quinta-feira, 11 de agosto de 2022

Pastores dizem que ídolos modernos estão influenciando muito os membros da igreja, mostra pesquisa


Dinheiro está no topo da lista dos ídolos modernos com maior influência nas igrejas


Um estudo da Lifeway Research descobriu que mais da metade dos pastores protestantes dos EUA acredita que existem ídolos modernos que têm grande influência sobre os membros da igreja.

O estudo descobriu que cerca de 67% dos pastores acreditam que o conforto é um ídolo, 56% acreditam que a segurança é um ídolo e 51% acreditam que a aprovação é um ídolo. Esses ídolos, disseram os pastores na pesquisa, estão influenciando significativamente as congregações.

Entre a escolha de conforto e controle/segurança, os pastores em grande parte escolheram conforto (30%) em vez de segurança (20%) como o principal ídolo moderno.

"É fácil pensar que aqueles nas igrejas cristãs escolheram seu Deus e são fiéis a Ele", disse Scott McConnell, diretor executivo da Lifeway Research. "No entanto, os pastores rapidamente reconhecem como as lealdades de suas congregações podem ser divididas. Esses deuses não têm brilho físico, mas competem pelos corações dos cristãos".

Outros ídolos listados no estudo foram sucesso (49%), influência social (46%), poder político (39%) e sexo ou amor romântico (32%).

Apenas 14% dos pastores no estudo disseram que nenhum deles era ídolo em suas igrejas, e 2% disseram não ter certeza.

As grandes diferenças que vemos entre pastores mais jovens e mais velhos não podem ser explicadas definitivamente por este estudo”, disse McConnell.

"Há sinais de que os pastores mais jovens têm a mentalidade de que os ídolos são galopantes hoje, enquanto os pastores mais velhos podem ser mais lentos para classificar um deles como tendo influência significativa sobre seu povo, ou podem definir os ídolos de forma mais restrita".

Outras descobertas

Pastores com níveis mais altos de educação são mais propensos do que pastores com menor grau de formação a apontar o dinheiro, o controle e a segurança como ídolos em suas igrejas.

Pastores com mestrado (64%) ou doutorado (57%) são mais propensos do que aqueles sem diploma universitário (43%) a dizer que o dinheiro é um ídolo em suas igrejas.

Já os pastores de igrejas maiores são mais propensos a identificar ídolos de influência social e sexo em suas congregações do que pastores de igrejas menores.

Pastores de igrejas com mais de 250 membros (55%) são mais propensos do que aqueles com menos de 50 membros (39%) a dizer que a influência social é um ídolo. O mesmo acontece na questão do sexo ou amor romântico.

"De muitas maneiras, os três principais ídolos que os pastores reconhecem em suas igrejas estão relacionados. Conforto e segurança atraem o coração da maioria das congregações, mas muitas vezes são possibilitadas pela busca de mais dinheiro", disse McConnell.

"Os pastores de níveis socioeconômicos mais altos são mais rápidos em reconhecer a influência da segurança e do controle, enquanto os pastores de níveis socioeconômicos mais baixos enxergam mais rapidamente a atração do conforto".

As diferenças denominacionais também desempenham um papel no reconhecimento das influências idólatras em suas igrejas. Pastores não denominacionais (23%) e pentecostais (20%) são mais propensos do que os pastores metodistas (9%) ou do movimento restauracionista (6%) a dizer que não enxergam nenhum ídolo influenciando seus membros.

Conforto, segurança e dinheiro: os ídolos mais influentes

Conforto, controle ou segurança e dinheiro estão no topo da lista de ídolos modernos com maior influência nas igrejas.

Diante disso, McConnell observa que há uma “obsessão” dos cristãos americanos em conquistar mais coisas, mesmo dentro da igreja.

"A maioria das congregações luta contra a influência dos confortos do primeiro mundo, e o segundo ídolo moderno mais comum das igrejas é o compromisso de manter seguros os confortos que já possuem", afirma.

A pesquisa da Lifeway Research foi feita por telefone com 1.000 pastores protestantes, de 1 a 29 de setembro de 2021. Cada entrevista foi realizada pelo pastor sênior ou pastor único da igreja, de diversas regiões dos Estados Unidos. A margem de erro é de 3,2%.

Folha Gospel com informações de Christian Headlines e Guia-me

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Muito obrigado pelo seu comentário!
Sua participação dá solidez a esta proposta, no entanto preste atenção:

É EXPRESSAMENTE PROIBIDA A POSTAGEM DE COMENTÁRIOS DISCRIMINATÓRIOS, RACISTAS, QUE OFENDAM A IMAGEM OU A MORAL OU DESRESPEITEM A LEGISLAÇÃO EM VIGOR.

INFORMAMOS QUE O IP DE TODOS AQUELES QUE NÃO RESPEITAREM AS REGRAS DESTE BLOG, ESTÃO DISPONÍVEIS ATRAVÉS DOS SITES DE ESTATÍSTICAS, E SERÃO FORNECIDOS À JUSTIÇA, CASO SEJAM REQUISITADOS POR AUTORIDADE LEGAL.

Pastor Carlos Roberto Silva
Point Rhema

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...