segunda-feira, 23 de março de 2009

RÁDIO COMUNITÁRIA OU PIRATA GOSPEL?

Antes de iniciar quero reproduzir o conceito de pirata de acordo com o Dicionário Aurélio:

3 - Indivíduo que comete pirataria, que não respeita os direitos de autoria ou de reprodução que vigoram sobre determinadas obras ou produtos (literários, musicais, de informática, etc.), seja produzindo, ou utilizando
cópias ilegais dessas obras ou produtos.

8 - Diz-se de estação de rádio ou de TV que opera sem autorização, ou de programa, etc., por ela veiculado.


Com o advento da assinatura do Brasil no Pacto de San José da Costa Rica, a nação brasileira ficou devedora da regulamentação e possível concessões para emissoras de baixa potência.
A demora dessa regulamentação por parte do poder público, fez com que surgissem as chamadas Rádios Comunitárias, chamadas de "piratas" pelas emissoras oficiais, portadoras as concessões do governo.
Nessa época, por falta de regulamentação, a própria ANATEL - Agência Nacional de Telecomunicações, não tinha ferramentas sólida para o fechamento das referidas rádios, até mesmo porque a própria Justiça Federal, concedeu algumas liminares, autorizando o funcionamento dessas emissoras.
Digo isso com conhecimento de causa, pois fui Presidente da Associação Rádio Comunitária Rhema FM - 95,9 em Cubatão, a qual esteve no ar durante quatro anos, de 1996 a 2000, devidamente amparada por medida Judicial.
Para conseguirmos essa liminar, tivemos que apresentar à Justiça Federal, laudos dos equipamentos e ainda um estudo de viabilidade técnica assinado por engenheiro responsável, o qual atestava que a frequencia utilizada estava disponível, e não trazia qualquer prejuízo a qualquer outra frequencia em operação, além de todos os registros necessários como Estatuto, Alvará de Lincença da Prefeitura, CNPJ e demais providências.
Quando o Congresso Nacional aprovou e foi sancionada pelo Presidente da República Fernando Henrique Cardoso a Lei 9.612/98 de 19 de Fevereiro e 1998, que institui o Serviço de Radiodifusão Comunitária, todas as medidas liminares foram cassadas pela Justiça Federal, inclusive da emissora que aqui já citei, que por mim era presidida.
Assim que recebemos a comunicação, retiramos a emissora do ar e, entendemos que somente voltaríamos com a devida concessão.
Como na região onde operávamos existem muitas grandes emissoras oficiais, o lobby é pesado contra a concessão de autorizações para emissoras de baixa potência, o que fez com que até hoje não mais voltássemos a operar, até mesmo pelo alto risco e acima de tudo pela consciência da contravenção e crime cometidos por quem assim opera.
O que quero aqui ressaltar é, até que ponto glorificamos a Deus, ao utilizarmo-nos de um meio ilegal para pregarmos o evangelho?
Sei que muitos irmãos e pastores estão prestando um serviço com a maior boa vontade e, acredito até que muitos o fazem na mais pura inocência, no entanto, a grande verdade é que estão na ilegalidade e praticando um crime. Alguns vivem na expectativa de qualquer fiscalização e até tiram as emissoras do ar por alguns dias, quando têm conhecimento de fiscalização na ANATEL - Agência Nacional de Telecomunicações .
Isso não está correto. Fomos chamados para ser sal e luz neste mundo.
Na época em que operei nessa área, como acima descrevi, fui vice-presidente da ABEBP - Associação Brasileira das Emissoras de Baixa Potência, presidida pelo então Deputado Estadual Lívio Giosa, e em reuniões com o Delegado da ANATEL, presenciei relatos de ocorrências, as quais eram ridículas para a nossa imagem.
Líderes dessas emissoras, ao serem abordados pela autoridade competente, sentavam-se em cima do transmissor da emissora e diziam: "Daqui não saio, daqui ninguém me tira por que o sangue de Jesus tem poder". Por esse motivo, alguns foram presos com transmissor e tudo por desacato a autoridade competente, e processados diante da Justiça Federal.
Tem gente de todo tipo utilizando-se das refereidas emissoras: comerciantes, políticos, comunicadores, apresentadores, jornalistas, espíritas, padres, pastores, no entanto, quando as grandes emissoras fazem suas campanhas contra as rádios "piratas", jogam a maior parte do peso em cima dos pastores, até porque, qualquer que faça uma programação do tipo "gospel", para eles já são pastores.
A Bíblia Sagrada diz:
"Vós sois o sal da terra; e se o sal for insípido, com que se há de salgar? Para nada mais presta senão para se lançar fora, e ser pisado pelos homens". Mateus 5: 13
"Porque os magistrados não são terror para as boas obras, mas para as más. Queres tu, pois, não temer a potestade? Faze o bem, e terás louvor dela". Romanos 13: 3
Mesmo sabendo que é difícil conseguir, se o prezado irmão tem o desejo de obter a Concessão de um Serviço de Radiodifusão Comunitária, preencha a documentação necessária, e habilite-se a ser um concessionário. Informações aqui.
Nosso Deus, em sendo da Sua perfeita vontade, pode muito bem ajudá-lo, de tal forma que consiga, mas não se arrisque a ser processado em um crime na esfera federal, pois isso poderá lhe custar muito caro.
Com todo respeito e admiração por aqueles que fazem com seriedade um excelente trabalho, inclusive auxiliando na divulgação dos trabalhos das Igrejas, o que particularmente sei o quanto custa, porém, com conhecimento de causa não posso deixar ce alertá-los que, sem concessão pública e, operando na clandestinidade: além de ser pecado é crime.
Soli Deo Glória!
Com amor fraternal,
Vosso conservo,
Pr. Carlos Roberto Silva

28 comentários:

  1. Pr. Carlos,

    Muito útil e exclarecedor esse artigo sobre as rádios comunitárias, tão utilizadas no meio evangélico, mas muitas vezes sem a devida prudência no sentido de legalizar a situação.

    Abraço.

    ResponderExcluir
  2. Prezado Pr. Carlos,

    Graça e Paz!

    Excelente artigo. O tema é polêmico não só no meio evangélico, porém como cristãos devemos nos preocupar com nossas atitudes, para que realmente sejamos “sal da terra”.

    Confesso que sinto vergonha quando me deparo com notícias dando conta do fechamento de rádios piratas dirigidas por supostos pregadores da palavra.

    Acredito que falte discernimento aos irmãos e por este motivo classifiquei o artigo como excelente. Proponho um amplo debate, uma verdadeira ofensiva as rádios piratas. Basta sintonizar nosso rádio e constatar uma rádio ilegal no ar. Vamos levantar irmãos que possam entrar em contato com as rádios e em nome de Jesus conscientizar as pessoas do mau testemunho que estão dando.

    Quantas pessoas hoje odeiam as igrejas evangélicas por causa de maus testemunhos como esse? Será que os fins justificam os meios?

    Colaborando com a conscientização mencionada acima transcrevo trecho da carta do apóstolo Paulo aos Romanos, o qual fala intensamente ao meu coração: “Toda alma esteja sujeita às potestades superiores; porque não há potestade que não venha de Deus; e as potestades que há foram ordenadas por Deus. Por isso quem resiste à potestade resiste à ordenação de Deus; e os que resistem trarão sobre si mesmos a condenação (13: 1-2).

    Concluindo, acredito que nossa Constituição garante a abertura de novas concessões e não apenas aquelas obtidas nos porões do Congresso Nacional, a custa de interesses escusos.

    Pr. Carlos, o exemplo vivido pelo senhor e a submissão a palavra de Deus me fazem louvar e agradecer ao Pai pela sua vida.

    Um forte abraço e uma semana abençoada na presença do Senhor.

    Fábio Lopez

    ResponderExcluir
  3. Graça e paz Pastor Carlos

    Hoje estou de "folga" e como sempre resolví fazer uma "visitinha" no seu blog que "sempre" tem excelentes artigos.

    Quero apenas ressaltar que dentre as muitas virtudes que enriquecem o homem, o caráter do indivíduo é fundamental na sua honradez. Para se alcançar respeito, admiração e, sobretudo, confiança tanto nas pessoas mais próximas como daquelas que só, em negócios ou mesmo socialmente nos rodeiam, temos que viver eticamente.
    o Sábio salomão em um de seus provérbios ensinou que ; "Fazer justiça e julgar com retidão é mais aceitável ao Senhor do lhe oferecer sacrifício" (Pv. 21:3).

    Pb. Alípio Fernandes
    Santo André/SP

    Abraços Tamanho família

    ResponderExcluir
  4. Querido Pr. Carlos
    Sem nada à acrescentar!
    DEUS o abençoe!

    ResponderExcluir
  5. Caro Juber Donizete,
    A Paz do Senhor!

    Grato pela visita e comentário.

    Conheço de perto essa área. Realmente é muito difícil a obtenção da concessão, pois como disse no artigo, se a região tem muitas concessões de grandes emissoras, o lobby no Congresso é pesado, porém, ainda assim, o jeito é se adequar aos quesitos necessários e aguardar fora do ar até que se obtenha a necessária concessão.

    Compreendo a dor de quem já começou assim, em ter que tirar uma emissora do ar, no entanto, os fins não justificam os meios para ninguém, quanto mais para os cristãos.

    Um grande abraço!
    Pr. Carlos Roberto

    ResponderExcluir
  6. Caro amigo e irmão em Cristo Dr. Fábio Lopez,
    A Paz do Senhor!

    Realmente o assunto é polêmico e complexo, porém, agora já existe a lei que regulamenta, portanto é necessário que quem quiser operar no sistema, se adeque a ela.

    Operar com a justificativa que entrou com o pedido e está aguardando, o que na realidade é uma minoria, ainda assim é crime.
    A concessão existe ou não.
    Carro não veicula sem licença das autoridades de trânsito, aeronave não voa sem autorização da ANAAC, embarcações não navegam sem autorização das autoridades marítimas, emissoras de rádio e TV não podem operar sem concessão e autorização da ANATEL.

    Grato pela sua contribuição!

    Volte sempre!
    Pr. Carlos Roberto

    ResponderExcluir
  7. Prezado Pb. Alípio Teologia!
    Graça e Paz!

    Grato pelas suas visitas e comentário. Os mesmos sempre agregam valores aos artigos aqui postados.

    Voce disse exatamente o que penso.

    Gosto muito da área de comunicação. Enquanto foi possível operar no sistema, estive e todos sabem que estávamos amparados por uma decisão da Justiça Federal, assim que o Congresso regulamentou a matéria, não há mais qualquer justificativa plausível para tanto.

    É uma questão de caráter e temor ao Senhor. Precisamos dar exemplo.

    Um grande abraço!
    Pr. Carlos Roberto

    ResponderExcluir
  8. Caro Marcelo Coradi,
    A Paz,

    Grato pela visita e participação.
    Ore por nós!

    Um grande abraço!
    Pr. Carlos Roberto

    ResponderExcluir
  9. A paz do Senhor!

    Pr.Carlos

    Muito útil o texto, esse assunto muitos não querem abordar nas igrejas. Estavamos em uma Rádio tambem irregular, o qual o nome do programa é o nome do nosso blog Santo dos Santos. Quando comecei a me informar referente legislação e a conduta correta das rádios e olhando para situação a onde estavamos tiramos o nosso programa do ar!

    Cada crente que esta irregular tem, que ter esse pensamento.

    Em Cristo
    Edson Dorna

    ResponderExcluir
  10. Caro Edson Dorna,
    A Paz do Senhor!

    Grato pela visita e comentário!

    No ponto que a coisa já chegou, é claro que essa linha de pensamento que aqui abordei, é quase que remar contra a maré, mas, fazer o que se nosso compromisso é com a Palavra de Deus.
    Você fez exatamente o que é correto.
    Parabéns!
    Pr. Carlos Roberto

    ResponderExcluir
  11. A Paz do Senhor,
    Pastor Carlos, o senhor poderia fazer uma materia sobre as bandas de musica evangelicas. Sao poucas igrejas que utilizam.
    As bandas de mésica nas igrejas ja estão sendo raridades.
    Pense nisto!

    Abraços.

    Ev. Luiz Carlos

    ResponderExcluir
  12. OK Luiz,
    Estarei colocando aqui nas minhas prioridades para fazer!
    Grato pelo contato!
    Um grande abraço!
    Pr. Carlos Roberto

    ResponderExcluir
  13. Caro Pastor Carlos Rboerto,
    Paz do Senhor!

    Particularmente não vejo a ANATEL com bons olhos, pelo fato de ser muito omissa quanto aos absurdos cometidos por empresas de telefonia e pelo número de rádios comunitárias em todo País que agem na pirataria. E também muitas vezes a ANATEL age com injustiça aos que agem dentro da lei como foi o caso da rádio a qual o senhor fazia parte da diretoria. Enquanto muitas estão na ilegalidade a ANATEL procura fechar algumas que estão em conformidade com a lei.

    Mas não posso negar que a ANATEL sempre que consegue constatar uma rádio operando na irregularidade age de forma correta em desativá-la porém as formas de fiscalização precisa ser revisada pois a forma adotada é esquisita.

    Eu não consigo aceitar a idéia de que muitas pessoas Cristãs protestantes aceitem esse tipo de coisa. Eu não posso aceitar que pessoas se utilizem de uma foma de crime para "anúciar" o Evangelho. Se alguém não pode manter uma rádio comunitária ou comercial então que não faça isso.

    Mas infelizmente a fama o retorno financeiro seja pequeno ou grande se tornam mais atrtivos que servir ao Senhor fielmente em honestidade.

    Deus nos ajude...

    ResponderExcluir
  14. Caro Matias Borba,
    A Paz do Senhor!

    Grato pela sua participação e comentário!

    Quanto a emissora que presidia, na época, graças a Deus com bom resultados em todos os sentidos, inclusive com prêmios alcançados em nossa região, porém, com a regulamentação do Serviço de Radiodifusão Coimunutária pelo Congresso Nacional, a única forma era adequar-se ao novo status.
    Como o lobby das grandes emissoras é muito pesado junto aos políticos, quase ninguém conseguiu essa regularização, nesse caso, foi prudente e ético não continuar.

    Quanto a sua fala com relação à atividade da ANATEL, acontece que a agência não tem contigente suficiente para a fiscalização necessária. Sua estrutura foi formatada para o tamanho de utilização do nosso espectro, mas não para toda essa demanda de emissoras irregulares que surgem a cada dia, sem nenhum controle.
    Um grande abraço!
    Pr. Carlos Roberto

    ResponderExcluir
  15. Pois é Pastor, mas se falta de contingente pra atender a demanda isso é um erro grande, é como na questão dos cd's e dvd's piratas que devem ser fiscalisado pela policia federal, o que ajuda as vezes é as parcerias que o governo federal faz com o governo estadual. Ficar esperando pela polícia federal e vendo a pirataria crscer tanto é algo que nos deixa como Cristãos tristes quanto aos governos de nosso País.

    Recentemente vimos os escandalos no senado sobre diretorias que não serviam pra nada, e trazendo para este contexto aqui abordado, acrescento que por muitos anos gastou-se dinheiro público para em cargos que mais poderiam ser chamados de "fonte de renda", enquanto isso as rádios piratas se "expandiram", abriram filiais etc., deixaram a pirataria corre solta no País inteiro.

    Ou seja, falta seriedade e honestidade tanto na ANATEL quanto ao proprio governo federal para combater isso. Se os investimentos nesta área fossem maiores e mais consistentes certamente essas rádios piratas já estariam em menor número em nosso País e a ANATEL seria de fato uma agência regulamentadora no País o que só acontece no pápel mas na prática fica adesejar extremamente.

    Oremos para que os governates sejam pelo menos mais sinceros pelo menos no combate a pirataria no País, já que transparentes muitos deles não podem ser.

    A Paz!

    ResponderExcluir
  16. CarO Matias Borba,
    Graça e Paz!

    Ai sim, concordo plenamente com vc.
    A questão é mais profunda e já vem de cima, em não equipar adequadamente a ANATEL para cumprir seu papel.
    Grato pela contribuiçã à este post!
    Um grande abraço!
    Pr. Carlos Roberto

    ResponderExcluir
  17. .

    Irmão Carlos

    De há muito eu sei que existe um forte lobby das grandes emissoras com o intuito de barrar qualquer concorrência, seja grande ou pequena.

    Eu continua achando que o sistema de distribuição de emissoras no Brasil é elitista e restrito a políticos. No tempo do presiente FHC o católico Marco Maciel barrou todos os pedidos de concessões de evangélicos para a Amazônia e deu todas à Igreja Católica.

    Dentro da ilegalidade não podemos operar, mas precisamos ser mais ativos na busca pela democratização dos meios de comunicação, sejam quais forem: rádios, tvs, sites, blogs, Youtube - tudo! Como dizia aquela antiga peça de publicade dos postos Atlantic: Quem não é o maior tem que ser o melhor.

    Precisamos de um melhor planejamento par conquistar essas emissoras.

    Irmão João.


    .

    ResponderExcluir
  18. Caro irmão João Cruzue,
    Graça e Paz!

    Grato pela sua honrosa visita e excelente comentário.

    Concordo plenamente.

    O sistema de distribuição das concessões, atualmente é feito por licitações, as quais em primeira mão atende sempre um critério combinado entre os políticos interessados.

    No caso do Serviço de Radiodifusão Comunitária, não é licitação, é lobby político mesmo, no entanto, concordo com ações que nos façam chegar lá, menos trabalhar na clandestinidade, pois isso é conraditório com a mensagem que pregamos.

    Quanto qualquer açao para que sejamos alvos dessas concessões, sou totalmente a favor.

    Um grande abraço!
    Pr. Carlos Roberto

    ResponderExcluir
  19. Paz do Senhor Pr. Carlos,

    Aproveitando essa postagem, me sinto a vontade e em casa para deixar meu comentário.
    Agradeço a Deus pela sua vida Pastor, pois nesses 15 anos atuando tambem na area de comunicação, me sinto privilegiado por ter participado e trabalhado em sua administração na Rádio Rhema Fm e tambem por ter me ensinado a conduta e postura e de que forma devemos aproveitar os meios de comunicação(o Rádio).
    Quando somos inocentes e leigos no assunto, Deus nos dá a oportunidade de sair-mos sem que haja danos maiores, mais sabendo que estámos errados e permanecer-mos no erro é TENTAR A DEUS...

    Deixo uma sugestão pra quem tem Rádio Comunitária ou deseja desenvolver um trabalho através de um véiculo de comunicação, caso não esteja dentro da Lei e não consiga a legalidade do seu projeto de comunicação, A OPÇÃO É APELAR PARA AS CHAMADAS WEB RÁDIOS, pois além de voce não precisar de antenas, transmissor, mesa de som, etc. abrange o mundo inteiro e ainda um fator importante e favorável, não precisa se esconder dos fiscais da ANATEL, pois o orgão não fiscaliza e nem se responsabiliza pelas rádios transmitidas VIA INTERNET.

    Mais mesmo assim, como cristãos não devemos adentrar de qualquer maneira nos lares, estabelecimentos, repartições, etc.. devemos pedir sabedoria a Deus para aproveitar-mos os meios legais de comunicação e divulgar-mos a PALAVRA DE DEUS.

    DEUS VOS ABENÇÕE...

    Pr. Gilberto Vitor
    Rádio Prisma Gospel
    WEB STUDIO
    Campos do Jordão-SP

    ResponderExcluir
  20. Prezado Prº Carlos Roberto
    Paz do Senhor Jesus:

    Há muitos anos acompanhei um amigo e irmão em Cristo que tentava uma concessão pelas vias normais de direito. Passar-se-iam 40 anos e com certeza ele não teria conseguido entrar na terra "concessão". Nos corredores de Brasília as idas e vindas sem sucesso algum pareciam intermináveis. Ouviu-se falar na época que caso tivesse algum "QI" ou "padrinho político" as coisas poderiam acontecer com mais rapidez.
    Resumo hoje faz uns 30 anos. O sonho desse irmão não saiu do papel.
    Não é por acaso que a Bíblia diz: O mundo jaz no maligno.
    Parafraseando Paulo. Quero fazer certo más não consigo. Assim sentia este irmão.

    Acho que a livre concorrência é saudável e é direito de todo cidadão brasileiro.

    Várias chamadas "propagandas" são veículadas na mídia sensurando tenazmente "fortemente" a utilização das tais rádios piratas.
    Não apoio nenhuma atitude neste sentido.
    Tais pessoas deveriam ter o mínimo de bom senso antes de tomar uma atitude "bandida" e ainda supostamente em nome de Deus.
    Tenho dúvida se pessoas que afirmam falar em nome de Deus o conhecem de fato.
    Evangelho de Cristo não pode ter ementas. Até parece que estamos na índia. Um deus para cada gosto e situação.
    A igreja que vai subir é dirente.

    Estimado Prº Carlos Roberto
    Que o milagre continue acontecendo há cada momento em sua vida.

    José Roberto Santana
    Vila Pescador I - Jd. Casqueiro- CB

    ResponderExcluir
  21. A paz do Senhor, Pr. Carlos!

    Concordo plenamente com tudo o que o senhor disse.

    Conheci um irmão que tinha uma rádio pirata. Quando fecharam o local, ele foi alvo de xingamentos, perdeu todos os aparelhos que eram profissionais e deu mau testemunho entre a comunidade cristã.

    O nosso Deus é justo! Ele é um Deus de detalhes e correto em todos os Seus caminhos!!! Sigamos Sua lei e obedeçamos às leis deste país para honrar o Nome do Senhor.

    Deus te abençoe e use sempre!

    ResponderExcluir
  22. Caro Pr. Gilberto Vitor,
    A Paz do Senhor!

    Grato pela sua honrosa visita e comentário que agregou valores à este post!
    Realmente voce foi um daqueles que juntos trabalhamos, e aprendeu como fazer direito, sem dar testemunho que comprometa o evangelho do Senhor Jesus Cristo.

    Parabéns pelo trabalho desenvolvido com a Rádio Prisma Gospel, através do sistema virtual. A web é uma porta aberta para aqueles que quiserem fazer o trabalho de rádio e não possuem concessão.

    Grato pela participação!

    Um grande abraço!
    Pr. Carlos Roberto

    ResponderExcluir
  23. Caro Pb. José Roberto Santana,
    A Paz do Senhor!

    Grato pela sua participação e comentário.

    Realmente, conseguir uma concessão nos dias de hoje está muito difícil. Na realidade nunca foi fácil, mas hoje está muito mais, até porque no sistema comercial, seja de rádio ou tv, a coisa passa por licitação, e aí é mais fácil pra quem tem mais dinheiro.
    No caso das educativas ou serviço de radiodifusão comuitária, a coisa passa pelo apadrinhamento político, ou então, uma intervenção divina, o que também pode acontecer.
    Quanto a operação na clandestinidade, acredito que já falamos tudo no post e nos comentários dos amados leitores.
    Um grande abraço!
    Pr. Carlos Roberto

    ResponderExcluir
  24. Prezada Débora Zibordi,
    A Paz do Senhor!

    Já vi muitas situações parecidas com a que a irmã relatou.
    Pior é quando a pessoa não quer assumir o erro, e começa então a dizer que o inimigo está furioso.

    Ora, o inimigo está furioso sempre, imagine então quando vc. prega o evangelho utilizando-se de uma arma clandestina, se ele vai bater palmas?

    Temos que vigiar!

    Grato pela sua participação e palavras de incentivo.

    Fique com Deus!
    Pr. Carlos Roberto

    ResponderExcluir
  25. Eu tenho uma resposta para essa pergunta.
    Uma radio gospel nem é pirata e nem comunitária, e sim educativa.
    È fácil dizer que radio pirata é ilegal, más nem todo mundo sabe das dificuldades de se legalizar uma.
    O governo fechou mais emissoras do que legalizou. A burocracia do MC e da ANATEL e do governo incentiva a ilegalidade.
    Tem emissoras ditas legalizadas que cometem ilegalidades, isso porque já que são legalizadas se sentem no direito de fazer o bem entender.
    O governo já reconheceu que emissoras de baixa potência não são piratas é tanto que mandou pro congresso nacional o famoso "Projeto de descriminalização das rádios comunitárias",que entende que emissoras de potência abaixo de 200watts não prejudica o meio de comunicação, a repercussão do assunto vcs encontram no meu blog abaixo.
    Agora para complicar, soube de uma pessoa de Brasília que o Mc sô ta concedendo concessões de radio educativa para entidades de ensino superior, câmaras de vereadores e prefeituras, e que vai acontecer o mesmo com as rádios comunitárias.
    A verdade é que o governo não quer a responsabilidade de legalizar radio restrita (comunitária), é verdade, vc queira ou não que radio pirata segundo a lei 9612 de 1998, é comunitária, não seria comunitária se sua potência não fosse restrita, o que é o caso de muitas rádios piratas.
    Não pensem que só contra as rádios comunitárias, sô estou dizendo essa lei tem que ser revisada para se enquadrar aos preceitos da "comunitária".

    *Noticias do meio da comunicação
    *Lei e lesgilação
    VISITE MEU BLOG/SITE:
    http://radiofussoresfm.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  26. Caro Ney Rodrigues,

    Grato pela sua honrosa visita e comentário.

    Entendi perfeitamente o seu posicionamento, com qual concordo plenamente, no entanto, meu entendimento é que, enquanto não houver regulamentação adequada, que possa comtemplar a todas as emissoras, quem não obtiver uma concessão dos órgãos oficiais, está fora da lei, isso é uma contravenção, por mais que entendamos o bom serviço prestado.
    Fui liderança nesse meio, mas entendi que não era possível como cristão continuar.
    Clamo ao Senhor para que aconteça essa mudança na lei.

    Um grande abraço!

    Seu conservo em Cristo,
    Pr. Carlos Roberto

    ResponderExcluir
  27. adriano hermes soares7 de março de 2010 às 14:19

    a paz do senhor.estou com um trasmissor ligado ha 4 mes e ligado so a noite muitas almas se convertendo a progamaçao e a noite toda sem placa de igreja.muitos lares sendo abençoados a cidade toda escuta a progamçao do evangelicos e uma cidade de 70.000 abitantes. todos aqui me apoiaõ um cabo da policia se converteu e esta na assembleia de deus. mas o pastor de la e contra e joga pedras.passaram p nos uma ONG me ajude.a.hermes@bol.com.br ou suellyeadriano@hotmail.com. eles não sabe ovalor de uma alma.consiga p mim os formulario p educativa.ou comunitaria qual a melhor. JESUS te abençoe e te guarde. aqui preçisa de missionarios os que tem defende as placas de igrejas. no sertão da paraiba sousa a 450 da capital .

    ResponderExcluir
  28. Caro irmão Hermes Soares,

    A paz do Senhor!

    Não concordo com esse pastor que atira pedras em sua rádio, pois isso não é maneira de um cristão agir.

    Quanto a legalidade, procure no site da ANATEL ou no site do Ministério das Comunicações e lá tem todos os documentos e formulários necessários.

    Estarei orando pela amado irmão, para que Deus venha agir e o amado possa ter a concessão oficial.
    Isso é necessário e glorifica o nome do Senhor!

    Um grande abraço!
    Pr. Carlos Roberto

    ResponderExcluir

Muito obrigado pelo seu comentário!
Sua participação dá solidez a esta proposta, no entanto preste atenção:

É EXPRESSAMENTE PROIBIDA A POSTAGEM DE COMENTÁRIOS DISCRIMINATÓRIOS, RACISTAS, QUE OFENDAM A IMAGEM OU A MORAL OU DESRESPEITEM A LEGISLAÇÃO EM VIGOR.

INFORMAMOS QUE O IP DE TODOS AQUELES QUE NÃO RESPEITAREM AS REGRAS DESTE BLOG, ESTÃO DISPONÍVEIS ATRAVÉS DOS SITES DE ESTATÍSTICAS, E SERÃO FORNECIDOS À JUSTIÇA, CASO SEJAM REQUISITADOS POR AUTORIDADE LEGAL.

Pastor Carlos Roberto Silva
Point Rhema

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...