quinta-feira, 20 de fevereiro de 2020

Brasil é o quarto país com mais cristãos evangélicos, aponta pesquisa


Pesquisador francês Sebastien Fath estima que 9 em 10 cristãos evangélicos estão na Ásia, África e América Latina.


Sébastien Fath, historiador e pesquisador do CNRS (Centro Nacional de Pesquisa Científica, na França, acaba de divulgar o levantado feito por ele sobre quantos evangélicos têm no mundo atual.

Especialista em protestantismo evangélico, ele nos fornece as estatísticas mais recentes sobre evangelismo em todo o mundo. É uma verdadeira "visão geral do planeta evangélico", cuja estimativa no início de 2020 abarca 660 milhões de pessoas.

Os evangélicos são a expressão mais comum do protestantismo em todo o mundo (640 milhões dos 900 milhões de protestantes).

Os evangélicos se reúnem em torno de duas coisas: a) foco na comunidade local de convertidos; b) evangelização em torno de um Deus que salva, cura e restaura.

Os cinco países com os protestantes mais evangélicos são, em ordem: 1) os Estados Unidos (93 milhões); 2) China (65 milhões); 3) Nigéria (55 milhões); 4) Brasil (46 milhões); 5) Índia (28 milhões).

Segundo Fath, os evangélicos representam 26% dos 2,5 bilhões de cristãos em todo o mundo.

A Ásia tem o maior número de cristãos evangélicos: 215 milhões. China (66 milhões), Índia (28), Indonésia (16), Filipinas (13) e Coréia do Sul (9) são os países com as maiores comunidades evangélicas.

África vem em seguida, com 185 milhões de evangélicos, com Nigéria (58 milhões), Quênia (20), Etiópia (18), RDC Congo (15) e África do Sul (15) liderando os números.

A América do Sul possui, segundo as estimativas, 123 milhões de evangélicos: 47 milhões no Brasil, 5 milhões na Argentina e 5 na Guatemala.
A América do Norte tem 107 milhões de fiéis evangélicos: 93 nos EUA, 10 no México e 4 no Canadá.

A Europa conta com 23 milhões de cristãos evangélicos, com Reino Unido (5 milhões), Rússia (2), Ucrânia (2), Romênia (2) e Alemanha (2) nas primeiras posições.

Finalmente, a Oceania conta com 7 milhões de evangélicos, sendo 3 milhões na Austrália, 2 milhões na Papua Nova Guiné e 1 milhão na Nova Zelândia).

Sebastien Fath salienta que esses números são aproximados - com base em 25 documentos analisados ​​que abordam a evolução do cristianismo evangélico no mundo.

Fonte: Guiame

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...