sábado, 5 de maio de 2018

Bolsonaro lidera cenário sem Lula, diz Instituto Paraná de Pesquisas

Pesquisa do Instituto Paraná joga um pá de cal na pesquisa do Datafolha, muito criticada pelos jornalista

O deputado federal Jair Bolsonaro (PSL-RJ) lidera pesquisa de intenção de votos para a Presidência quando Luiz Inácio Lula da Silva (PT) não está no páreo. O levantamento nacional foi feito pelo instituto Paraná Pesquisas com 2.002 eleitores e margem estimada de erro de aproximadamente 2%.
No primeiro cenário da pesquisa estimulada, o candidato do PT é o ex-ministro e ex-prefeito de São Paulo, Fernando Haddad. Neste caso, Bolsonaro desponta com 20,5% das intenções de voto.
Na sequência, quatro candidatos aparecem com percentuais muito próximos. Marina Silva tem 12% das intenções de voto, seguida por Joaquim Barbosa (11%), Ciro Gomes (9,7%) e Geraldo Alckmin (8,1%).
O segundo cenário da pesquisa que não considera o ex-presidente Lula também exclui um candidato próprio do PT. Nesse caso, os porcentuais de intenção de votos são muito semelhantes. Bolsonaro lidera com 20,7%. Em seguida, a opção nenhum dos candidatos aparece com 17,3%. Marina Silva tem 13,3% das intenções de voto e na esteira aparecem Joaquim Barbosa (11,2%), Ciro Gomes (10,1%), Geraldo Alckmin (8,4%) e Alvaro Dias (6,1%).
Lula no páreo
Quando o ex-presidente Lula é incluído como candidato, a situação muda. No cenário com Lula, o petista lidera a pesquisa com 27,6% das intenções de voto, mesmo estando preso. Jair Bolsonaro é o segundo colocado, com 19,5%. 
VEJA O CENÁRIO SEM O EX-PRESIDENTE (COM HADDAD):
Bolsonaro: 20,5% 
“Nenhum” candidato: 17,5% 
Marina Silva: 12,0%
Joaquim Barbosa: 11,0%
Ciro Gomes:  9,7%
Geraldo Alckmin: 8,1%
Alvaro Dias: 5,9%
“Não sabe”: 4,7%
Fernando Haddad: 2,7%
Manuela D’Ávila: 2,1%
Michel Temer: 1,7%
Flávio Rocha: 1,0%
*Guilherme Boulos, Henrique Meirelles, João Amoêdo e Rodrigo Maia também foram citados, mas não atingiram 1%. 
Foi realizada pesquisa ainda em um terceiro cenário, desconsiderando Lula e o ex-prefeito de São Paulo Fernando Haddad. 
Bolsonaro: 20,7%
"Nenhum" candidato: 17,3%
Marina Silva: 13,3%
Joaquim Barbosa: 11,2%
Ciro Gomes: 10,1%
Geraldo Alckmin: 8,4%
Alvaro Dias: 6,1%
Manuela D’Ávila: 2,1%
Michel Temer: 1,7%
Flávio Rocha: 1,00%
*Guilherme Boulos, Henrique Meirelles, João Amoêdo e Rodrigo Maia foram citados, mas não atingiram 1%.
A pesquisa de opinião pública foi feita com 2.002 eleitores, e foi estratificada segundo sexo, faixa etária, escolaridade, nível econômico e posição geográfica, em 26 estados e Distrito Federal e em 154 municípios brasileiros entre os dias 27 de abril a 2 de maio. A amostra atinge grau de confiança de 95,0% para uma margem estimada de erro de aproximadamente 2,0% para os resultados gerais. A pesquisa está registrada no Tribunal Superior Eleitoral sob o n.º BR- 02853/2018 para o cargo de Presidente.
Candidatos apoiados por Lula e possível candidatura
A pesquisa também consultou a disposição dos eleitores em votar em algum candidato ou candidata apoiada pelo ex-presidente petista. Entre os entrevistados, 61,2% não votariam em candidato apoiado por ele. Votariam, 23,4%; dependendo do candidato, 14,1%; e não sabem ou não opinaram, 1,3%.
Já entre os eleitores de Lula, 62,0% votariam no candidato apoiado por ele; 20,3%, dependendo do candidato; e 16,8% não votariam. Não sabem ou não opinaram, 0,9%.
Questionados sobre qual candidato o ex-presidente iria apoiar, caso não concorra ao cargo de presidente, a maioria (30,4%) respondeu que não sabe. Maria Silva foi apontada por 15%, seguida por Ciro Gomes, com 11,8%, e Fernando Haddad, com 11,5%. Entre os eleitores de Lula, “não sabe” também foi maioria, com 31,8%, a frente do nome de Marina Silva (19,2%), Ciro Gomes (15,6%), e Fernando Haddad (10,8%).
Outra questão foi a percepção dos eleitores sobre um possível registro do ex-presidente como candidato. Para 63,2%, Lula não deve conseguir o registro. Para 32,7%, o petista pode, sim, registrar candidatura. Não sabem ou não opinaram, 4,1%.
Entre os eleitores de Lula, o percentual do não cai para 62,0%, e do sim sobe para 33,5%. Não sabem ou não opinaram, 4,5%.


Percepção quanto a possibilidade de registro da candidatura do ex-Presidente Lula


Potencial Eleitoral dos principais candidatos à Presidência
A pesquisa também quis saber qual o potencial eleitoral dos principais candidatos, desconsiderando Lula. Fernando Haddad lidera as rejeições (66,1%), seguido por Geraldo Alckmin (61,3%), Ciro Gomes (55,0%), Marina Silva (51,5%), Jair Bolsonaro (49,6%) e Joaquim Barbosa (45,5%). As rejeições indicam que o eleitor não votaria no candidato citado de jeito nenhum para Presidente do Brasil. Já no ranking de aprovação, com certeza votaria para Presidente em: Bolsonaro (13,6%), seguido por Marina Silva (6,7%), Joaquim Barbosa (6,5%), Ciro Gomes (3,7%), Geraldo Alckmin (3,5%) e Fernando Haddad (0,9%).
Avaliação da Administração Federal
A pesquisa levantou ainda a avaliação da Administração Federal. Segundo os dados, 81,2% desaprovam o governo de Michel Temer (MDB). Entre eles, a maioria são do sexo feminino, entre 16 a 59 anos, com ensino médio, pessoa economicamente ativa, e, majoritariamente, do Nordeste.


81,2% desaprovam o governo Temer


Fonte: Gospel Geral

ASSISTA AQUI

Para uma boa audição acione a pausa no ícone do Stúdio Rhema


ASSISTA ABAIXO O DEBATE SOBRE ESSA PESQUISA E SEU RESULTADO


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Muito obrigado pelo seu comentário!
Sua participação dá solidez a esta proposta, no entanto preste atenção:

É EXPRESSAMENTE PROIBIDA A POSTAGEM DE COMENTÁRIOS DISCRIMINATÓRIOS, RACISTAS, QUE OFENDAM A IMAGEM OU A MORAL OU DESRESPEITEM A LEGISLAÇÃO EM VIGOR.

INFORMAMOS QUE O IP DE TODOS AQUELES QUE NÃO RESPEITAREM AS REGRAS DESTE BLOG, ESTÃO DISPONÍVEIS ATRAVÉS DOS SITES DE ESTATÍSTICAS, E SERÃO FORNECIDOS À JUSTIÇA, CASO SEJAM REQUISITADOS POR AUTORIDADE LEGAL.

Pastor Carlos Roberto Silva
Point Rhema

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...