segunda-feira, 20 de julho de 2020

DIA DO AMIGO 2020 - Reflexão aos amigos do Point Rhema


Hoje 20 de Julho é comemorado o dia do AMIGO.

Em tempos de relações interpessoais à distância, por todos os motivos que poderíamos elencar, temos a impressão que os verdadeiros AMIGOS estão ficando cada vez mais escassos.

Mas a Bíblia incentiva a amizade sincera, senão vejamos:

O amigo ama em todos os momentos; é um irmão na adversidade”. - Provérbios 17:17

Como o ferro com ferro se aguça, assim o homem afia o rosto do seu amigo”. - Provérbios 27:17

"Abraão creu em Deus, e isso lhe foi creditado como justiça", e ele foi chamado amigo de Deus”. - Tiago 2:23

Porque será que com tudo isso, verdadeiras amizades estão cada dia mais difíceis?

Amados, as coisas fáceis da vida aprendemos na literatura e até mesmo uns com os outros, porém, as mais difíceis, temos que aprender de Jesus, por isso ele disse:

APRENDEI DE MIM, que sou manso e humilde de coração; e encontrareis descanso para as vossas almas”. - Mateus 11:29


O QUE  JESUS TEM A NOS ENSINAR SOBRE AMIZADES NESTE DIA DO AMIGO?

Reunido certa vez com os seus doze discípulos disse:

Ninguém tem maior amor do que este, de dar alguém a sua vida pelos seus amigos. Vós sereis meus AMIGOS, se fizerdes o que eu vos mando. Já vos não chamarei servos, porque o servo não sabe o que faz o seu senhor; mas tenho-vos chamado AMIGOS, porque tudo quanto ouvi de meu Pai vos tenho feito conhecer”. - João 15:13-15

Essa não era hora das multidões, mas uma reunião particular com os doze; mas quem eram esses doze, pessoas perfeitas, que não tinham defeitos?

Quem eram esses  doze que Jesus os considerou como AMIGOS?


Lá no meio estavam Tiago e João, lembram-se da sua chamada?

E chamou a Tiago, filho de Zebedeu, e a João, irmão de Tiago, aos quais pôs o nome de Boanerges, que significa: Filhos do trovão;” - Marcos 3:17

Tiago e João eram tão bravos que, quando uma aldeia de Samaritanos não quis dar hospedagem a Jesus e seu grupo, perguntaram ao Mestre:

Senhor, queres que digamos que desça fogo do céu e os consuma, como Elias também fez?” - Lucas 9:54

Esse João de temperamento manso, que nas suas epístolas chamava todos de amados e sabia tudo de amor, que até ganhou o título Apostolo do Amor, nessa ocasião ainda era  um homem muito bravo, justificando o nome que Jesus lhe dera; com certeza o temperamento de João tenha sido afiado ao longo do tempo  pelo ombro  do Senhor.

Mas naquele grupo que Jesus considerou como de AMIGOS, tinha também Pedro, um homem de temperamento forte e intempestivo; vivia sendo corrigido, e ainda assim mais à frente também o negaria, deixando-o só na hora da crucificação, mas vindo a reconciliar-se futuramente, se tornou o grande pregador do dia de pentecoste e também pastor da Igreja em Jerusalém.

Mas, e o que falar de Judas que também estava ali entre os amigos? Era o tesoureiro e roubava; sentou-se ao lado do Mestre na páscoa e instituição da Ceia e Jesus ainda deu-lhe o bocado molhado, afago que só se fazia a quem se desejava honrar. Lembram-se um pouco mais à frente da pergunta do Mestre a Judas após o beijo da traição: “AMIGO, com um beijo traís o filho do homem?

De maneira alguma Jesus estava sendo hipócrita ou politicamente correto ao chamar-lhe de AMIGO em situação tão constrangedora; na verdade ele o considerou AMIGO ate a última hora, Judas é que pelo uso do livre arbítrio, optou pela sua  ambição e abriu mão da amizade sincera do filho de Deus.

Bem amigos, o que aprendo aqui é que Jesus não dependeu da perfeição daqueles que escolheu, mas da decisão de se permitirem aprender com Ele.

Quem sabe se aprendermos também com o Mestre, investir nas nossas  amizades, assim como Judas, algumas até poderão até se perder, mas quem sabe poderemos salvar tantas outros  AMIGOS imperfeitos, como Pedro, Tiago e João, os quais chegaram a se tornar confidentes do Senhor.

FELIZ DIA DO AMIGO

Pr. Carlos Roberto para o Point Rhema Podcast


OUÇA AQUI EM PODCAST


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Muito obrigado pelo seu comentário!
Sua participação dá solidez a esta proposta, no entanto preste atenção:

É EXPRESSAMENTE PROIBIDA A POSTAGEM DE COMENTÁRIOS DISCRIMINATÓRIOS, RACISTAS, QUE OFENDAM A IMAGEM OU A MORAL OU DESRESPEITEM A LEGISLAÇÃO EM VIGOR.

INFORMAMOS QUE O IP DE TODOS AQUELES QUE NÃO RESPEITAREM AS REGRAS DESTE BLOG, ESTÃO DISPONÍVEIS ATRAVÉS DOS SITES DE ESTATÍSTICAS, E SERÃO FORNECIDOS À JUSTIÇA, CASO SEJAM REQUISITADOS POR AUTORIDADE LEGAL.

Pastor Carlos Roberto Silva
Point Rhema

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...