segunda-feira, 24 de agosto de 2015

CGADB prepara "Declaração de Fé da Assembleias de Deus"






A Convenção Geral das Assembleias de Deus do Brasil (CGADB) deve apresentar até o final de 2017 a Declaração de Fé da Assembleias de Deus. Para a elaboração desse importante documento a convenção criou uma comissão especial que conta com a participação de renomados pastores da denominação sendo que a mesma é presidida pelo doutor pastor Esequias Soares. Para que o documento tenha uma maior participação de toda igreja no Brasil serão realizados fóruns nos próximos meses em várias partes do país.

A informação foi confirmada em entrevista pelo pastor pastor José Gonçalves, líder da Igreja Evangélica Assembleia de Deus em Água Branca, Piauí, durante entrevista ao blogueiro Gutierres Fernandes, autor do excelente blog Teologia Pentecostal.

A elaboração desse documento de fé da Assembleia de Deus no Brasil é um anseio de muitos líderes e teólogos da denominação. 

"Até a presente data o único documento doutrinário institucional das Assembleias de Deus brasileira é o Cremos. O Cremos, um texto conciso e simples, é um resumo das Verdades Fundamentais- que é a declaração de fé das Assembleias de Deus norte-americana (AG). Adaptar o documento americano para a igreja brasileira foi uma iniciativa do pastor Alcebíades Pereira de Vasconcelos (1914-1988). Vasconcelos trabalhava com a perspectiva que a igreja brasileira precisava de consolidação. O Cremos teve a primeira publicação em junho de 1969 no jornal Mensageiro da Paz, órgão oficial de comunicação de denominação." informou o blogueiro.

Sobre essa necessidade, o pastor e teólogo Altair Germano escreveu, ainda em 2011, uma matéria em seu blog tratando do assunto. "Particularmente, sou a favor não apenas de um Credo nas Assembleias de Deus no Brasil, mas, de um documento mais amplo (Confissão de Fé), para minimizar a crise de identidade doutrinária que nos assola", disse ele.



"Uma Declaração de Fé, além do fato de nos ajudar a entender as raízes históricas de nossa fé também coloca de forma sistematizada os fundamentos da mesma. Como observa o teólogo reformado Heber Carlos Campos: “Se a nossa fé não possui raízes históricas, ela perde o seu fundamento”. Por outro lado, frente à explosão de vários movimentos heterodoxos dentro do universo pentecostal, uma Declaração de Fé servirá para separar o joio do trigo. Em outras palavras, a Declaração de Fé mostrará de forma bem documentada no que creem os pentecostais.disse o pastor José Gonçalves.

Fonte: Ricardo Costa - JM Notícias

4 comentários:

  1. Já está mais que atrasado Pastor Carlos, uma certa vez fiz essa pergunta aos meus alunos de senhores na EBD e ninguém soube me responder, e informei que AD não tem "Declaração de Fé" depois perguntei: o que cremos? qual a crença fundamental da Assembleia de Deus e a maioria não souberam responder. Por que? simplesmente a igreja parece não se preocupar com tal assunto. Os usos e costumes na nossa igreja principalmente no nordeste está acima de qualquer coisa, e ainda acham que isto é Doutrina.

    ResponderExcluir
  2. Fico feliz, já estava mais do que na hora!

    ResponderExcluir
  3. pastor carlos,como faço para ter em mão essa declaração na integra?

    ResponderExcluir

Muito obrigado pelo seu comentário!
Sua participação dá solidez a esta proposta, no entanto preste atenção:

É EXPRESSAMENTE PROIBIDA A POSTAGEM DE COMENTÁRIOS DISCRIMINATÓRIOS, RACISTAS, QUE OFENDAM A IMAGEM OU A MORAL OU DESRESPEITEM A LEGISLAÇÃO EM VIGOR.

INFORMAMOS QUE O IP DE TODOS AQUELES QUE NÃO RESPEITAREM AS REGRAS DESTE BLOG, ESTÃO DISPONÍVEIS ATRAVÉS DOS SITES DE ESTATÍSTICAS, E SERÃO FORNECIDOS À JUSTIÇA, CASO SEJAM REQUISITADOS POR AUTORIDADE LEGAL.

Pastor Carlos Roberto Silva
Point Rhema

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...