sexta-feira, 22 de julho de 2016

O TRABALHO E ATRIBUTOS DO GANHADOR DE ALMAS - EBD/CPAD - Lição 4 - Subsídio Teológico


"Disse Jesus: Ide por todo o mundo, e pregai o evangelho a toda criatura, quem crer e for batizado será salvo, mas quem não crer será condenado. E estes sinais hão de seguir os que crerem: Em meu nome expulsarão demônios; falarão novas línguas; pegarão em serpentes; e quando beberem alguma coisa mortífera, não lhes fará mal algum; imporão as mãos sobre enfermos, e os curarão." Marcos 16.15-18.

Uma nação de ganhadores de almas

Para que isso aconteça, é claro, primeiramente, há uma necessidade de que cada um aqui receba o discernimento espiritual de que o “ide” de Jesus não se restringe a uma pessoa que desempenha um cargo na igreja, em outras palavras, a condução de pessoas à salvação não é apenas responsabilidade de um pastor, de um diácono ou de um obreiro, mas, pelo contrário, se você encontrou a Cristo, é seu dever levá-las a um encontro com Ele.

A Palavra afirma: ...o que ganha almas é sábio.” (Provérbios 11,30). Interessante é que muitas pessoas pedem de tudo a Deus menos para serem “ganhadoras de almas”, isso revela, segundo esta passagem, que existe uma grande falta de sabedoria numa grande maioria.

A grande tarefa da igreja no mundo é pregar o Evangelho de CRISTO

O ministério de evangelista foi concedido por DEUS para que, com graça e paixão, as pessoas fossem tocadas pela mensagem do Evangelho. É um carisma de ordem ministerial que o nosso Pai do Céu dispensou ao seu povo. É urgente que a igreja no Brasil proclame o Evangelho simples aos quatro cantos deste país, apontando para temas acerca da salvação, do perdão do pecado em JESUS e do amor ao próximo. É bem possível haver frequentadores de uma igreja evangélica que nunca ouviram falar desses temas.

EVANGELISMO PESSOAL - UMA ORDEM A SER CUMPRIDA

A situação da humanidade é crítica, “pois todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus” (Rm 3.23). As almas clamam com agonia, pois estão submergidas no pecado e precisam de libertação. Os únicos, em todo o mundo, capazes de proferir uma verdadeira palavra de esperança para todas estas vidas são aqueles que um dia tiveram um encontro com o Senhor Jesus: os crentes. O evangelho do Senhor Jesus pelo povo de Deus foi entendido, e agora deve-se dar continuidade à obra iniciada por Cristo. O Evangelho é a palavra da salvação, e deve ser pregado a todas as nações do mundo:

O maior evangelista de todos os tempos.

Ao longo dos anos surgiram homens comprometidos com o reino de Deus, e que muitas almas ganharam para o Senhor. Foram homens que ofereceram suas vidas como oferta voluntária a Deus, um sacrifício vivo; homens que oram, jejuam, se consagram e pregam com direção do Espírito Santo. Alguns dos nomes que ficaram na história podem ser mencionados: John Wesley, Charles Finney, Charles H. Spurgeon, Moody, Billy Graham, entre outros. Porém o maior evangelista de todos os tempos é aquele que quebrou as barreiras de separação entre os povos, venceu o pecado, venceu a morte, venceu a Satanás e está assentado à destra de Deus: o grande Jesus Cristo, nosso Senhor.

Definição

O DOM – ευαγγελιστης  euaggelistes:1) aquele que traz boas novas, evangelista; 2) nome dado no NT aos mensageiros da salvação através de Cristo que não eram apóstolos.

A palavra Evangelista tanto classifica um Dom Espiritual especifico quanto indica uma mensagem ou mesmo uma pessoa.

CONCEITO DE EVANGELISTA

O termo “evangelista” (gr. euaggelistēs), literalmente “mensageiro do bem”, deriva do verbo grego euangelizo (evangelizar)  e significa transmitir as boas-novas. Como dom, refere-se àquele que é chamado para anunciar o Evangelho.  É concedido por Deus mediante uma capacitação ministerial objetivando propagar o Evangelho de Cristo para toda a humanidade (Efésios 4:11). O evangelista é aquele que demonstra paixão pela salvação dos perdidos. Ele esmera-se por buscar da parte de Deus mensagens inspiradas para tocar os corações e quebrantar a alma dos pecadores. Mas recebereis a virtude do Espírito Santo, que há de vir sobre vós; e ser-me-eis testemunhas, tanto em Jerusalém como em toda a Judéia e Samaria, e até aos confins da terra. Atos 1:8.

Evangelista não é título, é ministério, é pessoa dada por Cristo à Igreja.

Se você tem o título de evangelista, mas não ganhou nem uma alma este mês, você pode ser tudo, menos evangelista. Evangelista é apaixonado por almas. Evangelista amanhece e anoitece pensando em ganhar almas, aliás não só pensa, ganha mesmo. Infelizmente, hoje muitos se intitulam de avivalistas e conferencistas, até parece que o ministério de evangelista foi extinto ou caiu em desuso. Todavia, Deus continua levantando homens para exercer esse lindo ministério, seja como missionário ou como pregador itinerante. Seja pregando para multidões ou para um pequeno grupo de pessoas, até mesmo individual.

Explicação. Todo crente verdadeiro é uma testemunha de Jesus Cristo, sem importar se tal crente possui ou não o dom de evangelismo. Todo crente precisa estar preparado para compartilhar de sua fé com os incrédulos, conduzindo-os aos pés de Cristo sempre que se apresente uma oportunidade, esse é o papel cristão de todos os crentes verdadeiros que correspondem a esse dom. Mas apesar disso, nem todos os crentes receberam o dom de evangelista. Quem tem esse dom tem a habilidade sobrenatural dada por Deus para conduzir pessoas não crentes a Cristo, pois esse dom é primário na igreja, ele visa o crescimento da igreja.

Para entendermos o real objetivo da Igreja aqui na Terra, vamos observar através da Bíblia Sagrada o início da Igreja Primitiva; seus desejos, métodos e suas ações.
Jesus disse aos discípulos para não se ausentarem de Jerusalém, mas que esperassem a promessa do Pai e que do alto seriam revestidos de poder (Lc 24,49 e At 1,4).

Após o batismo, Pedro é o primeiro que se levanta, o mesmo anteriormente que não teve coragem de orar para sua sogra que estava com febre e aquele que negou o Senhor Jesus por 3 vezes, agora com autoridade ele começa a pregar a Palavra de Deus e quase 3 mil almas aceitam ao Senhor Jesus como o Salvador da suas vidas.

ATRIBUTOS DE UM EVANGELISTA

Para ser um proclamador do evangelho há algum pré-requisito? Certamente. Em primeiro lugar o evangelista deve ser um cristão resgatado pela graça de Deus. Não há ministério se não há ministro. Em segundo lugar, devemos dizer que todas as recomendações morais das escrituras são mandatórias para o evangelista. É por isso que Paulo diz: esmurro o meu corpo e o reduzo à escravidão, para que, tendo pregado a outros, não venha eu mesmo a ser desqualificado (1Co.9.27).

DISPOSIÇÃO

De todos os Dons mencionados no texto bíblico, somente para o Ministério Evangelístico existe uma apelo do próprio Senhor Jesus para o envio de mais trabalhadores:

Então, disse aos seus discípulos: A seara é realmente grande, mas poucos os ceifeiros. Rogai, pois, ao Senhor da seara, que mande ceifeiros para a sua seara”. Mateus 9:37-38

Portanto este é um Ministério que exige disposição extra dos obreiros. Insistência, perseverança, firmeza, Constância, o evangelista continua mesmo após “tomar inúmeros fora” de amigos e parentes, de ser tido como “chato” por não parar de falar sempre da mesma coisa, ou seja: Da Salvação que há em Jesus!

Deve ser um seguidor de Cristo:

Somente um seguidor de Cristo pode conduzir pessoas a se achegarem a Ele (Lc.14.33; Mt.4.19). Os que se aventuram nesse ministério e não são reconhecidos pelo Senhor serão rejeitados por Ele durante sua vida (1Jo.2.19) ou no Dia do Senhor (Mt7.21-23).

Deve buscar uma vida de santidade:

O cristão sempre deve buscar conformar suas atitudes com o caráter de Cristo, o que inclui seu modo de pensar (Fl.4.8), falar (Ef.4.29) e agir (Rm.6.11-13). Ele deve lutar para ser irrepreensível (1Pe.2.12) e santo (1Pe.114-16).

Deve buscar uma vida de Intimidade com Deus:

Precisamos nos lembrar que a nossa intimidade com Deus é mais importante do que a nossa atividade para Ele. Para se obter intimidade é necessário gastar tempo, e o cristão deve investir seu tempo na busca de uma vida íntima com Deus.

Deve buscar levar uma vida de oração:

Charles Haddon Spurgeon dizia aos seus colegas pregadores: “Devemos ter por norma jamais ver a face dos homens antes de vermos a face de Deus…Quem sai correndo da cama para as ocupações sem primeiro passar tempo com Deus, é tão insensato quanto o soldado que se lança na batalha sem armas nem armadura”. É por isso que Jesus nos ensina a orar sem nunca parar (Lc.18.1) e Paulo nos instrui a orar sem cessar (1Ts.5.17).

Deve buscar uma vida de estudo das escrituras:

Precisamos estudar a Palavra de Deus a fim de que conheçamos mais sobre o nosso Deus, e aprendamos como Ele quer que vivamos. Estudando a Palavra, estaremos também  nos preparando para responder perguntas que poderão ser feitas.

Deve buscar ser amigo de pecadores:

Nos evangelhos fica bem claro que Jesus gostava mais de estar com o povo do que com os líderes religiosos. Ele freqüentava as festas dos pagãos e era chamado de “amigo dos pecadores” (Lc 7.34). Andou entre o povo, falou sua língua, observou seus costumes, participou de suas festas e usou seus eventos (Lc 13.1-5) para chamar atenção para o que ele ensinava. Porém fez tudo isto sem comprometer sua missão.

Deve saber expor a mensagem:

Uma das instruções das escrituras sobre os cristãos é que eles devem estar preparados para responder àqueles que pedem a razão da esperança que temos (1Pe.3.15). Não podemos ser levianos com esse preparo: É parte do desenvolvimento espiritual do cristão o crescer em conhecimento e prática do evangelho.

Filipe, o evangelista autêntico

“Entrementes, os que foram dispersos iam por toda parte pregando a palavra.  Filipe, descendo à cidade de Samaria, anunciava-lhes a CRISTO.  As multidões atendiam, unânimes, às coisas que Filipe dizia, ouvindo e vendo os sinais que ele operava.  Pois os espíritos imundos de muitos possessos saíam gritando em alta voz; e muitos paralíticos e coxos foram curados.  E houve grande alegria naquela cidade.” Atos 8:4-8

O verdadeiro evangelista tem intimidade com DEUS

E o anjo do Senhor falou a Filipe, dizendo: Levanta-te, e vai para o lado do sul, ao caminho que desce de Jerusalém para Gaza, que está deserta. Atos 8:26

E o anjo do Senhor falou a Filipe, dizendo: Levanta-te, e vai para o lado do sul, ao caminho que desce de Jerusalém para Gaza, que está deserta". Atos 8:26

O evangelista Filipe não só testificava publicamente, mas também fazia evangelismo pessoal.

Foi enviado por DEUS para pregar ao primeiro ministro da rainha da Etiópia (o título honorífico dela era Candace, assim como existem outros em diversos países, tais como barão, duque, visconde, conde; no Japão: San, Kun, Chan, Senpai e kōhai, etc....

O legítimo evangelista conhece as escrituras e sua mensagem é JESUS CRISTO:

E, correndo Filipe, ouviu que lia o profeta Isaías, e disse: Entendes tu o que lês? Atos 8:30
Então Filipe, abrindo a sua boca, e começando nesta Escritura, lhe anunciou a JESUS. Atos 8:35

O verdadeiro evangelista é direcionado para a cidade ou lugar que DEUS manda:

E, quando saíram da água, o ESPÍRITO do Senhor arrebatou a Filipe, e não o viu mais o eunuco; e, jubiloso, continuou o seu caminho. E Filipe se achou em Azoto e, indo passando, anunciava o evangelho em todas as cidades, até que chegou a Cesaréia. Atos 8:39-40.

Vamos comparar algumas qualidades de um bom pescador com um evangelista:

Paciência: Mc 15.15,16.
A pesca exige espera e paciência para que o peixe venha e morda a isca. Às vezes é rápido, mas tem horas que demora muito até pegar o primeiro peixe.
O mesmo acontece com a pregação do evangelho. É preciso estar pronto e incansável, disponível para abençoar vidas e no momento certo a pessoa se entrega ao evangelho. Jesus mandou pregar para todas as pessoas sem exceção.
Pelo contrário, em tudo recomendando-nos a nós mesmos como ministros de Deus: na muita paciência, nas aflições, nas privações, nas angústias

A paciência é a virtude dos grandes líderes em tempos difíceis. O grande estadista americano Abraham Lincoln disse que “a maior habilidade de um líder é desenvolver habilidades extraordinárias em pessoas comuns. No texto sagrado acima o apóstolo Paulo apresenta-se como “ministro de Deus”. A maior virtude de um ministro de Deus é ser exemplo, especialmente em tempos difíceis. Note o que diz o apóstolo: “nas aflições, nas privações, nas angústias”.
                 
Coragem: I Co 9.16
O pescador não pode ter medo de água, vento, frio, espinhos, mosquitos ou qualquer outro perigo. Deve ter coragem de pescar em rios, cachoeiras, lagos, açudes e até no mar.

O pregador do evangelho também precisa dessa coragem. Não pode temer às pessoas nem a satanás. Para isso deve pensar como o apóstolo que necessita ganhar almas e então esquecer toda dificuldade.

CONCLUSÃO

O ministério de evangelista foi concedido por Deus a algumas pessoas, conforme o propósito do Espírito Santo, para que, com graça e paixão, os pecadores fossem tocados pela mensagem do Evangelho. Este dom ministerial também é concedido para o fortalecimento e a edificação das igrejas locais.

O Dom do Evangelista é para a Igreja nos dias de hoje, é necessário que clamemos ao Senhor da Seara que envie obreiros, mas, que também oremos ao Senhor que sustente os obreiros já enviados, que os identifiquemos, capacitemos-os com o que for necessário, valorizemos nossos evangelistas, e aprendamos com estes o valor de uma alma ganha para Cristo.

Por Pr. Dr. Adaylton Conceição de Almeida (Th.B.;Th.M.;Th.D.)

Assembleia de Deus Ministério do Belém em Santos - São Paulo.
Facebook: adayl manancial

O Pr. Dr. Adaylton de Almeida Conceição, foi Missionário no Amazonas e por mais de 20 anos exerceu seu ministério na Republica Argentina; é Licenciado, Bacharel, Mestre e Doutor em Teologia, Membro da Academia de Letras Machado de Assis de Brasília-DF, Professor do Seminário Kerigma em Santos-SP e Diretor da Faculdade Teológica Manancial.

BIBLIOGRAFIA
  • Daniel Miranda Gomes – O Ministério de Evangelista
  • Hiramar Paiva - Características de Um Verdadeiro Evangelista
  • Jaiton P. de Paiva – Evangelismo pessoal – Uma ordem a ser cumprida
  • Públio Azevedo - Dons / Evangelistas

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Muito obrigado pelo seu comentário!
Sua participação dá solidez a esta proposta, no entanto preste atenção:

É EXPRESSAMENTE PROIBIDA A POSTAGEM DE COMENTÁRIOS DISCRIMINATÓRIOS, RACISTAS, QUE OFENDAM A IMAGEM OU A MORAL OU DESRESPEITEM A LEGISLAÇÃO EM VIGOR.

INFORMAMOS QUE O IP DE TODOS AQUELES QUE NÃO RESPEITAREM AS REGRAS DESTE BLOG, ESTÃO DISPONÍVEIS ATRAVÉS DOS SITES DE ESTATÍSTICAS, E SERÃO FORNECIDOS À JUSTIÇA, CASO SEJAM REQUISITADOS POR AUTORIDADE LEGAL.

Pastor Carlos Roberto Silva
Point Rhema

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...