domingo, 4 de agosto de 2019

Maioria dos estrangeiros na Itália é cristã, diz estudo

A identidade religiosa dos estrangeiros residentes na Itália é em grande parte cristã, de acordo com um relatório publicado em 24 de julho pela fundação "Iniciativas e estudos sobre a multi-etnia" (ISMU em italiano).
Os dados, divulgados pelo Instituto Nacional de Estatística (ISTAT) e atualizados até 1º de janeiro de 2019, mostram que há 2.815.000 cristãos, ou seja, 53,6% do total , incluindo católicos, ortodoxos, evangélicos e outros cristãos. grupos.
Entre estes, apenas os evangélicos experimentaram um crescimento relativo, pois existem aproximadamente 183.000 pessoas, 50.000 a mais do que no ano anterior.
Os muçulmanos, por sua vez, representam 30,1% dos estrangeiros residentes, enquanto ateus ou agnósticos são cerca de 500.000.
A ISMU também apontou que mais de 111.000 estrangeiros residentes obtiveram a cidadania italiana e que o equilíbrio entre nascimentos e óbitos, assim como as chegadas e partidas, está em constante evolução.
Dados confirmados
Paolo Naso, coordenador do programa de refugiados e migrantes da Federação de Igrejas Evangélicas da Itália (FCEI), Mediterranean Hope, disse à agência de notícias evangélica NEV que este relatório confirma dados amplamente consolidados.
"Outras estimativas mostram que o número de evangélicos e protestantes é maior, consistindo principalmente de imigrantes da África Oriental, Europa Oriental e alguns países asiáticos . Um fato muito complexo para definir, por exemplo, é o dos evangélicos chineses", afirmou.
Integração
Porém, "mais do que a dimensão quantitativa, no caso dos evangélicos, é interessante ver como as igrejas multiétnicas e internacionais têm um papel importante no processo de integração e inclusão social", acrescentou.
Segundo o relatório da ISMU, as outras identidades religiosas estão distribuídas da seguinte forma: 136.000 (2.6%) budistas, 114.000 hindus (2.2%), 49.000 sikhs (0.9%), 16.000 (0.3%) coptas.
A maioria dos muçulmanos estrangeiros residentes na Itália vem do Marrocos, Albânia, Bangladesh, Paquistão e Egito. Os católicos vêm principalmente da Romênia e das Filipinas, enquanto os ortodoxos vêm da Romênia e da Ucrânia.
Folha Gospel com informações de Evangelical Focus

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Muito obrigado pelo seu comentário!
Sua participação dá solidez a esta proposta, no entanto preste atenção:

É EXPRESSAMENTE PROIBIDA A POSTAGEM DE COMENTÁRIOS DISCRIMINATÓRIOS, RACISTAS, QUE OFENDAM A IMAGEM OU A MORAL OU DESRESPEITEM A LEGISLAÇÃO EM VIGOR.

INFORMAMOS QUE O IP DE TODOS AQUELES QUE NÃO RESPEITAREM AS REGRAS DESTE BLOG, ESTÃO DISPONÍVEIS ATRAVÉS DOS SITES DE ESTATÍSTICAS, E SERÃO FORNECIDOS À JUSTIÇA, CASO SEJAM REQUISITADOS POR AUTORIDADE LEGAL.

Pastor Carlos Roberto Silva
Point Rhema

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...