sábado, 18 de abril de 2020

TV espanhola usa repórteres disfarçados e acusa pastor de terapia para curar homossexualidade


Emissora Telecinco expõe reuniões internas e de aconselhamentos, quebrando o sigilo do gabinete pastoral.


O pastor Miguel Ángel Martín foi ameaçado de multa pelo governo regional de Madri, depois de ter sido objeto de uma reportagem onde os jornalistas se passaram por cristãos, enganando o pastor.

Miguel Ángel líder da Igreja Cristã Sedientos de Jesus Cristo, na capital da Espanha, uma pequena igreja evangélica com as atividades usuais: pregação, atividades comunitárias, oração e orientação espiritual para todos que procuram aconselhamentos.

Essa disposição em atender às pessoas nas igrejas evangélicas foi aproveitada pelo programa "Viva la Vida" da emissora espanhola Telecinco para criar uma armadilha com uma câmera escondida.

Dois repórteres fingiram estar interessados ​​na igreja por vários dias. Eles participaram de vários cultos e até fizeram uma profissão de fé. Mais tarde, eles usaram parte do material da câmera escondida de uma reunião pastoral interna no programa.

Os repórteres também tiveram contato durante o mês de fevereiro com outros evangélicos, como Federico Valencic, que não tem relação com a igreja mencionada, como o próprio Valencic e o pastor Miguel Ángel confirmaram ao site espanhol Protestante Digital.

A matéria foi usada pela associação LGBT Arcópoli para a apresentação de uma queixa conta o pastor ao governo regional da Comunidade de Madri.

A denúncia alega que a igreja realizou terapia de conversão para curar a homossexualidade, algo que o pastor nega fortemente.

Multa pesada
Embora o pastor Miguel Ángel ainda não saiba se a denúncia foi registrada e processada pela Comunidade de Madri, o conselheiro de política social do governo regional, Alberto Reyero, anunciou no início de março que estudaria a imposição de uma "sanção significativa", mais de 20.000 euros, aplicando os regulamentos sancionatórios da lei LGBT de Madri.

O pastor, originalmente de Madri, estava no Peru há vários anos e retornou à cidade há três anos. Ele descreveu os danos que essa situação causou à igreja.

"O que menos importa para nós é a multa, estamos mais preocupados com os danos muito graves que estão sendo causados ​​contra a igreja", disse Miguel Ángel ao site cristão.

Duas horas de conversa
"Esses jornalistas vinham regularmente aos nossos cultos. Um deles posou como um irmão em Cristo que morava em Valência (uma cidade na costa leste da Espanha) e era membro de uma igreja lá", conta o pastor.

"Ele disse que queria trazer seu amigo para nos conhecer e para que ele fosse salvo. A primeira reunião foi um estudo bíblico no meio da semana na quinta-feira, 20 de fevereiro. Durou mais de duas horas e depois ele orou e pediu para ser salvo na frente de todos. Ficamos todos muito felizes por uma pessoa ter sido salva", compartilhou o pastor.

Miguel Ángel conta que, na manhã seguinte, o rapaz que era de Valência pediu uma segunda reunião. “Ele disse que era pessoal e que queria conversar em particular sobre seus problemas com o amigo. Ele foi muito insistente porque disse que tinha que voltar para Valência na sexta-feira, (21)”, lembra.

Na reunião, o pastor explicou que, como em uma igreja católica, nas igrejas protestantes, as confissões são mantidas em sigilo e o que eles disseram permanecerá em sigilo.

Movido pela dor, o pastor conta que os ouviu por quase duas horas, falou com eles, ensinou-lhes várias passagens da Bíblia e oraram juntos. "O que eu não imaginava era que eles estavam carregando um dispositivo de gravação escondido ilegalmente e publicariam parte da oração, quebrando a confidencialidade da confissão e os direitos constitucionais à liberdade religiosa", disse o pastor.

Apenas dois dias depois, no domingo, 23 de fevereiro, uma versão editada mostrando apenas três minutos da reunião foi publicada no programa da Telecinco. Nele, espíritos de pecado são repreendidos, uma prática realizada em algumas igrejas evangélicas.

Adolfo Arias, o jornalista que fez o vídeo, mais tarde continuou a discutir esse tópico em seu Twitter. Em um de suas postagens, ele zombou da mensagem que recebeu no WhatsApp de uma das mulheres da igreja, a quem chamou depreciativamente de "a oradora aramaica".

Segundo o pastor Miguel Ángel, o jornalista queria denunciá-los à Comunidade de Madri, manipulando suas palavras, por ter realizado uma suposta terapia para curar a homossexualidade, "algo que nunca foi feito porque na Igreja de Sedientos não temos nenhum programa desse tipo. Não temos programa de terapia de conversão nem pretendemos iniciar um", esclareceu.

Mais de 23.000 assinaturas de apoio
Miguel Ángel Martín também lamenta que esses jornalistas tenham brincado com as crenças religiosas de tantas pessoas e que chegaram a pressioná-lo alguns dias depois, procurando mais imagens na frente da igreja, na tentativa de manter a história viva.

A posição de Miguel Ángel, durante todo esse processo, tem sido de impotência, sabendo que ele é vítima de um relatório que busca incriminá-lo.

Ele diz que a Federação de Entidades Religiosas Evangélicas da Espanha (FEREDE, como é conhecida em espanhol), divulgou uma declaração sobre isso, mas não se envolveu muito no caso (sua igreja não pertence à Federação).

O pastor agradeceu o apoio que recebeu de entidades como Hazte Oír, que iniciou uma coleção de assinaturas para defender o direito à liberdade religiosa. A petição já conta com o apoio de mais de 23.000 signatários. "Assine esta petição dirigida à Presidente da Comunidade de Madri Isabel Díaz Ayuso (copiada para a assessora de Políticas Sociais), pedindo que ela rejeite a acusação de que o lobby LGBT tenha lançado contra o pastor", afirmam na petição.

Ataques da Telecinco contra evangélicos
Esta não é a primeira vez que a Telecinco ataca uma igreja evangélica. Em junho de 2018, a emissora acusou falsamente o pastor de uma igreja na cidade de Benidorm de homossexual, e mais tarde foi forçada a pedir desculpas por admitir que havia interpretado mal um relatório policial.

Fonte: Guiame

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Muito obrigado pelo seu comentário!
Sua participação dá solidez a esta proposta, no entanto preste atenção:

É EXPRESSAMENTE PROIBIDA A POSTAGEM DE COMENTÁRIOS DISCRIMINATÓRIOS, RACISTAS, QUE OFENDAM A IMAGEM OU A MORAL OU DESRESPEITEM A LEGISLAÇÃO EM VIGOR.

INFORMAMOS QUE O IP DE TODOS AQUELES QUE NÃO RESPEITAREM AS REGRAS DESTE BLOG, ESTÃO DISPONÍVEIS ATRAVÉS DOS SITES DE ESTATÍSTICAS, E SERÃO FORNECIDOS À JUSTIÇA, CASO SEJAM REQUISITADOS POR AUTORIDADE LEGAL.

Pastor Carlos Roberto Silva
Point Rhema

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...