terça-feira, 24 de janeiro de 2017

Igreja Anglicana pede perdão a católicos e apela por unidade


Nos 500 anos da Reforma, anglicanos emitiram comunicado se arrependendo por mortes e perseguições


Dois mil e dezessete marca os 500 anos da Reforma Protestante, iniciada por Martinho Lutero e que resultou no surgimento de vários segmentos atualmente chamados de evangélicos. Em um comunicado oficial, emitido nesta quarta-feira (18), o Arcebispo da Cantuária, líder dos cerca de 80 milhões de episcopais anglicanos do mundo, pediu perdão aos católicos.
O reverendo Andrew Atherstone, membro da Comissão de Fé e Ordem, disse que: “À medida que a Igreja da Inglaterra se prepara para celebrar a Reforma, ela também deve se arrepender da violência e brutalidade que por vezes cometeu em nome de Deus”.
Os arcebispos da Cantuária e de York, os dois líderes mais importantes da Igreja da Inglaterra manifestaram, em nome de todos os anglicanos, remorso pela violência e pediram perdão aos católicos. Eles afirmaram que os evangélicos deveriam “Se arrepender por terem causado divisões”.
Lembraram que os líderes da época contrariaram os ensinamentos de Jesus e deixaram um “legado de desconfiança e competição” entre os cristãos.
A iniciativa, que enfatiza a necessidade de curar as divisões, ocorre um mês antes do Sínodo Geral da Igreja da Inglaterra debater o aniversário da Reforma. Embora acreditem que o movimento trouxe “grandes bênçãos” para o Reino Unido como a disponibilidade da Bíblia para todos em sua própria língua, expressaram vergonha pelas decisões que geraram “perseguição e morte”.
Ressaltam no documento que isso gerou “um dano duradouro à unidade da Igreja, contrariando o claro comando de Jesus Cristo pela unidade no amor”. Eles fazem um apelo para a restauração da união de todos os cristãos do mundo.
Os anglicanos estão celebrando a Semana de Oração Pela Unidade Cristã, um evento anual no calendário da Igreja. Eles lembraram os esforços recentes de reaproximação com o Vaticano. O papa Francisco desde o início do pontificado tem sido um entusiasta da união de todos os segmentos cristãos. No final do ano passado, católicos e evangélicos assinaram um documento onde pediram perdão mutuamente pelas divisões históricas.

Guerra Religiosa no Reino Unido

A guerra religiosa entre protestantes e católicos foi um dos períodos mais sangrentos da história do Reino Unido, com milhares de pessoas condenados à morte por causa de suas crenças religiosas. O conflito influenciou grandemente a formação do Reino Unido.
Estimulou, por exemplo, a divisão da Irlanda em duas, com a Irlanda do Norte concentrando a população protestante, enquanto a porção Sul, atual República da Irlanda, sendo predominantemente católica até hoje.
Na esteira do que ocorria em boa parte da Europa, a reforma Protestante na Inglaterra foi promulgada em 1534, pelo rei Henrique VIII. Após romper com o Vaticano, ele se tornou chefe da Igreja da Inglaterra, de onde surgiu o nome anglicana. Com informações de BBC
Fonte: Gospel Prime

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Muito obrigado pelo seu comentário!
Sua participação dá solidez a esta proposta, no entanto preste atenção:

É EXPRESSAMENTE PROIBIDA A POSTAGEM DE COMENTÁRIOS DISCRIMINATÓRIOS, RACISTAS, QUE OFENDAM A IMAGEM OU A MORAL OU DESRESPEITEM A LEGISLAÇÃO EM VIGOR.

INFORMAMOS QUE O IP DE TODOS AQUELES QUE NÃO RESPEITAREM AS REGRAS DESTE BLOG, ESTÃO DISPONÍVEIS ATRAVÉS DOS SITES DE ESTATÍSTICAS, E SERÃO FORNECIDOS À JUSTIÇA, CASO SEJAM REQUISITADOS POR AUTORIDADE LEGAL.

Pastor Carlos Roberto Silva
Point Rhema

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...