terça-feira, 8 de janeiro de 2013

EBD 2013 - 1º trimestre: Elias o tisbita



A lição nº 2 da revista Lições Bíblicas, comentada pelo Pr. José Gonçalves, professor de teologia, vice-presidente da Comissão de Apologética da CGADB, nos faz refletir que Deus usa pessoas simples para missões importantes.
.
Quem era Elias?
.
Além do profeta, existem outros três personagens bíblicos chamados Elias. O primeiro deles era sacerdote benjamita (1 Crônicas 8.27) . O segundo e o terceiro foram um sacerdote e uma pessoa leiga nas coisas religiosas, que se casaram com mulheres estrangeiras (Esdras 10.21, 26). 
.
Exceto a referência ao profeta em 1 Reis 17.1, que nos informa que Elias era tisbita, um dos moradores de Gileade, não há informação sobre seu passado, nem se quer os detalhes de seu chamado ministerial e informações sobre sua família. Ele aparece nas páginas das Escrituras Sagradas de maneira repentina e sem introdução pormenorizada.
.
O ministério de Elias pode ser descrito como determinado pelo Espírito Santo através de grandes ações impactantes. Ele é precursor dos profetas escritores, as suas mensagens antecipam os oráculos de Amós e Oséias, traz à memória dos israelitas a necessidade de adoração exclusiva ao Senhor e os padrões de retidão contidos no Código Mosaico. 
.
Comparações entre Moisés e Elias 
.
A vida de Elias é comparada em muitos aspectos com a de Moisés.  
.
No Antigo Testamento, o Monte Sinai também é conhecido como Monte Horebe. O episódio...
.
(Continuação: Belverede ).

Um comentário:

caminhando com cristo disse...

paz senhor costei da explanação que Deus o eterno continue te abençoando e mandando mais alimento para todos nos amem.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...