segunda-feira, 18 de abril de 2022

Governo anuncia fim da emergência sanitária por covid-19 no país


Ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, fez pronunciamento neste domingo

Na noite deste domingo (17), foi anunciado o fim da emergência de saúde pública em decorrência da pandemia, em pronunciamento de rádio e TV, feito pelo ministro da Saúde, Marcelo Queiroga.

De acordo com Pasta, decisão foi tomada com base na melhora do cenário epidemiológico, da ampla cobertura vacinal e da capacidade de assistência do Sistema Único de Saúde (SUS).

Queiroga afirma que, um ato normativo sobre a medida será editado nos próximos dias, mas isso não significa o fim da covid-19. “Continuaremos convivendo com o vírus. O Ministério da Saúde permanece vigilante e preparado para adotar todas as ações necessárias para garantir a saúde dos brasileiros, em total respeito à Constituição Federal”, disse o ministro.

A emergência sanitária no Brasil foi decretada no dia 3 de fevereiro de 2020, e o primeiro caso de contaminação pelo novo coronavírus no país, foi registrado no final de fevereiro de 2020. Nesta época, a Europa já registrava centenas de casos de covid-19.

Em março, foi declarado a transmissão comunitária no Brasil, e o mês também registrou a primeira morte pela doença no país.

O decreto de fim da emergência de saúde pública pelo Ministério da Saúde, marca o fim das medidas de segurança impostas durante a pandemia, mas não o fim da pandemia em si, esse é de responsabilidade da Organização Mundial da Saúde (OMS).

Segundo último balanço, divulgado pelo Ministério neste domingo, o Brasil registrou, desde o início da pandemia, 5.337.459 casos de covid-19 e 661.960 mortes. Há 29.227.051 pessoas que se recuperaram da doença, o que representa 96,6% dos infectados. Há ainda 363.607 casos em acompanhamento. 

Com informações Agência Brasil - Foto: reprodução/ TV Brasil via CPAD News

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Muito obrigado pelo seu comentário!
Sua participação dá solidez a esta proposta, no entanto preste atenção:

É EXPRESSAMENTE PROIBIDA A POSTAGEM DE COMENTÁRIOS DISCRIMINATÓRIOS, RACISTAS, QUE OFENDAM A IMAGEM OU A MORAL OU DESRESPEITEM A LEGISLAÇÃO EM VIGOR.

INFORMAMOS QUE O IP DE TODOS AQUELES QUE NÃO RESPEITAREM AS REGRAS DESTE BLOG, ESTÃO DISPONÍVEIS ATRAVÉS DOS SITES DE ESTATÍSTICAS, E SERÃO FORNECIDOS À JUSTIÇA, CASO SEJAM REQUISITADOS POR AUTORIDADE LEGAL.

Pastor Carlos Roberto Silva
Point Rhema

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...