segunda-feira, 20 de março de 2023

BOM DIA OU A PAZ DO SENHOR?


BOM DIA OU A PAZ DO SENHOR? Por Pr. Prof. Izaldil Tavares


As expressões "Bom dia!", "Boa noite!" e outras semelhantes, em nossa cultura, são formas de linguagem com as quais demonstramos alguma intimidade ou gentileza para com aqueles a quem nos dirigimos.

Tais expressões sempre deveriam denotar, de fato, um desejo pessoal; porém, é sabido que o uso constante e irrefletido de qualquer expressão corrói-lhe o significado; tornando-a vazia de sentido.

Ela passa a ser apenas um hábito social.

Algumas igrejas cristãs, sobretudo, as igrejas "Assembleia de Deus" adotaram - há mais de um século - uma forma oficial de saudação:

"A paz do Senhor!".

É necessário dizer que essa expressão não é tão somente a substituição de um cumprimento secular. Seu valor excede em muito a isso.

Não podemos nos esquecer de que esse magnífico e tão gentil cumprimento é memorial de uma benção ofertada pelo Senhor Jesus a todos os que o seguem.

"... Deixo para vocês a minha paz...". (Jo 14.27).
Jesus restabeleceu o valor da palavra hebraica, "Shalom", quando disse que a Sua paz era dada de modo diferente do usual para a sociedade.

A paz "do Senhor" é uma dádiva para os crentes! Contudo, tem sido mal ensinada, por isso, a expressão assumiu uma conotação antissocial, desvalorizada e, até mesmo, vergonhosa, para ser usada num recinto descrente da fé cristã.
A doce paz do Senhor mantém-se válida apenas dentro de umas poucas igrejas. Há igrejas que a aboliram do próprio púlpito! Todavia, tão grave quanto o desprezo da preciosidade dessa saudação é a vulgarização do seu uso, tornando-o vazio de sentido, como se faz com qualquer costumeiro "bom dia".
Toda saudação é uma forma de se expressar um bom desejo a outrem.

Essas expressões de desejo (volitivas) sempre podem estar precedidas da forma "Eu lhe desejo..."
Eu lhe desejo um bom dia!
Eu lhe desejo a paz do Senhor!
É realmente verdade que expressamos o desejo de que a paz do Senhor Jesus esteja com as pessoas ao nosso redor?

Haverá desejo de "boa noite" comparável à doce paz do Senhor?
Irmãos, é urgente que a igreja resgate, em alto e bom som, o imenso valor da paz do Senhor, não apenas entre nós; mas entre todos os homens! (Lc 2.14).

"Glória a Deus nas alturas, paz na terra, boa vontade para com os homens!" - Lucas 2:14



Servo do Senhor Jesus Cristo, bacharel e pós-graduado em Teologia; especialista em Ciência da Religião. Consagrado ao Santo Ministério, como Evangelista, na Igreja Assembleia de Deus Bereana, em São Paulo, em 2013, e, ao pastorado, em 2018, na Igreja Evangélica Assembleia de Deus Pentecostal Russa do Brasil. Pastor Vice-Presidente da mesma igreja e membro do Conselho de Doutrina da COMADESPE/CGADB.

Um comentário:

  1. Bom dia,a paz do senhor Jesus Cristo,a paz do Senhor é uma dádiva para os crentes ,com tudo tem sido mal ensinada ,essa dádiva tem que ser mencionada e ensinadas no culto de ensino ou na EBD ,a saudação do bom dia ,30 pó sento das pessoas não usam mais ,o ano passado eu e a irmã Stefanii fomos convidada para irmos no Estabo da Bahia ,cidade Vitória da Conquista Para fazermos a obra do nosso Senhor Jesus Cristo , lá pôde ver e escutar essa dádiva com muita alegria ,das crianças , adolescentes , jovens , adultos e idosos ,eu creio que a nossa cidade de Cubatão vai volta a ter essa dádiva de saldaçao da a paz do Senhor Jesus e o Bom dia

    ResponderExcluir

Muito obrigado pelo seu comentário!
Sua participação dá solidez a esta proposta, no entanto preste atenção:

É EXPRESSAMENTE PROIBIDA A POSTAGEM DE COMENTÁRIOS DISCRIMINATÓRIOS, RACISTAS, QUE OFENDAM A IMAGEM OU A MORAL OU DESRESPEITEM A LEGISLAÇÃO EM VIGOR.

INFORMAMOS QUE O IP DE TODOS AQUELES QUE NÃO RESPEITAREM AS REGRAS DESTE BLOG, ESTÃO DISPONÍVEIS ATRAVÉS DOS SITES DE ESTATÍSTICAS, E SERÃO FORNECIDOS À JUSTIÇA, CASO SEJAM REQUISITADOS POR AUTORIDADE LEGAL.

Pastor Carlos Roberto Silva
Point Rhema

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...