terça-feira, 28 de dezembro de 2021

Igreja Presbiteriana fecha as portas após 221 anos devido ao declínio do número de membros


Depois de receber gerações de fiéis desde 1800, quando havia apenas 16 estados nos EUA, uma igreja de 221 anos em Bellefonte, Pensilvânia, está agora entre as últimas vítimas do declínio do cristianismo americano, pois fechou permanentemente suas portas na véspera de Natal devido a declínio de sócios e comparecimento.

A Primeira Igreja Presbiteriana de Bellefonte, com mais de 1 milhão de metros quadrados, localizada na 203 North Spring Street, tinha apenas 40 membros antes do início da pandemia de coronavírus, de acordo com o The Center Daily Times, que relata que a igreja agora tem cerca de 25 membros e apenas 12 participam de cultos de adoração presencialmente.

"Existe esse tipo de amor entre esta congregação. Todos nós nos conhecemos há muito tempo e conhecemos os pontos fracos uns dos outros", disse o ancião Candace Dannaker à publicação. "Vou sentir falta da nossa personalidade, do nosso riso e da nossa alegria apenas por estarmos juntos. E, é claro, o aspecto da fé em compartilhar isso com outras pessoas que pensam da mesma forma."

Dannaker, que se filiou à igreja há 34 anos, estima que havia cerca de 200 pessoas presentes naquela época.

Pam Benson, 77, que é membro da igreja há 73 anos, culpa o declínio de sua igreja na mudança dos tempos. Na infância, explicou Benson, os negócios fechavam aos domingos e os pais insistiam em que os filhos fossem à igreja. A competição entre as igrejas por novos membros, ela lembrou, também não era tão feroz.

"Era tão diferente. Era exatamente o que você fez. A menos que você estivesse realmente doente, foi exatamente o que você fez", disse Benson. "É apenas uma mudança. É uma progressão. É o que acontece. Não que eu goste, mas é o que é."

Muitos bancos permaneceram vazios no culto de véspera de Natal socialmente distante da congregação, transmitido pelo Facebook. Mas os adultos mais velhos presentes adoraram e celebraram o nascimento de Cristo antes de se despedirem.

"E a luz estilhaçou a escuridão. E a esperança é nossa mais uma vez. E essa luz nos chama para frente, lembrando o passado e caminhando com confiança para o futuro. E agora vão na paz de Cristo", disseram os membros juntos enquanto acendiam velas antes do hino final.

Dados da Pesquisa Nacional de Referência de Opinião Pública realizada pelo Pew Research Center de 29 de maio a 25 de agosto com um grupo nacionalmente representativo de entrevistados descobriram que apenas 45% dos adultos dos EUA dizem que oram diariamente, em comparação com 58% que relataram fazê-lo em 2007 e 55% dos que disseram orar diariamente em 2014.

Embora os cristãos que se identificam ainda sejam o maior grupo religioso dos Estados Unidos, eles agora representam apenas 63% da população adulta.

O estudo observou que o declínio no número de cristãos em todo o país se concentrou principalmente entre os entrevistados que se identificaram como protestantes. Seus números diminuíram 10% na última década e 4% nos últimos cinco anos.

Folha Gospel com informações de The Christian Post

Leia também aqui:

Cai para metade o número de cristãos na Inglaterra e no País de Gales

3 comentários:

  1. Infelizmente, é o futuro que espera a Igreja evangélica no Brasil se não houver uma correção de rumos. Oremos!

    ResponderExcluir
  2. Que triste notícia o fechamento do templo de adoração ao Senhor Deus Criador do céu e da terra e de tudo que há nela.
    Oro pedindo um novo tempo que o primeiro amor possa ser avivado.
    Visite Senhor Jesus o solo americano acenda Senhor a chama, o desejo de estar reunidos em adoração. Te rendendo graças , louvores e adoração.
    Aviva Senhor a tua Igreja! Eu oro em nome do Senhor Jesus! Nosso redentor, nosso Salvador.
    Amém e amém 🙏

    ResponderExcluir
  3. Trata-se uma igreja ligada à PCUSA, maior denominação liberal dos EUA. Curiosidade: Bem defronte à igreja presbiteriana fechada existe uma igreja metodista, que realiza cultos em prol dos "pets". Deverá ser a próxima a fechar as portas.

    ResponderExcluir

Muito obrigado pelo seu comentário!
Sua participação dá solidez a esta proposta, no entanto preste atenção:

É EXPRESSAMENTE PROIBIDA A POSTAGEM DE COMENTÁRIOS DISCRIMINATÓRIOS, RACISTAS, QUE OFENDAM A IMAGEM OU A MORAL OU DESRESPEITEM A LEGISLAÇÃO EM VIGOR.

INFORMAMOS QUE O IP DE TODOS AQUELES QUE NÃO RESPEITAREM AS REGRAS DESTE BLOG, ESTÃO DISPONÍVEIS ATRAVÉS DOS SITES DE ESTATÍSTICAS, E SERÃO FORNECIDOS À JUSTIÇA, CASO SEJAM REQUISITADOS POR AUTORIDADE LEGAL.

Pastor Carlos Roberto Silva
Point Rhema

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...