Imagem: Slide Share |
INTRODUÇÃO
O apóstolo chega agora à conclusão de sua nobre epístola.
Começa a seção final referindo sua própria vocação, dando-a como explicação do
motivo pelo qual escreve aos cristãos romanos. Com elevado tato, elogia a
madureza espiritual deles e a capacidade de se auxiliarem mutuamente.
Está
persuadido de que eles estão possuídos de bondade (14). Sua carta apenas lhes
traz à memória verdades que já haviam aprendido, embora ele não lhas tivesse
ensinado. Sua ousadia em se lhes dirigir procedia do fato de ser apóstolo dos
gentios. Descreve a comissão divina recebida em termos de sacerdócio (16):
ministro (gr. leitourgos; lit. "sacerdote", cfr. Hb 8.2), sagrado
encargo de anunciar (gr. hierourgon; "ministrando em sacrifício") e
oferta (gr. prosphora) são três termos do ofício sacerdotal.
No exercício do seu ministério de pregação, como profeta de
Deus, ele é também sacerdote, a oferecer o sacrifício dos gentios, feito justo
para Deus e santificado pelo Espírito Santo. Idêntica metáfora de sacrifício
oferecido é usada em Rm 12.1-2 e Fp 2.17, com a associação da mesma idéia de
aceitação garantida. O êxito de sua obra entre os gentios é outra marca de sua
comissão apostólica, sobre a qual ele fundamenta sua autoridade para escrever
esta epístola.
Sua missão prosperou, não por ele mesmo, senão por Cristo
operando nele. Conquanto não individualista, hesita em mencionar os trabalhos
dos outros; sua política foi sempre fazer trabalho pioneiro de evangelização, e
não edificar sobre fundamento alheio (20), regra que ele declara também em 2Co
10.15-16. A figura de fundamento ele também emprega em 1Co 3.10 e Ef 2.20. Com
uma citação de Is 52.15 justifica sua estratégia missionária, de ir a regiões
distantes.
A missão da Igreja é
Missões
Quando pensamos porque a igreja existe, logo nos vem ao
pensamento a palavra de Pedro: "a
fim de proclamardes as virtudes daquele que nos chamou das trevas para a sua
maravilhosa luz" (1 Pe. 2.9). A primeira frase diz o propósito de Deus
para nós. “Afim de” significa finalidade, objetivo, razão de existir.
O Evangelho é o agente transformador do caráter do ser
humano, por isso Deus comissionou à Igreja fazer a evangelização a todos os
povos e etnias (Mc 16:15) no afã de possibilitar a restauração do ser humano ao
status quo da criação: imagem e semelhança de Deus (quanto ao caráter),
dignidade, plena felicidade, comunhão com Deus e vida eterna.
A MISSÃO INTEGRAL DA
IGREJA DE CRISTO
O Apóstolo deixa claro que, a missão integral da Igreja é a
proclamação da mensagem da salvação mediante a pregação e as ações da Igreja,
tendo sempre uma visão integral da natureza humana (o homem é corpo, alma e
espírito - 1Tes 5:23).
Em fim, Missão integral da Igreja é: proclamar o evangelho;
suprir as necessidades humanas; pregar a justiça social e a ética cristã.
Abrange tudo o que a Igreja pode e deve fazer para expandir o Reino de Deus no
mundo atual.
A igreja e a grande
comissão
Afirmamos que Cristo envia o seu povo redimido ao mundo
assim como o Pai o enviou, e que isso requer uma penetração de igual modo
profunda e sacrificial.
Precisamos deixar os nossos guetos eclesiásticos e penetrar
na sociedade não-cristã. Na missão de serviço sacrificial da igreja a
evangelização é primordial.
A evangelização mundial requer que a igreja inteira leve o
evangelho integral ao mundo todo.
A igreja ocupa o ponto central do propósito divino para com
o mundo, e é o agente que ele promoveu para difundir o evangelho. Mas, uma
igreja que pregue a Cruz deve, ela própria, ser marcada pela Cruz.
A igreja é antes a comunidade do povo de Deus do que uma
instituição, e não pode ser identificada com qualquer cultura em particular,
nem com qualquer sistema social ou político, nem com ideologias humanas.
Restaurando a dignidade humana. Deus criou o ser humano
perfeito, mas ao consumar o pecado foi destituído da presença de Deus(Rm 3:23),
perdeu a dignidade.
O distanciamento do Criador fez com que o ser humano
empreendesse inúmeras formas de cultura, que se desenvolveram conforme a
conveniência de sua natureza carnal, na maioria das vezes plenamente destoantes
dos princípios morais de Deus.
Mas Deus não desistiu do seu precioso plano para regenerar o
ser humano à sua forma plena: não somente espiritual também, física e cultural.
O desejo de Deus que o comportamento humano se mantenha
ajustado à Sua lei moral, justifica a indelével ordenança da Comissão Cultural
aos seus fiéis mordomos, e isso fica bem claro no capitulo 15 aos Romanos.
Ao longo da história humana Deus implementou diversas
maneiras de tratar com o ser humano sempre no afã de restaurar a sua identidade
perdida.
Neste período da Graça de Deus está sendo apresentada ao ser
humano a mensagem do Evangelho.
A mensagem de que “o
tempo está cumprido e que o reino de Deus chegou”, ou seja, que Jesus salva
o homem e o liberta do pecado, pondo-o, novamente, em comunhão com Deus, restaurando
lhe, assim, a dignidade originalmente concedida na criação, bem como lhe
assegurando a vida eterna.
A COMISSÃO
A igreja de Jesus não pode ficar circunscrita às quatro
paredes, ela precisa ir adiante, levar a mensagem do evangelho de Cristo.
A análise dos textos
finais dos evangelhos segundo Mateus, Marcos, Lucas e João, e do início de
Atos, revela a teologia bíblica da Grande Comissão. Tais textos não se
encontram em oposição, antes se complementam, a partir deles a Igreja aprende a
obedecer ao imperativo missionário.
Em Mt. 28.19, diz Jesus, “indo”, na verdade o ide, “poreoumai”
em grego não está no imperativo, mas no particípio.
O Senhor sabia que a Igreja iria, já que essa é a condição
de ser Igreja, ela não pode ficar estagnada, acomodada em um mesmo lugar.
O imperativo está no “fazei discípulos”, que está atrelado à
instrução de Cristo, haja vista que compete à Igreja ensinar aos discípulos a
“guardar todas as coisas que eu vos tenho mandado”.
A IGREJA ESPALHADA, At 7 a 12
A perseguição foi o instrumento usado por Deus para
desaglutinar a igreja de Jerusalém e alcançar outros povos.
a) Jerusalém e Judéia - A igreja inicialmente se concentrou
em Jerusalém. Entretanto, Deus estava firme em seu propósito de levar a bênção
do Evangelho às outras regiões e, por fim, a todas as nações. Ocorreu então
que, com a perseguição vinda diretamente contra a igreja de Jerusalém, os que
foram dispersos começaram a pregar em toda parte por onde passavam, At 8: 1, 4
e 5: 11, 19, 20 e 13: 46, 47. Com a morte de Estêvão, At 6 e 7, as testemunhas
de Jesus foram espalhadas.
b) Samaria - Felipe prega em Samaria, At 8: 4-8, e em missão
transcultural prega ao etíope, um alto oficial da rainha de Candace, que crê e
pede para ser batizado naquele mesmo dia, At 8: 26, 28-36 e 39. A história
indica que aquele etíope pode ter preparado o caminho para o posterior
estabelecimento de milhares de igrejas no longínquo vale do Nilo, na África.
c) Gentio romano - Pedro prega para Cornélio, um centurião
romano. Foi difícil para Pedro, ainda que cheio do Espírito Santo, aceitar a
conversão de um gentio. Mas, após uma visão, entendeu que Deus não faz acepção
de pessoas, At 10: 9, 23, 34 e 35.
MOTIVOS PELOS QUAIS A IGREJA
DEVE SE ENVOLVER EM MISSÕES
O ser
humano é triuno, está composto de Espírito – Alma e Corpo. Necessitamos do ali-mento
material, arroz, carne... para manter nosso corpo saudável e equilibrado. Isso
qual-quer pessoa pode conseguir nos supermercados, feiras... Mas o ser humano
tem uma parte espiritual que se compões de Espírito e Alma.
O
espírito é alimentado diretamente por Deus, pois é o sopro, o alento do próprio
Deus. A alma é a parte espiritual que corresponde ao homem alimentá-la.Não pode
ser alimentado com as coisas que
compramos no supermercado. Depende de alimento espiritual, e só pessoas
espirituais podem alimentá-la.
Toda
morte por desnutrição espiritual implica em condenação eterna.
O Corpo de
Cristo, ou seja, a Igreja é o único instrumento de Deus para alimentar espiri-tualmente
o ser humano e evitar que ele morra de desnutrição espiritual.
O IDE
a- O Primeiro convite. Mat. 4.19 “E disse-lhes:
Vinde após mim, e eu vos farei pescadores de homens.”.
b- Depois
de aprenderem. Marcos 16.15: “E disse-lhes: Ide por todo o mundo, pregai o
evangelho a toda criatura”.
PORQUE JESUS DISSE
‘IDE’?
- Porque o mundo todo é um projeto de Deus.
I Jo. 5.19. “Nós sabemos que pertencemos
a Deus, e que todo o mundo está sob o Maligno.”
- Porque o
mundo foi o objeto do amor de Deus. João
3.16; “Deus amou tanto o mundo que deu o seu único Filho para que todo aquele
que nele crê não se perca espiritual-mente, mas tenha a vida eterna.”
- Porque o mundo precisa saber que Ele está vivo. Atos 17.23. “Porque, passando eu e vendo os vossos
santuários, achei também um altar em que estava escrito: AO DEUS DESCONHECIDO.
Esse, pois, que vós honrais, não o conhecendo, é o que eu vos anuncio.” Ap. 1.18
= "e o que vivo; fui morto, mas eis
aqui estou vivo pelos séculos dos séculos; e tenho as chaves da morte e do
hades."
- Porque o mundo está pronto para ser segado. João 4.35: "Não
dizeis vós: Ainda há quatro meses até que venha a ceifa? Ora, eu vos digo:
levantai os vossos olhos, e vede os campos, que já estão brancos para a
ceifa."
- Porque estamos negligenciando nossa missão?.
Lucas 10.2: "E dizia-lhes: Na
verdade, a seara é grande, mas os trabalhadores são poucos; rogai, pois, ao
Senhor da seara que mande trabalhadores para a sua seara".
A RESPOSTA DO HOMEM
a- FUGA.
Jonas 1.1-3: "Ora veio a palavra do
Senhor a Jonas, filho de Amitai, dizendo: Levanta-te, vai à grande cidade de
Nínive, e clama contra ela, porque a sua malícia subiu até mim. Jonas, porém,
levantou-se para fugir da presença do Senhor para Társis. E, descendo a Jope,
achou um navio que ia para Társis; pagou, pois, a sua passagem, e desceu para
dentro dele, para ir com eles para Társis, da presença do Senhor".
b- DESCULPA.
Moisés. Exodo 3.1'1: "Então Moisés
disse a Deus: Quem sou eu, para que vá a Faraó e tire do Egito os filhos de
Israel?
c-
Alegação sobre nível espiritual.
Jeremias. Jer. 1.5,6: "Antes que eu
te formasse no ventre te conheci, e antes que saísses da madre te santifiquei;
às nações te dei por profeta. Então disse eu: Ah, Senhor Deus! Eis que não sei
falar; porque sou uma criança."
A RESPOSTA DE DEUS.
a- Se o
problema é falta de poder. Atos 1.8: "Mas recebereis poder, ao descer
sobre vós o Espírito Santo, e ser-me-eis testemunhas, tanto em Jerusalém, como
em toda a Judéia e Samária, e até os confins da terra"
b- Se é
falta de companhia. Josué 1.9: "Não to mandei eu? Esforça-te, e tem bom
ânimo; não te atemorizes, nem te espantes; porque o Senhor teu Deus está
contigo, por onde quer que andares"
c- Se é
por falta de visão espiritual. Jeremias 33.3: "Clama a mim, e responder-te-ei, e anunciar-te-ei coisas grandes e
ocultas, que não sabes."
d- Se o
problema é um nome para servir de escudo. Exodo 3.14,15: "Respondeu Deus a Moisés: EU SOU O QUE SOU.
Disse mais: Assim dirás aos olhos de Israel: EU SOU me enviou a vós. E Deus
disse mais a Moisés: Assim dirás aos filhos de Israel: O Senhor, o Deus de
vossos pais, o Deus de Abraão, o Deus de Isaque, e o Deus de Jacó, me enviou a
vós; este é o meu nome eternamente, e este é o meu memorial de geração em
geração".
POR QUE DEVEMOS IR?
a- Porque somos responsáveis por essa geração.
Ezequiel 33.7-11: "Quanto a ti,
pois, ó filho do homem, eu te constituí por atalaia sobre a casa de Israel;
portanto ouve da minha boca a palavra, e da minha parte dá-lhes aviso”.
8 Se eu disser ao ímpio: O ímpio, certamente
morrerás; e tu não falares para dissuadir o ímpio do seu caminho, morrerá esse
ímpio na sua iniqüidade, mas o seu sangue eu o requererei da tua mão.
9 Todavia se advertires o ímpio do seu
caminho, para que ele se converta, e ele não se converter do seu caminho, morrerá
ele na sua iniqüidade; tu, porém, terás livrado a tua alma.
10 Tu, pois, filho do homem, dize à casa de
Israel: Assim falais vós, dizendo: Visto que as nossas transgressões e os
nossos pecados estão sobre nós, e nós definhamos neles, como viveremos então?
11 Dize-lhes: Vivo eu, diz o Senhor Deus, que
não tenho prazer na morte do ímpio, mas sim em que o ímpio se converta do seu
caminho, e viva... “
b- Devemos ir em virtude do estado dos homens.
Provérbios 24.11,12: "Livra os que
estão sendo levados à morte, detém os que vão tropeçando para a matança.
1 Se disseres: Eis que não o sabemos; porventura aquele que
pesa os corações não o percebe? e aquele que guarda a tua vida não o sabe? e
não retribuirá a cada um conforme a sua obra?"
c- Devemos ir porque temos recebido talentos.
Lucas 19.13: "E chamando dez servos
seus, deu-lhes dez minas, e disse-lhes: Negociai até que eu venha."
d- Devemos ir porque o mundo precisa conhecer a Cristo.
Romanos 10.13-15: "Por-que: Todo
aquele que invocar o nome do Senhor será salvo. Como pois invocarão aquele em
quem não creram? e como crerão naquele de quem não ouviram falar? e como
ouvirão, se não há quem pregue? E como pregarão, se não forem enviados? assim
como está escrito: Quão formosos os pés dos que anunciam coisas boas!"
e- Devemos ir porque temos um Evangelho de
poder. Romanos 1.16: "Porque
não me envergonho do evangelho, pois é o poder de Deus para salvação de todo
aquele que crê; primeiro do judeu, e também do grego."
QUANDO DEVEMOS
COMEÇAR?
a- AGORA! Porque o Espírito Santo está
falando, 'agora'. Hebreus 3.7,8: "Pelo
que, como diz o Espírito Santo: Hoje, se ouvirdes a sua voz, não endureçais os
vossos corações, como na provocação, no dia da tentação no deserto,"
b- Agora, rápido.... Apocalipse 22.20:
"Aquele que testifica estas coisas
diz: Certamente cedo venho. Amém; vem, Senhor Jesus".
c- Agora, porque temos pouco tempo. João
9.4: "Importa que façamos as obras
daquele que me enviou, enquanto é dia; vem a noite, quando ninguém pode trabalhar."
Continuaremos
como estamos ou os decidiremos a sair em
busca daqueles que ainda não conhecem o plano da salvação?
Qual será
a nossa resposta às demandas do nosso Senhor Jesus?
Pr. Dr.
Adaylton Conceição de Almeida (Th.B.;Th.M.;Th.D.;D.Hu.)
Assembleia de
Deus Ministério do Belém em Santos - São Paulo.
O Pr.
Dr. Adaylton de Almeida Conceição, foi Missionário no Amazonas e por mais de 20
anos exerceu seu ministério na Republica Argentina; é Licenciado, Bacharel,
Mestre e Doutor em Teologia e Diretor da Faculdade Teológica Manancial.
Email: adayl.alm@hotmail.com
Facebook: adayl manancial
BIBLIOGRAFIA
- Adaylton de Almeida Conceição – Introdução à Carta aos Romanos ( Ed. Manancial)
- F. F. Bruce – Romanos – Introdução e Comentario