terça-feira, 13 de abril de 2021

Livro sobre a vida de Billy Graham fora do púlpito: ‘Humilde e bem humorado’, é publicado por pastor

O pastor Greg Laurie escreveu um livro sobre a vida de Billy Graham fora do púlpito, como um homem comum. A obra, que será lançada amanhã, 13 de abril, resume a vida do famoso evangelista como uma existência que conheceu “bem a maldade ou o pecado”.

Greg Laurie é pastor de uma mega-igreja na Califórnia e um admirador confesso do testemunho e legado de Billy Graham. No livro, ele enfatiza ainda que o evangelista possuía uma “contenção incomum” para preservar seus padrões cristãos.

Décadas atrás, Graham e sua equipe criaram quatro regras para manter a integridade do ministério. O primeiro tratava de finanças, o segundo tratava de sustentar a moralidade sexual, o terceiro tratava de trabalhar fora da igreja local e o quarto enfocava a publicidade.

Para evitar a tentação, Graham, em sua segunda regra, optou por não viajar, se encontrar ou comer sozinho com uma mulher que não fosse sua esposa: “Decidimos que o mandato do apóstolo Paulo ao jovem pastor Timóteo seria nosso também: ‘Fuja […] dos desejos juvenis’”, escreveu certa vez o evangelista.

De acordo com informações do portal The Christian Post, esse princípio ficou popularmente conhecido como “a regra Billy Graham”, e tem sido amplamente discutida e examinada nos últimos anos devido ao seu uso pelo ex-vice-presidente Mike Pence.

O livro

Intitulado Billy Graham: The Man I Knew (“Billy Graham: o homem que conheci”, em tradução livre), Laurie – que conheceu o evangelista de perto por mais de 30 anos e serviu no conselho de diretores de sua Associação por mais de 25 anos – oferece um retrato artístico, íntimo e humano de um homem imperfeito, que foi capaz de viver vitoriosamente como cristão com a ajuda de Deus até sua morte em fevereiro de 2018.

Um homem como Billy Graham não aparece todos os dias. Ele foi escolhido exclusivamente por Deus para alcançar várias gerações. Agradeço ter tido o privilégio de conhecê-lo. Mas depois de tudo dito e feito, ele era um homem como qualquer outra pessoa. Ele colocava as calças em uma perna de cada vez. Ele estava grato ao Senhor por ter sido chamado e foi fiel até o fim”, disse o escritor.

Deus chamou todos nós para servi-lo e segui-lo. E eu acho que o que precisamos entender, não é suficiente apenas começar sua corrida bem como um cristão. Você precisa terminar bem. E Billy fez isso”, acrescentou Laurie.

Classificado como “um dos líderes cristãos mais influentes” do século 20, Graham era talvez mais famoso do que a dúzia de presidentes a quem deu conselhos espirituais, mas nunca acreditou na cultura das celebridades. Ao longo de 34 capítulos, o autor observa que no auge da popularidade de Graham, o evangelista recebia mais de 8 mil pedidos por ano para dar sermões e, às vezes, espantosas 10 mil cartas por dia.

Mesmo assim, Greg Laurie diz que nunca soube que Billy Graham havia cobrado cachês para pregar ou dar palestras, ao contrário da prática comum em muitas igrejas hoje: “Não sei se Billy alguma vez cobrou uma taxa para falar. A maior parte do que ele falou, foi feito em seus próprios eventos, cruzadas”.

Billy nunca foi por dinheiro. Seu foco nunca foi dinheiro. Ele queria levar o Evangelho gratuitamente, como disse o apóstolo Paulo”, observou Laurie.

Embora outros livros tenham sido escritos sobre Graham a partir de uma perspectiva histórica, Laurie diz que escreveu Billy Graham: The Man I Knew para apresentar o evangelista a uma nova geração, mostrando seu lado humano: “Eu queria trazer mais de minhas percepções pessoais para isso. Minhas experiências com ele uma a uma, e também mostrar um lado mais, por falta de uma palavra melhor, humano dele”.

Acho que ele é quase um vitral na mente de muitos e ele era um ser humano. Portanto, há algumas coisas surpreendentes neste livro. Por exemplo, Billy Graham tinha senso de humor”, disse Laurie, prevenindo tentações de idolatria.

Quando ele era jovem, ele era um pouco brincalhão. Billy Graham era uma pessoa que amava se divertir. Ele era uma pessoa inteligente. Ele era uma pessoa muito humilde. E então eu queria dar às pessoas uma impressão sobre a humanidade desse homem que foi tão poderosamente usado por Deus, e talvez alguns insights sobre o que podemos aprender com ele. Este é o livro mais próximo que já escrevi de um livro sobre liderança. Porque existem algumas verdades definitivas da vida de Graham que podemos aprender hoje”, explicou.

Greg Laurie acredita que o que ajudou Graham a manter os pés no chão foi sua humildade natural: “Eu diria que ele era um homem humilde. Billy costumava dizer: sou apenas um pregador rural. E pode soar como falsa humildade para [alguns, mas] na verdade, não era. Você tem que entender, ele era filho de um leiteiro. Se tivesse seguido a trajetória do pai e do irmão, ele próprio teria uma fazenda de gado leiteiro. E se ele tivesse o que sonhou quando jovem, ele teria sido um jogador de beisebol profissional”, disse Laurie.

Mas Deus tinha outro plano para ele. Billy nunca esqueceu suas raízes. Billy diria, se você vir uma tartaruga no poste de uma cerca, você sabe que ela não chegou lá sozinha. Ele sabia que Deus o havia colocado no papel em que ele estava. E então, sempre houve uma humildade natural”, concluiu.

Acima de tudo, cristão

Graham, que também foi considerado um defensor dos direitos civis, foi considerado radical para sua época e buscou construir pontes entre as divisões raciais e políticas nos Estados Unidos.

Se o evangelista aconselhasse a Igreja americana sobre como navegar na tensa atmosfera que gira em torno desses assuntos hoje, Laurie disse que aconselharia os cristãos a escolherem o amor.

Eu diria que Billy sempre foi um construtor de pontes e nunca deixou que a raça, a política ou qualquer outra coisa assim o impedissem de construir pontes para pessoas inesperadas. Este é um homem que foi conselheiro de todos os presidentes, de Harry Truman a Barack Obama”, relembrou.

Barack Obama visitou Billy em sua casa na Carolina do Norte e Billy conheceu Donald Trump em sua festa de aniversário de 95 anos, antes de Trump concorrer à presidência. Portanto, ele era amigo de presidentes de ambos os lados do corredor político. Democratas e republicanos. Ele era próximo a Eisenhower, Ronald Reagan, George W. Bush, George H. W. Bush. Mas ele também era próximo de Lyndon B. Johnson e do presidente Clinton. E o que eles lhe contaram confidencialmente, ele manteve em sigilo. Ele era confiável e estava lá para ser um conselheiro espiritual”, contextualizou.

No que diz respeito à [divisão racial] … não se esqueça, Billy era do Sul, e havia uma cruzada que ele estava fazendo onde eles separaram [brancos e negros]. Os negros se sentavam em uma seção e os brancos em outra e ele pediu que removessem as barreiras e ele mesmo foi removê-las”, ilustrou.

Hoje, ele nos diria para nos amarmos. Ele nos diria para não deixarmos a política nos dividir. Não deixe a raça nos dividir, mas devemos estar unidos em torno da cruz de Cristo. E proclamar isso porque somos todos do mesmo sangue de acordo com as Escrituras”, encerrou.

Fonte: Gospel+

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Muito obrigado pelo seu comentário!
Sua participação dá solidez a esta proposta, no entanto preste atenção:

É EXPRESSAMENTE PROIBIDA A POSTAGEM DE COMENTÁRIOS DISCRIMINATÓRIOS, RACISTAS, QUE OFENDAM A IMAGEM OU A MORAL OU DESRESPEITEM A LEGISLAÇÃO EM VIGOR.

INFORMAMOS QUE O IP DE TODOS AQUELES QUE NÃO RESPEITAREM AS REGRAS DESTE BLOG, ESTÃO DISPONÍVEIS ATRAVÉS DOS SITES DE ESTATÍSTICAS, E SERÃO FORNECIDOS À JUSTIÇA, CASO SEJAM REQUISITADOS POR AUTORIDADE LEGAL.

Pastor Carlos Roberto Silva
Point Rhema

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...