segunda-feira, 19 de novembro de 2018

Pastor orienta colegas de ministério a adotarem “regra Billy Graham” para evitar acusações de assédio

Os escândalos impulsionados por acusações de assédio sexual contra pastores levaram um líder cristão a encorajar os colegas de ministério a adotarem a "regra Billy Graham" em suas vidas, e assim, evitarem situações que podem se tornar problemáticas no futuro.
A "regra Billy Graham" é um termo que surgiu a partir do Manifesto de Modesto, quando o famoso evangelista se juntou com outros pregadores em 1948 numa iniciativa para "evitar qualquer situação que tivesse a aparência de compromisso ou suspeita", o que incluía um veto a encontros, reuniões, jantares ou qualquer outra circunstância em que ele ficasse sozinho com alguma mulher que não fosse sua esposa, Ruth.
Diante disso, o pastor Thom Rainer, presidente da entidade LifeWay Christian Resources, decidiu aconselhar os pastores a adotarem essa regra em suas vidas, mesmo que algumas pessoas ridicularizem a "regra de Billy Graham" como arcaica ou legalista. Segundo Rainer, os movimentos sociais que estão mobilizando mulheres a denunciarem comportamentos inadequados mostra que o princípio adotado pelo saudoso evangelista é "realmente sábio".
Um caso que se encaixa nessa situação é o do pastor Bill Hybels, fundador da Willow Creek Community Church, uma das maiores congregações do mundo, sediada em Chicago. Ele foi acusado de se relacionar de forma constrangedora com as mulheres da igreja, incluindo funcionárias, e apesar de negar, decidiu renunciar ao posto de pastor-sênior para que o caso fosse esclarecido.
Rainer gravou uma mensagem em seu canal no YouTube, advertindo que se os pastores não entendessem os perigos de ficarem sozinhos com uma pessoa do sexo oposto, eles arriscariam arruinar suas vidas e suas igrejas – mesmo que nada de realmente desagradável acontecesse.
"Não poderia haver indício de impropriedade, exceto pelo fato de que você está sozinho, mas o que acontece se alguém vê você sozinho [com uma pessoa do sexo oposto] e tira conclusões?" questionou.
"A Bíblia nos ensina a evitar a aparência de todo mal, não apenas para evitar o mal, e isso significa que não devemos nos colocar em qualquer posição, não apenas onde podemos ter tentações, ou podemos estar colocando alguém em uma posição comprometedora, mas também onde outros pudessem perceber dessa maneira", explicou.
No vídeo, ele citou o exemplo de membro de sua igreja que entrou em contato para perguntar se havia problemas em fazer uma viagem de 10 minutos até o aeroporto no mesmo carro que uma colega. O pastor afirmou que até essa situação é comprometedora e que por isso os cristãos devem evitar viajarem sozinhos com pessoas do sexo oposto a todo custo.
"Você faz uma exceção e acaba de abrir a porta para outras exceções e, embora eu possa parecer um pouco legalista e arrogante [] Eu simplesmente tenho essa regra de ferro", disse ele, acrescentando que dessa forma evita que se criem situações comprometedoras que "voltem para assombrar" no futuro.
Por fim, o pastor disse que até mesmo mudou as portas do escritório da entidade que dirige para garantir que tivessem janelas nelas, como forma de melhorar a visibilidade e a responsabilidade. "Não vamos ser estúpidos e preocupados porque estamos sendo um pouco cautelosos e talvez cruzando a linha para errar do lado da cautela. Vamos ser inteligentes", disse ele, de acordo com o portal Christian Today.
Via Gospel+

ASSISTA AQUI

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...