Cerca de 330 cidades da Espanha não têm nenhuma igreja evangélica
Uma pesquisa do Observatório do Pluralismo Religioso, feita pela organização cristã Decision, mostra que os evangélicos são a minoria religiosa que mais cresce na Espanha. Contudo, em 331 cidades com mais de 5 mil habitantes, não existe nenhuma igreja evangélica.
A Decision fez o levantamento de municípios sem igrejas evangélicas, com informações da Federação de Entidades Religiosas Evangélicas da Espanha (Ferede) e da organização missionária Evangelism In Dept, e chegou a conclusão de que mais de 10 milhões de pessoas na Espanha vivem em lugares que não foram alcançados pelo Evangelho.
“O resultado mostra que dos 8.131 vilarejos da Espanha, 92% ainda não têm igrejas evangélicas. O desafio de chegar aos municípios entre 5 mil e 20 mil habitantes, longe das capitais, ainda se mantém e continua sendo uma das grandes deficiências da missão na Espanha ”, disse a Decision.
Segundo os dados no relatório, Andaluzia é a região com mais cidades acima de 5 mil habitantes sem igrejas evangélicas, o que totaliza 53 municípios. Em seguida vem Galícia, com 45, Catalunha, com 41 e a Comunidade Valenciana, com 33. La Rioja é a única área apontada com pelo menos uma igreja evangélica em todas as cidades de mais de 5 mil habitante.
Um dos motivos para isso acontecer, foi a migração de pessoas das áreas rurais para as áreas metropolitanas nas últimas décadas. O relatório mostra que a Espanha rural ficou vazia, enquanto a população das pequenas cidades se multiplicaram.
Segundo a organização, essas mudanças estão desenhando um novo cenário para a estratégia missionária que abre novas oportunidades para o plantio de igrejas em torno das grandes cidades.
A Decision também constatou que a migração da população rural para as cidades, colaborou para o crescimento progressivo que a comunidade evangélica está experimentando na Espanha. Cerca de 68% dos membros das congregações das grandes cidades, são oriundos da zona rural.
No último ano (2018), a Espanha tinha o total de 4.238 locais de culto registrados, considerando uma média de crescimento de 16 igrejas abertas por mês.
Fonte: CPADnews
Fonte: CPADnews
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Muito obrigado pelo seu comentário!
Sua participação dá solidez a esta proposta, no entanto preste atenção:
É EXPRESSAMENTE PROIBIDA A POSTAGEM DE COMENTÁRIOS DISCRIMINATÓRIOS, RACISTAS, QUE OFENDAM A IMAGEM OU A MORAL OU DESRESPEITEM A LEGISLAÇÃO EM VIGOR.
INFORMAMOS QUE O IP DE TODOS AQUELES QUE NÃO RESPEITAREM AS REGRAS DESTE BLOG, ESTÃO DISPONÍVEIS ATRAVÉS DOS SITES DE ESTATÍSTICAS, E SERÃO FORNECIDOS À JUSTIÇA, CASO SEJAM REQUISITADOS POR AUTORIDADE LEGAL.
Pastor Carlos Roberto Silva
Point Rhema