terça-feira, 10 de dezembro de 2013

CINCO PRESIDENTES DA REPÚBLICA EM UMA ÚNICA FOTO


A foto acima retrata uma situação inédita no Brasil, a atual Presidenta da República, Dilma Roussef e seus antecessores: Luiz Inácio Lula da Silva, Fernando Henrique Cardoso, Fernando Collor de Melo e José Sarney.

Nossa cultura política faz com que executivos no poder, caso não façam seus sucessores, se tornem inimigos dos demais, principalmente quando são de viés ideológicos diferenciados.

Se bem analisarmos, três já estão ao lado de Dilma, Lula por uma situação inerente, que une mestre e discípula, Collor e Sarney, por conveniência do poder, mas FHC é uma novidade nessa viagem.

Muito embora a missão seja de estado e não política, bem como a nobreza da representação do Brasil nos eventos funerais do ícone do apartheid, Nelson Mandela, assim assim há de se comemorar. Quem sabe, a partir de agora, passaremos a ter uma convivência mais pacífica entre os presidentes, que respeitem a nação, e que como formadores de opinião defendam o que é melhor para o Brasil, independente das siglas partidárias ou de seus interesses ideológicos.

No meu entender, um Ex-Presidente da República é alguém que deixou de ser um político comum, mas entrou para a história como representante da nação e, portanto, tanto deve ser respeitado pelos novos ocupantes do poder, como também deve respeita-los, no sentido de se eximir de comentários políticos que firam essa relação.

Salvo melhor juízo, a imagem acima é, na pior da hipóteses, um gesto nessa direção. 






Um comentário:

Anônimo disse...

Pr carlos, é verdade que o ivan bastos ganhou no mérito do pr. JWBC?

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...