sábado, 25 de julho de 2020

Estudo aponta declínio católico e constante aumento evangélico na América Latina

Estudo diz que evangélicos devem ultrapassar católicos no Brasil a partir de 2032

Segundo uma investigação do Pew Research Center na América Latina, existem mais de 425 milhões de católicos, quase 40% da população católica total no mundo. No entanto, a identificação com o catolicismo em setores importantes da população diminuiu nas últimas décadas. Em 1910, aproximadamente 94% dos latino-americanos eram católicos romanos e apenas 1% eram protestantes ou evangélicos, já que os membros das igrejas protestantes na América são mais conhecidos . Em 2014, os católicos latino-americanos eram 70% e os protestantes 20%.
Ricardo Corzo analisa esses resultados no HispanicLA, observando que os evangélicos aumentaram em número em quase todos os países da América Latina. A grande maioria pertence às igrejas pentecostais, embora seus costumes e forma de organização variem de país para país, o denominador comum é uma experiência de culto e pregação que enfatiza "os dons do Espírito Santo", 70% de todos os protestantes se consideram cristãos pentecostais.
Em países como Guatemala, El Salvador e Honduras, menos de 50% da população agora é católica romana. Mesmo em países como o Brasil e a Costa Rica, que mantêm a maioria católica, existe uma minoria protestante significativa: um quarto da população.
Na Nicarágua, uma em cada quatro pessoas é evangélica , no Brasil, uma em cinco e na Venezuela, uma em cada sete é ex-católica. Um terço dos protestantes eram católicos romanos. Na Colômbia, por exemplo, 84% dos evangélicos foram batizados como crianças católicas.
"A principal razão para o crescimento das igrejas protestantes é devido à ênfase na evangelização, mais da metade (58%) dos ex-católicos romanos disse que uma das razões pelas quais eles mudaram de igreja é porque os evangélicos chegaram até eles onde eles estavam em casa, no trabalho ou em um estudo".

O relacionamento pessoal com Deus

As razões pelas quais as pessoas católicas se uniram às igrejas evangélicas são muito variadas, mas, segundo o estudo, entre as principais causas estão: eles encontraram um relacionamento pessoal com Deus, gostam mais do estilo de adoração nas novas igrejas, há mais ênfase nas questões morais e eles descobrem que os pastores prestam mais atenção individual e ajudam os membros.
Um dos aspectos mais destacados do estudo é que o declínio no número de católicos ocorre desde 1970 e o aumento dos evangélicos ocorreu nas últimas cinco décadas, que se beneficiaram da evangelização e conversão de católicos nominais.
Se analisarmos amplamente os protestantes na América Latina, a pesquisa do Pew Center nos mostra que a maioria pertence a denominações pentecostais específicas, mas outras pertencem a algumas das igrejas históricas, como as igrejas presbiteriana e metodista, que têm "Pentecostalizada" . Por exemplo, no Brasil, essas igrejas são chamadas presbiterianos renovados ou metodistas renovados.
Embora os católicos também se oponham ao aborto e ao casamento entre pessoas do mesmo sexo, os evangélicos estão muito mais convencidos em média em suas posições de valores éticos, que incluem ver o sexo fora do casamento, divórcio e consumo como negativo. de bebidas alcoólicas e tabaco. Muitos ex-católicos que agora são protestantes dizem que estavam procurando uma igreja que "atribuísse maior importância a uma vida moral correta".

A questão da pobreza

Algo que ambos católicos e evangélicos concordam é que a maioria deles acredita que a igreja deve estar envolvida em assuntos sociais, como ajudar os pobres e necessitados, embora os católicos a considerem mais uma questão de caridade, enquanto os evangélicos a veem mais como uma complemento à evangelização.
Os católicos em quase todos os países latino-americanos se concentram com mais frequência no trabalho de caridade, pelo contrário, a diversidade dos evangélicos diz que "levar os pobres e necessitados a Cristo" é a maneira mais importante de ajudar. Em geral, católicos e evangélicos dizem que "influenciar governos a proteger os direitos dos pobres" é muito importante.
Embora os católicos sejam mais propensos do que os protestantes a dizer que o trabalho de caridade é a coisa mais importante, são as ordens religiosas católicas que estão mais envolvidas nesse trabalho, enquanto entre os evangélicos são os membros leigos que se unem. na sua comunidade para ajudar os pobres e necessitados .
O neopentecostalismo, um movimento mais recente que emerge do pentecostalismo clássico desde 1990, enfatiza a prosperidade econômica e oferece aos seus seguidores confiança em melhorar sua situação familiar e social, embora em posições extremas essa "teologia da prosperidade" seja denunciada por os próprios evangélicos.

Carismáticos católicos

Algo interessante no campo católico é que, durante as décadas de 1960 a 1980, os sociólogos da religião prestaram muita atenção à Teologia da Libertação e às comunidades eclesiais de base que eram muito populares na América Central, Brasil, Colômbia e outros países da Cone do sul. No entanto, algumas décadas depois, o movimento leigo católico mais difundido no continente não é a comunidade eclesial de base, mas o Movimento Carismático de Renovação, que surgiu em 1967 na Universidade Católica de Pittsburgh, nos Estados Unidos.
Agora, cinco décadas depois, 40% dos católicos latino-americanos se identificam como carismáticos. Assim, podemos entender que a resposta da Igreja Católica ao crescimento do pentecostalismo foi replicar sua própria versão pentecostal católica no movimento carismático de renovação . No Brasil, por exemplo, que é um dos países mais católicos do mundo, 60% deles se identificam como carismáticos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Muito obrigado pelo seu comentário!
Sua participação dá solidez a esta proposta, no entanto preste atenção:

É EXPRESSAMENTE PROIBIDA A POSTAGEM DE COMENTÁRIOS DISCRIMINATÓRIOS, RACISTAS, QUE OFENDAM A IMAGEM OU A MORAL OU DESRESPEITEM A LEGISLAÇÃO EM VIGOR.

INFORMAMOS QUE O IP DE TODOS AQUELES QUE NÃO RESPEITAREM AS REGRAS DESTE BLOG, ESTÃO DISPONÍVEIS ATRAVÉS DOS SITES DE ESTATÍSTICAS, E SERÃO FORNECIDOS À JUSTIÇA, CASO SEJAM REQUISITADOS POR AUTORIDADE LEGAL.

Pastor Carlos Roberto Silva
Point Rhema

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...