terça-feira, 19 de outubro de 2021

Jornal O Globo diz que acusar Bolsonaro de genocídio é “abuso”

Veículo afirmou que não há qualquer prática do governo federal que possa ser enquadrada como "genocídio"

Em um editorial publicado nesta terça-feira (19), com o título É um abuso acusar Bolsonaro de genocídio, o jornal O Globo afirmou que o senador Renan Calheiros (MDB-AL) “está errado” ao tentar incluir o “genocídio de indígenas” entre os 11 tipos de crime que pretende atribuir ao presidente Jair Bolsonaro em seu relatório da CPI da Covid.

É compreensível o interesse político do senador Renan Calheiros, relator da CPI da Covid, em associar a palavra “genocídio” ao presidente Jair Bolsonaro […] Renan faz eco ao grito que tomou conta das manifestações antibolsonaristas e desfralda uma bandeira que todos os adversários do presidente empunharão na campanha eleitoral de 2022. Mas está errado – afirma o jornal.

No texto, o veículo afirma que a palavra genocídio é “uma daquelas que devem ser usadas com a maior parcimônia, sob pena de banalizar o mais hediondo dos crimes” e destaca que as definições do termo ao longo da história o caracterizam como uma série de atos cometidos “com a intenção de destruir, no todo ou em parte, grupo nacional, étnico, racial ou religioso”.

Editorial publicado pelo jornal O Globo Foto: Reprodução/Jornal O Globo

Por conta disso, segundo o jornal, apesar das acusações feitas por Renan Calheiros em seu relatório, não há qualquer comprovação de que o governo teve a “intenção de destruir, no todo ou em parte” qualquer grupo étnico específico, ou seja, nenhuma prática da administração Bolsonaro pode ser enquadrada como genocídio.

Entretanto, mesmo isentando o governo Bolsonaro da prática de genocídio, o veículo ainda assim acusa o governo federal de “omissão criminosa” e de ser “responsável por centenas de mortes, resultantes da falta de vacinas, da insistência em tratamentos ineficazes, da resistência a combater as invasões e o desmatamento que introduziram o vírus” em comunidades indígenas.

Fonte: Pleno News

Um comentário:

  1. Discordo da Globo, discordo do gado, discordo de 1/3 da população, entre estes maior parte ditos cristãos... Abuso é saber que milhares morreram por que o governo não aplicou medidas sanitárias necessárias para conter uma pandemia, muito pelo contrário sabotou todas, discusou contra, incentivou os seguidores a acreditar que não eram necessárias. Nâo comprou a tempo vacinas oferecidas, alias esnobou e como sempre discursou contra preferindo defender remédios inuteis e fazer piadinhas e vipendiar sobre caixões dizendo de dai? não sou coveiro..... Se ser responsavel por boa parte dos mais de 600.000 não é genocidio, preciso rever o conseito da palavra. Podemos trocar por assassinato.

    ResponderExcluir

Muito obrigado pelo seu comentário!
Sua participação dá solidez a esta proposta, no entanto preste atenção:

É EXPRESSAMENTE PROIBIDA A POSTAGEM DE COMENTÁRIOS DISCRIMINATÓRIOS, RACISTAS, QUE OFENDAM A IMAGEM OU A MORAL OU DESRESPEITEM A LEGISLAÇÃO EM VIGOR.

INFORMAMOS QUE O IP DE TODOS AQUELES QUE NÃO RESPEITAREM AS REGRAS DESTE BLOG, ESTÃO DISPONÍVEIS ATRAVÉS DOS SITES DE ESTATÍSTICAS, E SERÃO FORNECIDOS À JUSTIÇA, CASO SEJAM REQUISITADOS POR AUTORIDADE LEGAL.

Pastor Carlos Roberto Silva
Point Rhema

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...