitória em Cristo. Na sentença, o juiz não considerou a frase “baixar o porrete” como incitação de violência e sim, apenas como uma expressão.


O conhecido jornalista Reinaldo Azevedo da revista VEJA, reverberou o assunto em seu conbceituado blog, como segue abaixo:


“A decisão é primorosa. Trata-se de uma aula em defesa da liberdade de expressão. Fico especialmente satisfeito porque vi no texto muitos dos argumentos por mim desfiados neste blog — embora tenha sido esculhambado por muita gente: “Você não entende nada de direito”. Digamos que fosse verdade. De uma coisa eu entendo: de liberdade. O juiz lembra que o Inciso IX do Artigo 5º da Constituição e o Parágrafo 2º do Artigo 220 impedem qualquer forma de censura, sem exceção. De maneira exemplar, escreve:“Permite a Constituição à lei federal, única e exclusivamente: “… estabelecer os meios legais que garantam à pessoa e à família a possibilidade de se defenderem de programas ou programações de rádio e televisão que contrariem o disposto no artigo 221, bem como da propaganda de produtos, práticas e serviços que possam ser nocivos à saúde e ao meio ambiente”. Estabelecer meios legais não implica utilização de remédios judiciais para obstar a veiculação de programas que, no entendimento pessoal, individual de alguém, ou mesmo de um grupo de pessoas, desrespeitem os “valores éticos e sociais da pessoa e da família” até porque seria dar a este critério pessoal caráter potestativo de obstar o exercício de idêntica liberdade constitucional assegurada a outrem.” Mais adiante, faz uma síntese brilhante:
“Proscrever a censura e ao mesmo tempo permitir que qualquer pessoa pudesse recorrer ao judiciário para, em última análise, obtê-la, seria insensato e paradoxal.”Afirma ainda o magistrado:
“Através da pretensão dos autos, na medida em que requer a proibição de comentários contra homossexuais em veiculação de programa, sem dúvida que se busca dar um primeiro passo a um retorno à censura, de triste memória, existente até a promulgação da Constituição de 1988, sob sofismático entendimento de ter sido relegado ao Judiciário o papel antes atribuído à Polícia Federal, de riscar palavras ou de impedir comentários e programas televisivos sobre determinado assunto.”O juiz faz, então, uma séria de considerações sobre a qualidade dos programas de televisão, descartando, inclusive, que tenham influência definidora no comportamento dos cidadãos. Lembra, a meu ver com propriedade, que as pessoas não perdem (se o tiverem, é óbvio) o senso de moral porque veem isso ou aquilo na TV; continuam sabendo distinguir o bem do mal. Na ação, o MPF afirmava que os telespectadores de Malafaia poderiam se sentir encorajados a sair por aí agredindo gays. Lembrou também o magistrado que sua majestade o telespectador tem nas mãos o poder de mudar de canal: não é obrigado a ver na TV aquilo que repudia.
Giuzio Neto analisou as palavras a que recorreu o pastor e que levaram o MPF a acionar a Justiça:
"As expressões proferidas não são reveladoras de preconceito se a considerarmos como manifestação de condenação ou rejeição a um grupo de indivíduos sem levar em consideração a individualidade de seus componentes, pois não se dirigiu a uma condenação generalizada através de um rótulo, ao homossexualismo, mas, ao contrário, a determinado comportamento ocorrido na Parada Gay (….) no emprego da imagem de santos da Igreja Católica em posições homoafetivas.Diante disto, não pode ser considerado como homofóbico na extensão que se lhe pretende atribuir esta ação, no campo dos discursos de ódio e de incentivo à violência, pois possível extrair do contexto uma condenação dirigida mais à organização do evento - pelo maltrato do emprego de imagens de santos da igreja católica - do que aos homossexuais.
De fato não se pode valorar as expressões dissociadas de seu contexto.
E, no contexto apresentado, pode ser observado que as expressões “entrar de pau” e “baixar o porrete” se referem claramente à necessidade de providências acerca da Parada Gay, por entender o pastor apresentador do programa, constituir uma ofensa à Igreja Católica reclamando providências daquela.(…)
É cediço que, se a população em geral utiliza tais expressões, principalmente na esfera trabalhista, para se referir ao próprio ajuizamento de reclamação trabalhista (…) “vão meter a empresa no pau”. Outros empregam a expressão “cair de pau” como mera condenação social; “entrar de pau” ou “meter o pau”, por outro lado, estaria relacionado a falar mal de alguém ou mesmo a contrariar argumentos ou posicionamentos filosóficos.
Enfim, as expressões empregadas pelo pastor réu não se destinaram a incentivar comportamentos como pode indicar a literalidade das palavras no sentido de violência ou de ódio implicando na infração penal, como pretende a interpretação do autor desta ação."



Reinaldo Azevedo termina dizendo: 

Se alguém foi vítima de preconceito nessa história, esse alguém foi Malafaia. Não fosse um líder evangélico — e, pois, na cabeça de alguns, necessariamente homofóbico —, não teria sido importunado por uma ação judicial. Há um verdadeiro bullying organizado contra os cristãos, pouco importa a denominação religiosa a que pertençam. Infelizmente, a “religião” que mais cresce no mundo hoje é a cristofobia.

5 comentários:

  1. Silvano Silva Freitas3 de maio de 2012 às 11:15

    "Quando um homem de Deus e afrontado injustamente, Deus se levanta do trono e pega a causa pessoalmente como advogado, logo a vitória e certa. Ai daqueles que se levanta contra um homem de Deus, automaticamente se levanta contra Deus e na história, ou de acordo com a Bíblia, nunca se ouviu falar que aqueles que tentaram prevaleceram."

    Via Rede Sonico

    ResponderExcluir
  2. "Parabéns por mais uma vitória!!! Deus abençoe!!!"

    ResponderExcluir
  3. Silvano Silva Freitas4 de maio de 2012 às 22:39

    "Eu conheço o Pastor Silas Malafaia e, é um dentre a minoria que não esta pregando um evangelho extra Bíblico. Dou meus parabens a ele, porque não se misturou com aqueles que estão matando o verdadeiro evangelho de Cristo. "

    ResponderExcluir
  4. Benedita Souza Guides4 de maio de 2012 às 22:41

    "ISSO É PORQUE ELE TEM VERDADEIRAMENTE COMPROMETIMENTO COM SENHOR .E É VERDADEIRO UM ABRAÇO PR SILAS"

    Via Rede Sonico

    ResponderExcluir
  5. O pastor Malafaia consegue uma visibilidade enorme atacando -isto mesmo, atacando e com violência - o movimento gay. Enquanto isso promove a terrível heresia da Prosperidade. Não bastasse negar o evangelho de Cristo e abraçar o evangelho deste século, chama outros pastores de idiotas, autoridade de vagabundo e irmãos provados de filhos do diabo.

    ResponderExcluir

Muito obrigado pelo seu comentário!
Sua participação dá solidez a esta proposta, no entanto preste atenção:

É EXPRESSAMENTE PROIBIDA A POSTAGEM DE COMENTÁRIOS DISCRIMINATÓRIOS, RACISTAS, QUE OFENDAM A IMAGEM OU A MORAL OU DESRESPEITEM A LEGISLAÇÃO EM VIGOR.

INFORMAMOS QUE O IP DE TODOS AQUELES QUE NÃO RESPEITAREM AS REGRAS DESTE BLOG, ESTÃO DISPONÍVEIS ATRAVÉS DOS SITES DE ESTATÍSTICAS, E SERÃO FORNECIDOS À JUSTIÇA, CASO SEJAM REQUISITADOS POR AUTORIDADE LEGAL.

Pastor Carlos Roberto Silva
Point Rhema

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...