sexta-feira, 12 de fevereiro de 2021

Padre cientista desenvolve vacina contra o Covid-19: “Fé e a razão são dons de Deus”

No mundo inteiro, a expectativa pelo surgimento de vacinas eficazes contra o novo coronavírus é praticamente unânime, e na linha de frente das pesquisas que buscam essa finalidade está um padre cientista, doutor em biologia molecular, que agora trabalha para desenvolver um imunizante que possa ser distribuído aos menos favorecidos.

Se trata do padre Nicanor Robles Austriaco, um filipino naturalizado nos Estados Unidos, onde atua não só como clérigo, mas também como cientista e professor. Ele afasta a ideia de que ciência e religião são incompatíveis.

Conheci Nosso Senhor quando fazia meu doutorado (Ph.D.) em Biologia no MIT (Massachusetts Institute of Technology), nos Estados Unidos. Então, me tornei cientista antes de ser ordenado sacerdote. É ‘estranho’, mas não precisa ser. Como São João Paulo II lembrou à Igreja, a fé e a razão são dons de Deus”, disse ele durante entrevista para o Aleteia.

O padre explicou que as vacinas até então já produzidas são seguras e devem ser utilizadas para a proteção da população, especialmente das pessoas mais suscetíveis a desenvolver quadros graves do Covid-19.

As vacinas que são consideradas seguras durante os ensaios clínicos são consequentemente seguras. Todos devem se vacinar para se proteger e para proteger seus entes queridos”, disse ele.

Atualmente o líder religioso trabalha em um projeto de pesquisa chamado Pagasa, que em filipino significa Esperança e tem como objetivo desenvolver um imunizante contra o Covid-19. Para o padre Nicanor, seu grande desejo é que todos, especialmente os mais pobres, possam ter acesso ao medicamento.

Os pobres são amados pelo Senhor. Devemos disponibilizar gratuitamente as vacinas contra a Covid-19 para eles. Esta é a medida ética a tomar, porque precisamos prover ajuda aos mais necessitados, e é a medida científica a tomar, porque os pobres geralmente vivem em áreas densamente povoadas que tendem a abrigar o vírus”, disse ele.

Para que todos possam ter acesso ao medicamento, o padre Nicanor está tentando desenvolver um imunizante de baixo custo. “Sou biólogo molecular de levedura e estou tentando desenvolver um sistema de aplicação de vacina de levedura para Covid-19 que seja mais barato e fácil de implementar do que as vacinas-padrão disponíveis hoje”, explica o clérigo.

É uma ideia que pode parecer maluca, mas há muitas pesquisas científicas sugerindo que essa abordagem usando levedura poderia funcionar. Eu coloquei o meu laboratório neste projeto depois de estudar sobre os desafios que o povo filipino teria para adquirir e distribuir vacinas desenvolvidas no primeiro mundo. Iniciamos o desenvolvimento da vacina e levará muitos meses para determinar se ela é eficaz em modelos animais”, conclui Nicanor.

Fonte: Gospel+

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Muito obrigado pelo seu comentário!
Sua participação dá solidez a esta proposta, no entanto preste atenção:

É EXPRESSAMENTE PROIBIDA A POSTAGEM DE COMENTÁRIOS DISCRIMINATÓRIOS, RACISTAS, QUE OFENDAM A IMAGEM OU A MORAL OU DESRESPEITEM A LEGISLAÇÃO EM VIGOR.

INFORMAMOS QUE O IP DE TODOS AQUELES QUE NÃO RESPEITAREM AS REGRAS DESTE BLOG, ESTÃO DISPONÍVEIS ATRAVÉS DOS SITES DE ESTATÍSTICAS, E SERÃO FORNECIDOS À JUSTIÇA, CASO SEJAM REQUISITADOS POR AUTORIDADE LEGAL.

Pastor Carlos Roberto Silva
Point Rhema

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...