sexta-feira, 11 de setembro de 2020

Partido remove o termo “cristão” para não perder votos, na Suiça

O Partido do Povo Cristão (CVP, sigla em inglês) da Suíça decidiu abandonar o rótulo cristão. Seu novo nome é The Center.

A mudança vem depois de sofrer uma perda constante de votos nas últimas décadas . Fundado pela primeira vez como o Partido Católico Conservador da Suíça em 1912, o partido era forte nos anos 50, 60 e 70, mas sua base eleitoral caiu de 21% em 1979 para 11% em 2019 .

A mudança do nome e o novo lema (“Liberdade, Solidariedade, Responsabilidade”) foram aprovados após um debate interno em que muitos membros do partido expressaram a sua resistência em retirar a identidade cristã do partido.

O CVP ainda era o maior partido em vários cantões católicos do sul e centro (as regiões administrativas da Suíça). Mas mesmo lá, a identidade pública “cristã” estava fazendo com que muitos eleitores secularizados relutassem em votar neles, pensam os líderes do partido.

Na tentativa de recuperar influência, o partido também está se fundindo com o Partido Conservador Democrático, de menor porte.



Após essa mudança de marca do CVP, restará apenas um partido no Parlamento suíço que inclua expressamente a fé cristã em seu nome – o Evangelical People’s Party (Partido do Povo Evangélico).

Folha Gospel com informações de Evangelical Focus


Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...