segunda-feira, 26 de março de 2018

UM ALERTA AOS LÍDERES RELIGIOSOS ENVOLVIDOS COM A POLÍTICA


Publicado originalmente em 2009.

"Ninguém que milita se embaraça com negócios desta vida, a fim de agradar àquele que o alistou para a guerra. E, se alguém também milita, não é coroado se não militar legitimamente." 2º Timóteo 2: 4-5.

Não quero aqui, fazer menção generalizada, sobre a participação ou não de cristãos na vida pública, mas quero me ater mais exclusivamente, àqueles que findam por administrar a função eclesiástica com a política secular.

Entendo ainda que, nada pode ser generalizado ou considerado como regra geral, no entanto, acredito que para que se faça isso com isenção, separação e manutenção de uma vida consagrada a Deus, e acima de tudo com pleno êxito, é necessário que se tenha um chamado específico, e isso não é coisa para qualquer um. São poucos os que são dotados dessa essa virtude.

O caso do ex bispo da Igreja Universal do Reino de Deus, Carlos Rodrigues, ex coordenador político daquela denominação, reflete bem essa situação:

Veja as suas declarações:

"Perdi a pureza de coração. Era um homem muito diferente, crédulo total. Levei 15 anos sem ouvir um palavrão. A política mostra a crueza do que é o ser humano. Não há honradez, palavra, honestidade. Perdi minha vida, o que tinha de mais importante: minha santidade, a vida pura, limpa. Perdi a alegria" (Rodrigues, ex-bispo da Igreja Universal. Fonte: Folha Online)

Leia a matéria completa AQUI.

Fortes palavras que demonstram tristeza e arrependimento, um verdadeiro alerta àqueles que já estão ou desejam se dedicar à essa área.

Não basta querer ou achar bonito, é necessário ter a convicção que se tem uma vocação aprovada por Deus para essa explosiva combinação.

Em outro trecho da entrevista que concedeu à Folha Online disse:

"Não sou mais bispo, nem deputado. Tenho de recomeçar a vida, esquecer tudo o que fui, ser um novo homem, só que cheio de problemas do passado."

E ainda:

"Poder é ser bispo! O resto é lixo!", diz, e solta uma gargalhada nervosa. "É porcaria!"

E ainda mais:

"Não sou mais bispo. Eu era general, hoje sou cabo raso."

Rodrigues não transfere culpas nem responsabilidades, mas admite o fracasso e a tragédia em sua missão. Admite ainda que o mais importante em sua vida era a carreira ministerial, afinal o que realmente lhe dava alegria, se perdeu no emaranhado do que era menos importante. Acredito que, se Rodrigues pelo menos imaginasse que isso aconteceria, jamais teria entrado por esse caminho.

Muitos são os casos citados de homens de Deus, os quais brilhantemente atuaram na vida pública da nação, como por exemplo: José, Daniel e outros mais, no entanto, todos eles tiveram a firmeza suficiente para se manterem fiéis a Deus, à sua Palavra e não negarem o seu nome. Isso demonstra que realmente tinham uma vocação divina para tal atuação.

Dificilmente se nega o nome do Senhor com palavras, mas infelizmente com atitudes.

À Igreja de Filadélfia disse o Senhor:

"Conheço as tuas obras; eis que diante de ti pus uma porta aberta, e ninguém a pode fechar; tendo pouca força, guardaste a minha palavra, e não negaste o meu nome." Apocalipse 3:8

É preciso muita decisão e dependência total do Espírito Santo, para que em meio a tamanho lamaçal de pecado e corrupção, o servo de Deus possa se manter fiel à sua Palavra e ainda corroborar o testemunho público de não negar o seu nome, assim como fizeram Sadraque, Mesaque e Abdenego, os quais sob a ameaça do rei e, às portas da fornalha aquecida sete vezes mais, decidiram permanecer em pé, contra tudo e contra todos, e não adoraram a estátua erguida.

Que Deus tenha misericórdia do ex-deputado federal Carlos Rodrigues e de todos nós que temos um chamado para o ministério. Que tenhamos discernimento espiritual para avaliarmos nossa real vocação, de tal maneira que não comprometamos o sagrado e o santo, pelos envolvimentos com o que é secular e em muitas situações até mesmo profano.

Com tremor e no temor do Senhor.

Vosso conservo em Cristo,
Pr. Carlos Roberto Silva
Soli Deo Glória

26 comentários:

  1. Paz do Senhor!

    Concordo plenamente, pra entrar em um lugar com tanta coisa que influenciam negativamente só com muita oração e direção do Senhor.
    Deus Abençoe!

    ResponderExcluir
  2. Caro Matias,
    Graça Paz!
    Ainda que existam muitas espécies de aves, pessoalmente só conheço a garça e o guará vermelho que passeiam por lamaçais sem sujarem suas plumas.
    Penso que entre os homens isso também é raro.
    Um grande abraço!
    Pr. Carlos Roberto

    ResponderExcluir
  3. Pr. Carlos, a paz!

    As palavras do ex-bispo Rodrigues são fortes e mostram que a glória sem Deus logo se acaba!

    ResponderExcluir
  4. Caro Gutierrez:
    Graça e Paz!
    Que bom tê-lo por aqui!
    A situação em tela, deixa-nos um alerta em potencial a ser observado.
    Acredito que, quem não tem convicção de sua firmeza para rejeitar as ofertas do inimigo, não entre nesse negócio.
    Quando o homem de Deus está cheio da presença do Senhor, a política vem atrás.
    Qauando ele é engodado pelas artimanhas do próprio meio e perde a comunhão com Deus, eles mesmos tratam de desmascarar e jogá-lo fora.
    Quando as coisas acontecem com os aliados no reino do mal, tudo "acaba em pizza".
    "Aquele que está em pé, cuide que não caia."
    Um grande abraço!
    Pr. Carlos Roberto

    ResponderExcluir
  5. Este artigo da-me mais certeza com relação à minha convicção com relação a servos do Deus Altíssimo se envolverem na política. O versículo citado é abrangente, e pude compreender sua profundidade quando adquiri um supermercado. Louvo a Deus pelo livramento que me deu. Oportunidade outras surgiram, mas aprendi a entender II Tm 2.4. Deus te abençoe Pr Carlos, deixe Deus te usar!
    Pr Alcir Ubirajara

    ResponderExcluir
  6. Estimado Prº Carlos Roberto Silva
    A paz do Senhor Jesus Cristo.
    Espero que esteja bem no Senhor Jesus.

    Gostei do comparativo das aves. Acho que o Srº foi muito feliz neste exêmplo.
    Não sei se teria coragem ou muito menos preparo para ingressar em uma área tão arriscada para a vida de um cristão. Penso que a jornada para o Céu é cheia de obstáculos más inveredar-se por uma rota como esta acima mencionada é como alternar o caminho por um verdadeiro campo minado. Nunca se sabe em que momento a vida "comunhão" com Deus pode explodir ou findar. Na vida secular temos aprendido que precisamos manter o foco no objetivo principal. Acho que é o que Deus diz quando fala de colocar alguém em lugares escorregadios. Acho que política "arte de administrar bem" é importantíssima para a nação. Más não deixa de ser terreno escorregadio. Que bom que este exêmplo está sendo registrado na história da nossa geração. Os nossos erros "penso eu" somente servem para uma coisa. Não repetí-los.
    Que a paz de Cristo que excede a todo o entendimento esteja sempre em seu coração. E o milagre continue acontecendo à cada momento de sua vida.

    Fraternalmente em Cristo

    José Roberto Santana
    Jd. Casqueiro = Vila Pescador

    ResponderExcluir
  7. Meu amigo Pastor Carlos Roberto, saiba que o Admiro muito e Deus tem me abençoado grandemente através deste blog, eu louvo a Deus por essa Matéria, pois eu vivi na pele essa esperiencia por 2 vezes e acredito que, o que Deus tem para mim é muito maior que um cargo de Vereador, Prefeito, Deputado, ou seja é bem maior que a Política.
    Estou certo que o meu ministério está acima de tudo isso, parabens pelo artigo, pois foi divinamente inspirado, como assim tem sido suas palavras na condução da COMADESPE, mais uma vez louvo a Deus por sua vida e toda sua família, minha esposa também gostou muito, já que ela nunca fo muito a favor de eu estar na política.
    Fique na Paz do Senhor, e continue orando por mim e pelo meu projeto sobre o livro que estou começando a escrever sobre Louvor e Adoração, estou pensando em dar enfâse nessa linha "Será que meu "Louvor" tem chegado ao trono como cheiro suave?".
    Um grande abraço fraternal, de seu conservo.
    Pb. Marcelo Feitosa - Pres. Epitácio - SP.

    ResponderExcluir
  8. Caro Pr. Alcir Ubirajara!
    Grato pela sua honrosa visita e comentário que demonstra sua experiência de vida e no ministério.
    Não quis tomar um alinha radical, mas com certeza de alerta ao perigo existente. Se Deus não estiver não controle, talento e vontade não são suficientes.
    Um grande anbraço!
    Pr. Carlos Roberto

    ResponderExcluir
  9. Prezado Pb. José Roberto Santana!
    Graça e Paz!
    Obrigado pela sua honrosa visita e pelos comentário que sempre agregam valores aos artigos aqui postados.
    É muito bom quando aprendemos a consultar o Senhor em todas as decisões, mesmo naquelas que aparentemente nos são favoráveis.
    Um grande abraço!
    Pr. Carlos Roberto

    ResponderExcluir
  10. Caro amigo e irmão em Cristo,
    Pb. Marcelo Feitosa.
    Você tem vivido isso na própria pele.
    Existem três possiveis respostas de Deus às nossas perguntas:

    1 - SIM
    2 - NÃO
    3 - ESPERE...

    Quando em mais de uma situação ele disse não, é melhor confiar, ou seja: crer e esperar nEle.

    Você já faz um trabalho maravilhoso no Reino de Deus que poderá ainda ser ampliado.
    Permaneça na voc açãom para a qual foste chamado, até porque ela te dá paz.

    Um grande abraço para vc., sua família, e a todos do Ministério de Presidente Epitácio, em especial ao seu Pastor Presidente Elias Cristo de Melo.

    Fique na Paz do Senhor.

    ResponderExcluir
  11. paz do Senhor
    é realmente, é um privilégio servir ao Senhor, tenho certeza que Deus pode chamar do monturo uma pessoa e faze-la reinar com os principes, que Deus tenha misericórdia do irmão Rodrigues, que sirva de lição para todos nós, Que o Senhor o abençoe e o levante, pois poderoso é Deus para levantar.
    oremos por ele.

    ResponderExcluir
  12. A Paz do enhor Pastor Carlos.

    Diante do exposto artigo vemos que, uma das ameaças que a política brasileira proporciona é a elevada sedução pelo dinheiro, a ponto de, esse alvo econômico ser o objetivo principal no processo político. Diante disso, é importante avaliarmos com antecedência as atitudes e histórico de cada candidato. Verificarmos suas ações voluntárias na sociedade, a fim de sabermos se o tal candidato é vocacionado ao cargo político que pretende. Mas, mesmo diante dessa vocação, o risco de uma contaminação sempre existirá.
    Que Deus possa guardar a cada cristão que se encontra envolvido na política.

    Fique na Paz do Senhor e que Deus lhe guarde.

    Atenciosamente:

    Pb Israel

    ResponderExcluir
  13. Caro Reinaldo,
    Graça e Paz!
    Grato por sua visita e comentário neste singelo blog.
    O reconhecimento da situação, bem como o visível arrependimento dos fatos e atitudes, demonstram um bom caminho de restauração para o ex bispo Carlos Rodrigues.
    Oremos por ele, e não nos esqueçamos de vigiar em nossas próprias atitudes.
    Um grande abraço e volte sempre.
    Pr. Carlos Roberto

    ResponderExcluir
  14. Caro amigo e irmão em Cristo Pb. Israel.
    Como o irmão bem disse, com todo o cuidado tomado, ainda assim o perigo é iminente.
    Que Deus tenha misericórida e através da ação miraculosa do Espírito Santo, possa orientar a todos aqueles que desejam militar nessa área.
    Onrigado pelo comentário.
    Volte sempre.
    Pr. Carlos Roberto

    ResponderExcluir
  15. Olá Pr. Carlos Roberto.
    A Paz do Senhor!
    Sem dúvida alguma, seu blog é um canal de bençãos.

    Vi o post em seu blog sobre líderes religioso na politica.

    É uma verdadeira vergonha o que a politica evangélica está fazendo.
    Politica evangélica entre aspas. Há muitos evangélicos bons dentro da politica. Alguns assembléianos, alguns batistas, agora, esta turma dos neo-pentecostais é uma vergonha.


    Sabe pastor Carlos Roberto, o que mechama a atenção é que dentro da CGADB há simpatizantes dos neo-pentecostais, e gente que tem até mesmo cargo na CGADB, se não me engano é 2º tesoureiro ou primerio tesoureiso, coisa assim, e agora é candidato a Vice Presidente da CGADB.
    O cara defente essa religião de unhas e dentes, e é candidato a Vice Presidente da CGADB?
    Isso é uma vergonha.
    Temos que dar uma nota nisso na convenção, e nas urnas.

    O Pr. Timóteo é o homem para representar a CGADB na vice liderança!

    Este candidato a vice presidente da CGADB ao qual me refirmo, inclusive é solidário até com o bispo fundador dessa igreja, o senhor Edir Macedo.

    Pastor Carlos Roberto,
    Há um comentário de que o senhor Edir Macedo está com a saúde um tanto fragilizada, e passa por um tratamento no exterior, e que já está tendo até candidatos dentro da religão dele para sucedê-lo?

    O irmão como um lider ASSEMBLÉIANO de grande expressão neste pais está sabendo?

    Certamente, se os candidatos da esquerda da CGADB souberem, e pelo jeito devem saber já, daqui a pouco estarão fazendo nota de solidariedade a este lider religioso.

    Aonde é que vamos chegar?
    Uma coisa que me chama atenção é ver uma rede de midia e telecomunicação liderada por um assembléiano dar espaço para neo pentecostais.

    Eu não entendo irmão Carlos Roberto.
    Como pode se misturar com palha.
    Esse senhor que é candidato a vice presidente na CGADB, em seu programa de tv andou ate por um tempo, expondo assuntos da CGADB em rede nacional.
    Isso precisa ser falado em assembléia geral, isso tem que ser tratado.
    Vamos dar uma resposta a ele, ah se vamos!


    Forte abraço


    Caio Augusto.
    São Joaquim da Barra - SP.

    ResponderExcluir
  16. Prezado irmão Caio Augusto!
    Não quero polemizar, em momento já tão conturbado da nossa CGADB, no entanto, apenas quero dizer que não tenho qualquer conhecimento de enfermidade do Bispo Edir Macedo, muito menos de disputas internas pelo comando da Igreja por ele dirigida.
    Quanto ao posicionamento do candidato pelo irmão citado, com relação às igrejas neopentecostais, fica difícil uma avaliação genérica, pois nesse meio exisem igrejas sérias, o que dificulta qualquer generalização. Cada caso é um caso, e a responsabilidade dele é individual.
    Quanto a exposição que teve com relação aos prolemas internos da nossa denominação em rede nacional, concordo plenamnete com o irmão em gênero, numero e grau, e a resposta deve ser dada nas urnas pelos nossos ministros.
    Um grande abraço!
    Pr. Carlos Robero

    ResponderExcluir
  17. ola pastor carlos

    benção o seu blog mais não sou mais
    de são joaquim da barra. fiquei pouco tempo la mais não deu certo a missão evangelistica não conheço ninguem la
    Deus é maravilhoso

    estou em GOIANIA GO EM MISSÃO evangelistica
    não vou ha convenção mais estarei orando quem sabe na proxima.


    é verdade a grande igrejas neo pentecostais fazendo trabalho evangelistico de verdade creio que ha é verdade confesso e peço perdão pela mau colocação
    a igreja neo pentecostal que me referiro é a igreja do senhor edir macedo que hoje é mais uma nova religião do que igreja.
    se toda igreja neo penteocdtal fosse como ela que problema.
    seria né

    mais vejo que a boas excelentes igrejas neo pentecostais. com bons trabalhos como as assembléia de DEUS.

    A COMUNIDADES EVANGElICAS neo pentecostais EXCELENTE
    e são neo pentecostais. mais a aquelas que mancham. as demais que são tambem neo pentecostais. é o mesmo como pastor a bons pastores e a pessimos pastores
    mais a verdade é que temos que dar uma base melhor para o evangelho no brasil.

    gente de esquerda na cgadb
    creio que é gente ligado em tudo com coisas que a assembléia de DEUS não liga para mim é da esquerda. usos e costumes por exemplo. porque a assembléia de DEUS que abri espaço para não ter e outras não abre espaço para não e os pastores dizem se as moças usar calça e cortar o cabelo é pecado ter tv em casa. e algumas assembléia de DEUS pode ter tv em casa e usar calças e usar maquiagem.

    sobre o senhor macedo vi na internet que ele estava com a saude fragilizada na internet tem de tudo né.
    mais vamos orar que jesu tem o melhor para seu povo.
    uma coisa é certa o evangelho no brasil está um tanto complicado.
    gente que pregava biblia e hoje prega mais triunfalismo do que biblia o que esta acontencendo o que será

    oro pela cgadb oro pelo os ministros dela oro pelo presidnete e pelos candidatos. a muitos aqui na minha familia que são fã do malafaia gosto dele mais queria eu que ele fosse mais assembléiano
    como antes. ligado mais no evangelho ele mudou muito e isto nós deixa triste.
    mais Deus o levantou então Deus sabe o que faz ele daria para ser um bom lider no futuro hoje ja não tenho certeza! MAIS NÃO ABRO MÃO MÃO DE ORAR POR ELE E CONFESSO FUI TREMENDAMENTE ABENÇOADO PELAS MINISTRAÇÕES DELE.
    EU ESPERAVA MAIS DELE. DO QUE VEJO HOJE não só eu mais muitos mais
    continuo orando por ele.


    por favor irmão carlos roberto post não deixe de postar este post.
    amo as igrejas neo pentecostais
    mais não cocordo com a maior entre elas.
    que virou uma nova religião.
    a muitas boas igrejas neo pentecostais sem duvida

    abraçso caio

    ResponderExcluir
  18. Prezado Pr. Carlos Roberto, é por essas e outras que eu publico sempre posts contra tal coisa dentro da igreja. Não é alienação, é a constatação do que acontece todos os dias. Infelizmente, a sede de poder e dinheiro contaminou nossas lideranças. Oremos!

    ResponderExcluir
  19. Prezado Caio,
    Graça e Paz!
    A grande realidade é que a apostasia se manifesta de maneira influente, e se possível for, até escolhidos serão enganados.
    Oremos para que não percamos o alvo.
    Grato ´pelas participações aqui e volte sempre.
    Um grande abraço!
    Pr. Carlos Roberto

    ResponderExcluir
  20. Caro Ev. Daladier,
    A Paz do Senhor.
    Que bom saber da sua visita neste singelo blog, é uma honra para este projeto de pastor metido a blogueiro. rsrsrs.
    Obrigado pelo seu comentário que agrega valores ao post.
    Voce tem razão. A mistura das coisas nem sempre dá certo.
    No caso em tela, o ex bispo findou não sendo nem político nem pastor.
    Glória a Deus que, pelas suas declarações está lutando pela salvação.
    Volte sempre por aqui.
    Um grande abraço!
    Pr. Carlos Roberto

    ResponderExcluir
  21. Caro Pr a paz do Senhor;
    Li o artigo "Um alerta aos líderes religiosos envolvidos com a política" e compartilho da mesma opinião,obviamente com ressalva,pois, cada caso tem suas peculiaridades.Veja a formação do Bispo em questão e a politicagem com que a sua denominação tratou o seu caso com muito desdém, a bem da verdade a mídia é cruel e da mesma forma com que enaltece ela denigre.Gostaria de expor a minha opinião pessoal, o que é natural negar se pode, quando um homem nasce para servir e ser referencial ele é luz seja qual for a sua posição e o cargo que ocupa, o temor a Deus deve estar acima de tudo.Pelo visto o Bispo citado perdeu a sua compostura.Tá registrado e deixo minha saudação de sucesso ao amado companheiro e que Deus continue te abençoando em sua trajetória.
    Vereador Nison Duarte.
    Vice-Presidente da Câmara de Tietê, membro da assembléia de Deus ministério de Tietê SP

    ResponderExcluir
  22. Caro amigo e irmão em Cristo,
    Vereador Nilson Duarte
    DD. Vice-Presidente da Câmara Municipal de Tietê-SP.

    Prezado irmão,

    Graça e Paz!

    Sua presença aqui, honra sobremaneira este singelo blog, assim como seu comentário agrega valores ao artigo.

    Concordo plenamente com o amado, quando diz que cada caso é um caso, no entanto, como o cerne do artigo se refere principalmente às lideranças de caráter espiritual, é sempre bom lembrar que a batalha espiritual é redobrada, e nesse caso, todo o cuidado é pouco.

    O terreno que sempre é escorregadio, passa a ser também minado.

    Louvo a Deus pela sua vida e pelo trabalho realizada nessa cidade, junto a Igreja e seu pastor, meu amigo Joel Ribeiro.

    Que Deus te conceda a graça de continuar aos pés da cruz de Cristo, durante toda sua gestão como Vice-Presidente da Câmara e como Vereador.

    Um grande abraço!
    Pr. Carlos Roberto

    ResponderExcluir
  23. Quem dera que os pastores de hj tivessem a mesma determinação dos apóstolos: Não é razoável que nós deixemos a palavra de Deus e sirvamos a mesa (o social,nos dias de hj.)Atos 6:2. Mas eles estão tao obcecados pelo poder e status,que ficaram cegos, e resolveram desviar de suas funções! Das duas,uma:Ou viraram pastores virtuais, ou estão roubando a nação, recebendo salarios e mordomias,sem trabalhar. O que não e difícil de acontecer,pelo fato de se encontrarem desviados da vontade e do chamado de Deus!

    ResponderExcluir
  24. abadono da fe ocorre quando o alvo alcançar sao os nossos interresses. a razao de ser?
    bom dia amigos pastores um abraço.

    ResponderExcluir
  25. abadono da fe ocorre quando o alvo alcançar sao os nossos interresses. a razao de ser?
    bom dia amigos pastores um abraço.

    ResponderExcluir
  26. E quando o líder torna-se conselheiro de um time de futebol?!?
    Que esperar deste?

    ResponderExcluir

Muito obrigado pelo seu comentário!
Sua participação dá solidez a esta proposta, no entanto preste atenção:

É EXPRESSAMENTE PROIBIDA A POSTAGEM DE COMENTÁRIOS DISCRIMINATÓRIOS, RACISTAS, QUE OFENDAM A IMAGEM OU A MORAL OU DESRESPEITEM A LEGISLAÇÃO EM VIGOR.

INFORMAMOS QUE O IP DE TODOS AQUELES QUE NÃO RESPEITAREM AS REGRAS DESTE BLOG, ESTÃO DISPONÍVEIS ATRAVÉS DOS SITES DE ESTATÍSTICAS, E SERÃO FORNECIDOS À JUSTIÇA, CASO SEJAM REQUISITADOS POR AUTORIDADE LEGAL.

Pastor Carlos Roberto Silva
Point Rhema

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...