quinta-feira, 2 de outubro de 2014

Joaquim Barbosa tem registro negado pela OAB


A Ordem dos Advogados do Brasil do Distrito Federal rejeitou um pedido de Joaquim Barbosa, ex-ministro do Supremo Tribunal Federal de ter direito a registro para exercer a advocacia. Ibanez Rocha, presidente da OAB-DF indeferiu o registro alegando que a conduta do ex-ministro feriu a ética profissional e citou dois desagravos feitos pela entidade em defesa de advogados que foram ofendidos por ele.
Um dos ofendidos por Barbosa foi o ex-ministro Maurício Correa, já falecido e que foi acusado por ele de usar o prestígio como ex-ministro para ações que transitavam no STF. O outro alvo de Barbosa foi o advogado José Geraldo Grossi, que teria sido ofendido pelo ex-ministro quando presidente do STF que afirmou haver um conluio de advogados para defender os mensaleiros.
Em junho, durante uma de suas últimas sessões no STF e numa cena que foi transmitida ao vivo pela TV Justiça, Barbosa mandou que seguranças retirassem da corte o advogado Luiz Fernando Pacheco, que defende o ex-presidente do PT José Genoíno. O gesto também despertou indignação em diferentes setores da Justiça.
A OAB já notificou Joaquim Barbosa da decisão de seu presidente. Agora, Barbosa terá de recorrer à comissão de seleção da OAB se quiser pertencer à classe que, nitidamente, não o quer. Ele foi comunicado do indeferimento de seu pedido nesta terça-feira (30).
Barbosa também pode recorrer à Justiça para ter direito ao registro da Ordem. Ele é formado em Direito e antes de ser ministro do STF era procurador da República concursado. O problema é o risco de ser humilhado novamente, com outras recusas.
Meu Comentário:
Causa estranheza, o fato de considerarem Joaquim Babosa sem moral e idoneidade para advogar, enquanto José Dirceu, condenado no caso do Mensalão, tem seu caso de mesa em mesa da instituição, mas continua habilitado para advogar.

Um comentário:

Anônimo disse...

Ser um bom advogado é estar preparado para estes embates e o nobre e honrado ex ministro
Joaquim Barbosa tem. Me envergonha uma pessoa como Ibanez Rocha achar que tem moral para impugnar o registro do nobre ministro junto a OAB

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...