"Em uma democracia, nenhum dos Poderes é soberano.
Soberana é a Constituição, pois é ela quem dá corpo e alma à soberania do povo.
Acima dos políticos estão as instituições, pilares do regime democrático. Hoje, no Brasil, os inconformados com a democracia representativa se organizam no governo para solapar o regime democrático.
É intolerável assistir ao uso de órgãos do Estado como extensão de um partido político, máquina de violação de sigilos e de agressão a direitos individuais.
É inaceitável que a militância partidária tenha convertido os órgãos da administração direta, empresas estatais e fundos de pensão em centros de produção de dossiês contra adversários políticos.
É lamentável que o Presidente esconda no governo que vemos o governo que não vemos, no qual as relações de compadrio e da fisiologia, quando não escandalosamente familiares, arbitram os altos interesses do país, negando-se a qualquer controle.
É inconcebível que uma das mais importantes democracias do mundo seja assombrada por uma forma de autoritarismo hipócrita, que, na certeza da impunidade, já não se preocupa mais nem mesmo em fingir honestidade.
É constrangedor que o Presidente da República não entenda que o seu cargo deve ser exercido em sua plenitude nas vinte e quatro horas do dia. Não há ”depois do expediente” para um Chefe de Estado. É constrangedor também que ele não tenha a compostura de separar o homem de Estado do homem de partido, pondo-se a aviltar os seus adversários políticos com linguagem inaceitável, incompatível com o decoro do cargo, numa manifestação escancarada de abuso de poder político e de uso da máquina oficial em favor de uma candidatura. Ele não vê no ”outro” um adversário que deve ser vencido segundo regras da Democracia , mas um inimigo que tem de ser eliminado.
É aviltante que o governo estimule e financie a ação de grupos que pedem abertamente restrições à liberdade de imprensa, propondo mecanismos autoritários de submissão de jornalistas e empresas de comunicação às determinações de um partido político e de seus interesses.
É repugnante que essa mesma máquina oficial de publicidade tenha sido mobilizada para reescrever a História, procurando desmerecer o trabalho de brasileiros e brasileiras que construíram as bases da estabilidade econômica e política, com o fim da inflação, a democratização do crédito, a expansão da telefonia e outras transformações que tantos benefícios trouxeram ao nosso povo.
É um insulto à República que o Poder Legislativo seja tratado como mera extensão do Executivo, explicitando o intento de encabrestar o Senado. É um escárnio que o mesmo Presidente lamente publicamente o fato de ter de se submeter às decisões do Poder Judiciário.
Cumpre-nos, pois, combater essa visão regressiva do processo político, que supõe que o poder conquistado nas urnas ou a popularidade de um líder lhe conferem licença para rasgar a Constituição e as leis. Propomos uma firme mobilização em favor de sua preservação, repudiando a ação daqueles que hoje usam de subterfúgios para solapá-las. É preciso brecar essa marcha para o autoritarismo.
Brasileiros erguem sua voz em defesa da Constituição, das instituições e da legalidade.
Não precisamos de soberanos com pretensões paternas, mas de democratas convictos”.
Pastor Paz!
ResponderExcluirQue este manifesto se espalhe por todo o País, pois é inaceitavel o que está acontecendo.
Temos que enteder que a Democracia, é o "Imperio da Lei" e não de um politico populista.
Parabéns pela publicação.
Que Deus nos Abençoe.
Pb. Aneildo
Pois é Pr Carlos como eu disse no meu blog, Lula não esta preocupado com a Democracia, mas sim em eleger a Dilma, o que importa a ele é o hoje o agora.
ResponderExcluirCaro pastor e amigo Carlos Roberto:
ResponderExcluirJá assinei o manifesto e também o estou divulgando no Facebook e no twitter para que outros possam assiná-lo também. É preciso que os nossos governantes atuem nos limites da democracia E quando isso não acontece precisamos levantar a nossa voz.
Abraços!
Parabéns Pr.Carlos Roberto ,por continuar prestanto esse serviço de utilidade pública, atravéz de seu blog.
ResponderExcluirEsse manifesto postado aqui, é uma manifestação de indignação por parte de quem realmente entende de política.
Estamos vendo que o nosso atual presidente está meio que desesperado na corrida política,para lutar pela "candidata dele" e do partido dele ,e se esquece que ainda é um funcionario público, pago pelo povo ,e que não tem o direito de ficar usando seu cargo para beneficiar qualquer candidato que seja.
Enquanto ele estiver lá, cumprindo o mandato , ele não deveria fazer campanha pra quem quer que seja.
O simples fato dele usar a imagem dele já tem um peso,mas até aí, ele é um cidadão , mas um homem público também deve preservar sua imagem em nome do bem público, enfim... , o país inteiro, petistas ou não, está pagando para o presidente ser garoto propaganda de candidatos que não são da preferência de todos.
QUE FALSA DEMOCRACIA É ESSA???????
Continue na luta Pr.Carlos Roberto, estamos juntos em oração.
Fique na Paz do Senhor!
Também já assinei o manifesto.
ResponderExcluirNão acredito nesses manifestos de véspera de eleição, onde o partidarismo está aflorado.
ResponderExcluirEstou indeciso quanto ao meu voto.
A hipocrisia dos evangélicos é tão descarada que acho que vou acabar votando na Dilma mesmo.
Agora o Silas Malafaia chamar a Marina de dissimulada é o cúmulo da hipocrisia e da safadeza mesmo.