terça-feira, 23 de fevereiro de 2021

França aprova lei que pode restringir a liberdade de culto e aumentar a vigilância dos grupos religiosos

A Assembleia Nacional da França aprovou a "Lei para reforçar o respeito pelos princípios republicanos" em 16 de fevereiro com uma grande maioria.

347 parlamentares votaram a favor da também conhecida como "lei anti-separatismo" enquanto 151 votaram contra.

A lei visa combater o islamismo radical por meio do controle dos conteúdos ministrados nas mesquitas e em outros contextos, entre outras medidas. Mas a regra, anunciada no outono por Emmanuel Macron após o ataque terrorista contra um professor do ensino médio , não foi apenas criticada por grupos muçulmanos.

Os evangélicos alertam sobre a restrição da liberdade de culto que vem com a lei.

Eles também protestaram depois que líderes políticos de vários partidos e até mesmo ministros do governo igualaram o Islã radical ao Cristianismo evangélico. O Ministro do Interior francês teve que se desculpar depois de dizer que "os evangélicos são um problema muito importante", sem dar evidências para apoiar sua afirmação.

Outros líderes políticos mencionaram versículos bíblicos sobre casamento ou o exemplo de batismo de menores para argumentar que princípios anti-republicanos eram encontrados no Cristianismo.

Não é a primeira vez que os cristãos na França expressam sua preocupação com os ataques injustos contra as comunidades evangélicas durante debates acalorados originalmente focados no terrorismo islâmico.

Depois que a lei foi aprovada pela Assembleia, o Conselho Nacional dos Evangélicos na França ( CNEF ) notou a "determinação da maioria presidencial de ir ao fim de um projeto de lei em detrimento da liberdade de culto. As alterações aprovadas não atenuaram as medidas criticadas pelo CNEF, pelo contrário".

O corpo que representa a maioria das igrejas evangélicas livres na França analisou a lei em detalhes e deu recomendações às igrejas.

Evangélicos preocupados com maior controle das autoridades

Em declarações à rádio francesa Phare FM , o porta-voz do CNEF, Romain Choisnet, disse que a lei levará a "mais controle, mais vigilância" do Estado , acrescentando "suspeitas sobre estruturas religiosas".

O historiador protestante Sebastian Fath também disse que "em vez de fortalecer a liberdade de consciência e garantir a liberdade de culto, este projeto fortalece o controle sobre os grupos religiosos".

"Ore para que o projeto seja relaxado quando for aprovado no Senado em março ou abril de 2021", disse o CNEF nas redes sociais. "Ore para que esta lei não limite a nossa liberdade de culto nem a pregação do Evangelho na França".

Folha Gospel com informações de Evangelical Focus via Folha Gospel

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Muito obrigado pelo seu comentário!
Sua participação dá solidez a esta proposta, no entanto preste atenção:

É EXPRESSAMENTE PROIBIDA A POSTAGEM DE COMENTÁRIOS DISCRIMINATÓRIOS, RACISTAS, QUE OFENDAM A IMAGEM OU A MORAL OU DESRESPEITEM A LEGISLAÇÃO EM VIGOR.

INFORMAMOS QUE O IP DE TODOS AQUELES QUE NÃO RESPEITAREM AS REGRAS DESTE BLOG, ESTÃO DISPONÍVEIS ATRAVÉS DOS SITES DE ESTATÍSTICAS, E SERÃO FORNECIDOS À JUSTIÇA, CASO SEJAM REQUISITADOS POR AUTORIDADE LEGAL.

Pastor Carlos Roberto Silva
Point Rhema

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...