sábado, 22 de agosto de 2020

Pode o cristão praticar artes marciais?


Pode o cristão praticar artes marciais?

A Arte Marcial é um sistema de técnicas e exercícios físicos e mentais desenvolvidos como um meio para autodefesa e ataque, com o uso de armas ou não. Há pequeno número de registros históricos sobre as artes marciais, alguns misturados a mitos, lendas e tradições verbais.

No livro The way of the warrior, Howard Reid e Michael Crouncher notam que evidências arqueológicas dão conta de que as artes marciais iniciaram no fértil crescente, região da antiga Mesopotâmia, e depois foram difundidas para índia e China.

Na Ásia, segundo a tradição, o monge budista Bodhidharma veio à China no 5° século para desenvolver uma série de exercícios para a mente e o corpo com o propósito de melhorar a saúde dos monges e ajudá-los na meditação. Baseado no movimento de diferentes animais reais e mitológicos, e incorporando-lhes conceitos do Taoísmo, ele criou os movimentos das artes marciais. Bodhidharma ensinava um estilo de combate conhecido como Shao-lin gung fu. Gradualmente, a prática migrou dos templos à população, sendo adaptada e refinada.

Modalidades de artes marciais mais conhecidas

Aikido — Significa "a união com a força universal". Essa força impessoal é conhecida como "Chi". A meta do Aikido, de origem japonesa, é o controle próprio e do ambiente. Embora seja não violento, está enraizado no misticismo oriental.

Judô - Envolve muitas técnicas de agarramentos, arremessos e imobilizações. Seu fundador, Jigoro Kano, afirmava: "Aprender Judô, dominar seus princípios e movimentos mecânicos, exercitá-lo, não é muito difícil. Aprofundar-se em sua filosofia, sentir seu espírito e encamá-lo na vida, fazer dele diretriz (...) exige uma dedicação continuada e corajosa". Isso é religião.

Jujitsu - O Jujitsu, de origem japonesa, se concentra em técnicas de imobilização das juntas do oponente, estrangulamento e manobras no solo. Hoje tem baixa ênfase espiritual, mas sua origem é religiosa. Seu fundador, Takenuchi Hisamori, contava que após treinar sem parar, adormeceu e, em sonho, um monge misterioso e desconhecido lhe apareceu, mostrando seus erros e ensinando-lhe as cinco formas de imobilizar o adversário.

Karatê - Envolve a meditação, que inclui o esvaziamento da mente de qualquer outra distração. É nesse ponto que o Karatê se torna espiritualmente perigoso.

Kung fu - Criado na China, é o mais diversificado, com muitos estilos. O mais tradicional permanece fiel às raízes do budismo, enquanto as menos tradicionais focam apenas aspectos físicos. Geralmente, o kung fu é mais místico que o karatê.

Ninjitsu - Os ninjas assimilam a si mesmos uma natureza clandestina e furtiva. A visão de mundo por trás do Ninjitsu, que é chinês, é o panteísmo (tudo é Deus), que se contradiz com a visão cristã de Deus. A Bíblia diz que Deus "não está apenas no universo, Ele mesmo é o Criador do universo." (Gn 1.1-2).

Tae kwon Do - Coreana, ela é mais centrada no físico.

Tai Chi Chuam - Envolve a prática do Taoísmo. De forma a completar o bem-estar físico, o aluno de Tai Chi deve procurar afinar-se com o universo por meio da concentração no meio do corpo, dito como sendo o centro psíquico.

Muay Thai Kickboxing - De origem tailandesa, é o esporte principal daquela nação. Os monges budistas foram os primeiros treinadores e sua origem parece ser a índia. Após a Segunda Guerra, tomou-se muito violento e leva o praticante a intenso regime de treinamento físico e espiritual.

Kali - De origem filipina, usa barras e canivetes. Sempre foi ensinada em três níveis: físico, mental e espiritual. No nível físico, o treinamento se dá com e sem armas. No mental, o adepto aprende a submeter o físico e o psicológico às "forças cósmicas". No nível espiritual, o praticante é ensinado a tornar-se um Bathala, chefe da divindade dos filipinos, a quem adoram como se fosse Deus.

Categorias

Há duas categorias básicas nas artes marciais, embora não rígidas, pois em alguns casos se misturam. O primeiro tipo é chamado de interna ou flexível, focado no desenvolvimento espiritual, no balanço, na forma e na consciência mental. Neste, enfatiza-se dois princípios: a mente dita a ação e a própria força do oponente é usada para defendê-lo. Os estudantes aprendem princípios filosóficos do budismo e taoísmo, como as forças "chi" e "yin e yang". Por meio do controle da mente, aprendem a procurar, coletar, cultivar e estocar essa força "chi" para derrubar o oponente à distância. Os exemplos são a chinesa Tai chi Chuam e a japonesa Aikido.

A segunda categoria, chamada de arte externa ou rígida, ensina que as reações físicas procedem das reações mentais. Essa também promove a ideia de que a força do oponente pode ser conhecida e igualada. Esse grupo também usa controle da respiração como o grupo anterior, sendo sua ênfase no desenvolvimento da resistência e rapidez através das formas e movimentos do corpo. Aqui estão o chinês Kung Fu e o Shao Lin boxing, além de Jujitsu, Judô, Karatê, Ninjitsu e Kendo, e as coreanas Tae Kwon Do e Tang Soo Do.

Em regra geral, os cristãos devem evitar a primeira categoria por causa de sua concentração nas filosofias e religiões orientais, além do que muitas escolas se utilizam de técnicas ocultas de meditação e orientação de consciência. O segundo grupo se concentra no treinamento físico, o que, em princípio, não conflita com as convicções bíblicas, mas há a violência.

Conceitos orientais

Do chinês, "Tao", da palavra Taoísmo, quer dizer "caminho". Taoísmo é um ensinamento filosófico-religioso desenvolvido sobretudo por Lao-tse (6" século aC) e Tchuang-tseu (4° século aC). Os dois filósofos chineses tinham como noção fundamental o Tao - "O Caminho" -, que nomeia o "grande princípio de ordem universal, sintetizador e harmoniza- dor" do "Yin e Yang", acessível por meio da meditação e da prática de exercícios físicos e respiratórios, e do Zen Budismo.

O conceito do "Chi" ou "Ki" são centrais. Ensina-se que seja energia impessoal da vida que paira sobre o universo e pulsa sobre o corpo do homem. O revestimento de "Chi", para eles, é como uma couraça no indivíduo. Adeptos acreditam que podem praticar em alto nível de habilidade ou podem liberar poder "Chi", resultando em efeitos devastadores. "Chi" é controlado através de técnicas de respiração, ginástica e meditação. Isso é ensinado para as crianças em desenhos animados como Dragon Ball Z. No Yin e Yang, a natureza consiste de elementos conflitantes em perfeito balanço uns com os outros, e o gênero humano só poderia viver em harmonia com o Tao.

O cristão não deve envolver-se com a meditação oriental, porque o objetivo dessa prática é o esvaziamento da mente, da própria consciência ou a união com "o divino impessoal".

O misticismo, o taoísmo e budismo não são compatíveis com o cristianismo. A meditação mística não é a mesma coisa que a meditação bíblica. A primeira procura esvaziar a mente para meditar em nada, com o propósito de unir-se à "energia" por meio da intuição humana, numa esfera além da razão. Essa experiência se daria pelo esforço humano e é a experiência subjetiva que leva ao relaxamento. Já no cristianismo, o objeto da meditação é Deus e o propósito, cultuá-lo por meio de sua Palavra, a Bíblia Sagrada. A experiência se dá pela graça de Deus e é sempre objetiva. Davi afirmou que meditava na Lei de Deus, a Palavra do Senhor, com o propósito de ter comunhão espiritual com Deus (SI 39.4), não uma união mística com energias im-pessoais, como o Brahma ou o Tao.

O cristão não deve participar da prática de meditação porque a meta desta é prover ao praticante a liberdade através de uma mudança de rumo patrocinada por esforços humanos, advogando portanto uma forma de salvação de si mesmo, o que contraria a Bíblia, que ensina que o único Caminho é Jesus e os esforços humanos não podem salvar (Jo 14.6 e Ef 2.8-9). Tal prática também nega a natureza humana caída (Rm 3-10-12).

Além disso, em nenhum lugar na Bíblia é dito para os cristãos recorrerem à violência no dia-a-dia em defesa de si mesmos. Jesus ensinou diferente (Mt 5,38-44).

As artes marciais são centradas no homem. Quando um cristão pratica luta para defesa pessoal, está dizendo: "Não confio que Deus possa proteger- me". Cristãos são dependentes da proteção divina, não lutadores prontos para revidar com golpes. "E não temais os que matam o corpo e não podem matar a alma; temei antes aquele que pode fazer perecer no inferno a alma e o corpo", Mt 10.28. O melhor mesmo é confiar na proteção de Deus e entregar-lhe nossas ansiedades (Mt 6.25-34 e 1 Pd 5.7).

Embora um cristão bem intencionado argumente que nunca usaria os conhecimentos com propósitos violentos, ele injuria o Senhor envolvendo-se em prática religiosa que contradiz as Escrituras. No livro This is karatê, Matsutatsu Oyama diz: "Em muitos países em volta do mundo, a questão 'O que é Zen?' vem à tona. Respondemos que Zen é Karatê e que karatê é Zen". Zen é o Zen Budismo, o que ele mesmo descreve como "concentrado na sinceridade e na unificação do seu espírito. Esqueça de você mesmo, esqueça dos seus inimigos, esqueça que está vencendo ou perdendo, e quando tiver feito isso, você estará em estado de unificação espiritual que chamamos Um ou inexistência; o nada, no Zen, Quando você tiver espiritualmente alcançado o estado de impassividade, terá entrado no canto do mundo Zen de Um".

Esse estado mental espiritualmente unificado é idêntico ao que se realiza na ioga ou em técnicas de relaxamento- meditação, hipnose e transe mediúnico. A Bíblia proíbe o esvaziamento da mente (Dt 18.11), chamando-o de obra da carne (G1 5.20).

Essas meditações chocam-se com a visão cristã. O esvaziamento da mente, dizem, traz o sentimento de "união com o universo", e a pessoa às vezes começa a acreditar que é divindade, o próprio Deus, "porque Deus é tudo". Induzir a essa conclusão panteísta é meta das religiões orientais, que ensinam que o homem só pode resolver os problemas se acreditar que é divino.

Não seria então de surpreender que alguém nesse estado mental abra em si mesma a possibilidade para as influências demoníacas. A mentira em que acreditam é idêntica a que Satanás disse a Eva no Jardim do Éden: "Sereis como Deus". Isso não é para o cristão genuíno. O único jugo que devemos tomar é o de Cristo (Mt 10.29-30).

Jorge de Andrade, FONTE: REVISTA "RESPOSTA FIEL" ANO 3 – N° 10

Fonte: CACP


O já falecido pastor Natanael Rinaldi, ex-presidente do ICP - Instituto Cristão de Pesquisas, conhecido como um dos principais apologistas do Brasil, concede entrevista sobre o tema: Pode o cristão praticar artes marciais?


Ouça no Podcast abaixo:



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Muito obrigado pelo seu comentário!
Sua participação dá solidez a esta proposta, no entanto preste atenção:

É EXPRESSAMENTE PROIBIDA A POSTAGEM DE COMENTÁRIOS DISCRIMINATÓRIOS, RACISTAS, QUE OFENDAM A IMAGEM OU A MORAL OU DESRESPEITEM A LEGISLAÇÃO EM VIGOR.

INFORMAMOS QUE O IP DE TODOS AQUELES QUE NÃO RESPEITAREM AS REGRAS DESTE BLOG, ESTÃO DISPONÍVEIS ATRAVÉS DOS SITES DE ESTATÍSTICAS, E SERÃO FORNECIDOS À JUSTIÇA, CASO SEJAM REQUISITADOS POR AUTORIDADE LEGAL.

Pastor Carlos Roberto Silva
Point Rhema

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...