quarta-feira, 12 de setembro de 2018

Projeto Comprova checou: é verdadeira a foto que mostra a marca da cirurgia em Jair Bolsonaro

A veracidade de uma imagem que mostra a extensão da incisão sofrida por Jair Bolsonaro, após o atentado de 6 de setembro, tem sido questionada nas redes sociais.
A foto foi divulgada por perfis como o do senador Magno Malta (PR), que já havia compartilhado pelo menos uma montagem como sendo verdadeira.
Nesse caso, no entanto, a pessoa retratada na cama de hospital trata-se realmente do candidato do PSL.
A informação foi checada pelo Projeto Comprova, que tem a participação da Rádio Bandeirantes para apurar notícias duvidosas sobre a campanha presidencial.
Elementos da foto combinam com outras imagens feitas de Bolsonaro na UTI, como a estampa do avental, a roupa da cama e a disposição dos eletrodos no corpo.
Consultado pelo Comprova, o cirurgião-geral Francisco Duarte confirmou que a cicatriz resultante da operação condiz com o procedimento sofrido pelo candidato.
Segundo o especialista, é mandatório que se abra todo o abdome para expor todas as vísceras que devem ser minuciosamente examinadas.
Já a bolsa plástica que aparece na foto foi colocada para coletar os resíduos fecais, já que o intestino grosso teve o trânsito interrompido pela colostomia.
Consultada pelo Poder360, a assessoria de Magno Malta informou que a foto não foi tirada por ele, mas por uma fonte fidedigna com autorização da família.
Um dos filhos do candidato, Eduardo Bolsonaro, confirmou se tratar de seu pai.
O Hospital Albert Einstein não quis se pronunciar oficialmente.
Uma das publicações que questiona a imagem usa como argumento uma busca no Google que mostra a imagem em uma página de maio de 2017.
Acontece que a página em questão mostra uma discussão iniciada no ano passado, mas a foto de Bolsonaro só foi publicada no último domingo.
Mais checagens como essa no site projetocomprova.com.br, onde você pode enviar outras notícias duvidosas sobre a campanha presidencial para apuração.
Fonte: RB

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...