quarta-feira, 3 de junho de 2020

Fiéis testemunham a emoção de voltar aos cultos presenciais na Itália, epicentro do coronavírus na Europa

Após as medidas assinadas com o governo, as igrejas evangélicas italianas puderam reabrir seus locais de culto após 18 de maio.
O primeiro domingo de reabertura foi em 24 de maio, mas várias igrejas decidiram esperar mais uma semana , para se organizar melhor, para que tudo pudesse acontecer em completa tranquilidade.
Aliança Evangélica Italiana (AEI) destacou que a maioria dos testemunhos que receberam expressou "antes de tudo, gratidão a Deus por poder nos encontrar juntos; depois o obstáculo inicial aos limites inevitáveis ​​de ter contatos físicos (máscara, apertos de mão, abraços …) e, finalmente, o desejo de voltar à normalidade o mais rápido possível".
"Após cerca de três meses de confinamento, podemos finalmente nos reunir com todos os irmãos e irmãs de quem estamos fisicamente distantes, porque, embora, graças às tecnologias disponíveis, não houvesse falta de oportunidades para manter contato, sabemos muito bem. que não é a mesma coisa", disse Anna Pellerito, da igreja Pentecostal Elim Source of Life em Sesto San Giovanni, Milano.
Esta igreja, "como várias igrejas em todo o país, adotou o método de reservas feitas diretamente no site, com um aplicativo especial que atualiza o número de lugares disponíveis no momento da reserva", explicou Pellerito.
"Assim que o serviço começou, a emoção foi realmente grande. Não conseguimos segurar as lágrimas; finalmente poderíamos louvar ao Senhor juntos. […] além de nossas palavras, nossos olhos se tornaram uma ferramenta para expressar todo o carinho e amor que nos unem", acrescentou.
"Ver todos de novo com os rostos cobertos certamente foi um duro golpedisse Lidia Mesolella, da Igreja Apostólica de San Nicola La Strada, em Caserta. "Estamos acostumados à limpeza contínua, mas voltando a ver todos depois de mais de dois meses, com os rostos cobertos e sem sequer poder dar um abraço, que antes era mais do que espontâneo, certamente foi um duro golpe".


"Cantando com a máscara, as mudanças que o grupo de louvor precisa fazer, renunciando aos instrumentos… tudo é bastante artificial; uma situação não natural, na qual o povo de Deus deve renunciar aos elementos que os tornam especiais e atraentes, como o contato fraterno ou o livre louvor", sublinhou.
Segundo Mesolella, "o primeiro encontro foi como um homem sedento que finalmente consegue tomar um gole d’água, todos presentes, com o desejo de louvar e orar. Mas, no segundo, apareceu o sentimento de desânimo, e não estamos tão dispostos a nos adaptar a padrões tão rígidos, mesmo naqueles momentos em que se espera que finalmente fiquem livres na presença do Senhor".
"Pelo menos em nossa região, a infecção está agora quase zerada, para que todos se perguntem por que devemos nos sacrificar até esse momento", disse ela.
Loredana Cappello, da Igreja Evangélica Pentecostal de Seriate, em Bergamo, lembrou que "para nós, o retorno ao local de culto era uma mistura de sentimentos entre alegria e dor".
"Alegria porque finalmente estávamos juntos e até mesmo olhando um para o outro de perto, foi realmente emocionante. É alegria ver nosso querido pastor, pela graça de Deus, pregar a Palavra depois de ser atingido diretamente pelo vírus, o que o debilitou muito", disse ela à AEI.
"Nossos dias foram marcados por sirenes de ambulância e carros funerários, então o medo tentou nos dominar. Mas voltamos à igreja precisamente para fortalecer estreitamente nossa fé na unidade e, seguindo os procedimentos de segurança, começamos novamente com um novo impulso, querendo nos concentrar nas coisas verdadeiramente essenciais de nossa vida em Cristo".
Segundo Rita Macri, da Igreja Apostólica de Grosseto, "retornar à igreja e ver todos os outros era único. Parecíamos peregrinos dispersos retornando à comunhão. A emoção conseguiu superar o obstáculo do procedimento de entrada no local de culto".
"A máscara imposta não era um freio nas orações que saíam uma após a outra, mostrando-nos como a Luz havia estado conosco e iluminado todas as casas. E de repente nos sentimos livres como nunca antes. A gratidão era o sentimento dominante e entendemos ainda mais que não há igreja sem comunhão fraterna", acrescentou.
A AEI também conversou com Nina Fiore Schaafsma, do Punto Luce chuch, em San Giuliano Milanese, que teve que enfrentar seu primeiro fechamento forçado no ano passado e a subsequente reabertura, apenas para se encontrar tendo que fechar novamente, a partir de 23 de fevereiro, por causa do coronavírus.
"Estávamos começando uma semana de eventos especiais com uma equipe de estudantes e ter que parar tudo nos deixou incrédulos. Esse fechamento foi muito diferente do primeiro. Desta vez, concordamos que era necessário proteger a população", afirmou Schaafsma.
Vários membros do Punto Luce "adoeceram e alguns de nossos vizinhos morreram . Como muitos outros na Itália, não paramos e gostamos de fazer 'culto em casas' graças à tecnologia. E finalmente, com alegria, fomos capazes de reabrir".

As igrejas evangélicas na Itália reabrem com “gratidão a Deus e desejo de retornar à normalidade”
Culto na Igreja Apostólica de Grosseto. / Facebook Igreja Apostólica de Grosseto.
Schaafsma explicou que eles "estão cientes dos riscos que ainda existem na Lombardia. Limpamos, arrumamos as cadeiras e seguimos as regras. De certa forma, foi fácil cumprirmos as regras, estamos acostumados a distâncias, máscaras e medições de temperatura".
"Tudo isso nos leva a expressar grande gratidão a Deus, a reconhecer mais uma vez que pertencer ao corpo de Cristo é uma grande bênção. Sabemos que o Senhor anda conosco e é soberano. Já vimos muita morte, mas também muitas pessoas vêm ao Senhor", sublinhou.
"Nesses meses, estávamos conversando sobre estar 'distantes, mas unidos', ontem na igreja estávamos menos distantes e mais unidos do que nunca. Glória a Deus!", Concluiu Schaafsma.
A Itália foi o primeiro país europeu a ser atingido pelo coronavírus e contabilizou oficialmente mais de 33.500 mortes, número inferior apenas aos registrados nos EUA e no Reino Unido, e pouco superior ao reportado no Brasil.
Folha Gospel com informações de Evangelical Focus

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Muito obrigado pelo seu comentário!
Sua participação dá solidez a esta proposta, no entanto preste atenção:

É EXPRESSAMENTE PROIBIDA A POSTAGEM DE COMENTÁRIOS DISCRIMINATÓRIOS, RACISTAS, QUE OFENDAM A IMAGEM OU A MORAL OU DESRESPEITEM A LEGISLAÇÃO EM VIGOR.

INFORMAMOS QUE O IP DE TODOS AQUELES QUE NÃO RESPEITAREM AS REGRAS DESTE BLOG, ESTÃO DISPONÍVEIS ATRAVÉS DOS SITES DE ESTATÍSTICAS, E SERÃO FORNECIDOS À JUSTIÇA, CASO SEJAM REQUISITADOS POR AUTORIDADE LEGAL.

Pastor Carlos Roberto Silva
Point Rhema

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...