segunda-feira, 20 de abril de 2015

História da Igreja Batista em Cordel


A história da Igreja Batista foi contada através de um cordel assinado pelo poeta e jornalista pernambucano Jénerson Alves.

O folheto com rimas ganhou o nome de “A História da Igreja Batista no Brasil em Versos de Cordel”. São 20 páginas de história sobre homens e mulheres que trabalharam para levar a mensagem de Deus no Brasil ao implantar comunidades batistas de Norte a Sul do país.

“Vivenciamos um momento de grande expansão de igrejas evangélicas, sobretudo de linha pentecostal e neopentecostal. Nesse cenário, acho que é pertinente conhecermos a nossa história, pois apenas com uma memória vívida podemos adquirir identidade e compreendermos melhor o nosso papel enquanto no mundo”, diz o autor.

Membro da Igreja Batista Emanuel em Caruaru (PE), Jénerson se inspirou no cenário atual da igreja brasileira para narrar essas histórias e permitir que as pessoas conheçam como todo começou.

Para contar como tudo começou, o autor usa a linguagem de cordel, apresentando uma ludicidade que chama a atenção do leitor de forma que ele entenda a informação que está sendo passada.

O prefácio do livreto é assinado por Estevão Soares, que é vice-presidente da Juventude Batista do Agreste de Pernambuco (Jubagre) e destaca a importância da Igreja Batista no mundo.

“Atualmente, os Batistas estão presentes, em cerca de 200 países, representam uma população de perto de 40 milhões de membros e atingem cerca de 100 milhões de pessoas no mundo inteiro. Não é apenas uma denominação, não é apenas uma história, é a visão de uma obra missionária que a cada dia, de maneiras diversas, expande o Reino de Deus, aqui e agora”, diz.


O folheto “A História da Igreja Batista no Brasil em Versos de Cordel” está disponível gratuitamente em formato digital. Interessados podem solicitar um exemplar da obra pelo e-mailjenersonalves22@gmail.com.
Confira trechos do cordel:
Confira trechos do cordel:
(…)
É bom salientar, pois,
Pra não haver confusão:
Os batistas no Brasil
Se inseriram em dupla ação;
Uma pelos imigrantes
E a outra pela missão.
(…)
Mas, voltemos à missão.
Deus, com ação altaneira,
Integrou ao Seu trabalho

O ex-padre Antônio Teixeira
(Primeiro pastor batista
Desta terra brasileira).
O ex-padre Antônio Teixeira
Teve vida abençoada.
Foi sacerdote católico,
Porém mudou de estrada
E se converteu sozinho
Ao ler a Bíblia Sagrada.


Nesta missão empenhada
Na relação se inclua
O casal William Buck
E Anne Luther, que atua
Mais Zacharias Clay Taylor
E Kate, a esposa sua.

Fonte: Gospel Prime

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Muito obrigado pelo seu comentário!
Sua participação dá solidez a esta proposta, no entanto preste atenção:

É EXPRESSAMENTE PROIBIDA A POSTAGEM DE COMENTÁRIOS DISCRIMINATÓRIOS, RACISTAS, QUE OFENDAM A IMAGEM OU A MORAL OU DESRESPEITEM A LEGISLAÇÃO EM VIGOR.

INFORMAMOS QUE O IP DE TODOS AQUELES QUE NÃO RESPEITAREM AS REGRAS DESTE BLOG, ESTÃO DISPONÍVEIS ATRAVÉS DOS SITES DE ESTATÍSTICAS, E SERÃO FORNECIDOS À JUSTIÇA, CASO SEJAM REQUISITADOS POR AUTORIDADE LEGAL.

Pastor Carlos Roberto Silva
Point Rhema

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...