sábado, 6 de maio de 2017

Muçulmanos erguem cruz para convencer cristãos a voltar para Mossul


Um grupo de moradores de um bairro muçulmano de Mossul ergueu uma cruz ao lado de um mosteiro para convencer os cristãos que fugiram da cidade iraquiana devido à perseguição do grupo terrorista Estado Islâmico (EI) a voltar.

Os moradores do bairro de El Arabi colocaram a cruz acima do morro onde fica o mosteiro de Mar Guergues (São Jorge, em árabe), na presença de cidadãos cristãos.

O EI costumava marcar os cristãos pintando as paredes a letra "N" de "Nusairi", que em árabe significa "cristão", para que os demais extremistas soubessem onde estavam.

O ativista civil Basem al Tai disse à Agência Efe que esta é a primeira iniciativa dos moradores para convidar os cristãos a voltar a suas áreas de origem, depois que o EI os expulsou de Mossul após ocupar a cidade, em 2014.

Tai esclareceu que hoje é o dia do mosteiro de São Jorge, que foi destruído pelo EI, e por isso mesmo a data foi escolhida para "expressar solidariedade aos irmãos cristãos".

Ele acrescentou que o ato de colocar a cruz desafia o EI.

"É para lembrar ao mundo seus atos criminosos", declarou.

Tai convidou os cristãos a voltar a suas casas porque são "o sal do Iraque". "Estamos preparando outros projetos e trabalharemos para o regresso de todas as famílias cristãs", garantiu.

O ativista, que lidera a ONG local Safinat Nuh (Arca de Noé) para a convivência pacífica, afirmou que os voluntários fazem várias conferências para que os cristãos recuperem a confiança que perderam depois de 2014.

Samer Ilyas, escritor cristão e um dos moradores da região, contou que esta idéia dos jovens muçulmanos foi "muito boa", pois no distrito vivia um grande número de cristãos.

"Estamos acostumados a este tipo de atitude de nossos irmãos muçulmanos, e isto também indica os bons habitantes que são e a autenticidade de seus atos", apontou.

Para ele, "a cidade sem cristãos é como a comida sem sabor".

Segundo o Ministério iraquiano de Deslocados e Migrações, pelo menos 2.063 deslocados iraquianos retornaram hoje a seus lares nos bairros do leste de Mossul. As forças governamentais expulsaram o EI da parte oriental da cidade em janeiro, depois de três meses de combates.

Publicado em EFE via Terra via Notícias Cristãs

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Muito obrigado pelo seu comentário!
Sua participação dá solidez a esta proposta, no entanto preste atenção:

É EXPRESSAMENTE PROIBIDA A POSTAGEM DE COMENTÁRIOS DISCRIMINATÓRIOS, RACISTAS, QUE OFENDAM A IMAGEM OU A MORAL OU DESRESPEITEM A LEGISLAÇÃO EM VIGOR.

INFORMAMOS QUE O IP DE TODOS AQUELES QUE NÃO RESPEITAREM AS REGRAS DESTE BLOG, ESTÃO DISPONÍVEIS ATRAVÉS DOS SITES DE ESTATÍSTICAS, E SERÃO FORNECIDOS À JUSTIÇA, CASO SEJAM REQUISITADOS POR AUTORIDADE LEGAL.

Pastor Carlos Roberto Silva
Point Rhema

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...