quinta-feira, 11 de maio de 2023

Igreja histórica de 182 anos fecha por falta de membros nos EUA




A Igreja Presbiteriana Five Mile, na cidade de Birmingham, realizou seu último culto no domingo (7), com seus nove membros restantes.


Uma igreja histórica de 182 anos fechou suas portas por falta de membros no Alabama, nos Estados Unidos.

A Igreja Presbiteriana Five Mile, na cidade de Birmingham, realizou seu último culto no domingo (7), com seus nove membros restantes.

Sharon Eich, que era pastora da congregação desde 2002, lamentou o fechamento. “Tem sido uma bênção em minha vida ao longo dos anos”, disse ela, em uma entrevista à TV local WVTM.

A líder destacou os trabalhos sociais da Five Mile na comunidade durante os anos, incluindo o ministério “First Light”, que acolheu mulheres vítimas de violência e sem-teto.

Quando Sharon começou a liderar, a igreja tinha cerca de 40 membros. A pastora explicou que o número de fiéis caiu quando a congregação começou a envelhecer, com muitos falecendo ou indo para asilos.

Walter Chesser, um ex-membro da Five Mile, contou que ele e a sua irmã começaram a frequentar a igreja no final dos anos 1940.

Agora, depois de décadas congregando na congregação presbiteriana, Walter e sua família terão que buscar outra igreja para frequentar. “É triste estarmos fechando”, lamentou ele, em entrevista à WVTM.

A igreja histórica foi fundada em 1841, 30 anos antes da criação da própria cidade de Birmingham. Em 1880, a congregação cresceu e foi construído o templo de tábuas brancas, que existe até hoje.

Segundo com a NBC News, o prédio original e o cemitério da igreja – anexo ao templo – serão transformados em locais históricos. 

Declínio do cristianismo nos EUA

De acordo com estimativas apresentadas pela LifeWay Christian Resources em 2018, cerca de 6 mil a 10 mil igrejas são fechadas a cada ano nos EUA. A pesquisa identificou que as principais causas para o encerramento das atividades ministeriais são o declínio de membros e alto custo de manutenção.

A Pesquisa Nacional de Referência de Opinião Pública conduzida pelo Pew Research Center em 2021, nos EUA, registrou uma queda no número de cristãos no país. Apesar dos evangélicos ainda serem o maior grupo religioso, hoje representam apenas 63% da população adulta.

Fonte: Guiame


MEU COMENTÁRIO:

Uma triste e lamentável notícia para todos os que fazem parte da comunidade cristã mundial e, sem dúvida alguma um sinal amarelo para a Igreja Evangélica brasileira, independente da placa denominacional.

O falta de zelo pela sã doutrina, o relativismo na pregação da Palavra, a relativização do pecado, a negligência da responsabilidade na evangelização, a tolerância com os falsos profetas e apóstolos, ou simplesmente o esfriamento no amor,  culminam com a "retirada do castiçal".

Nas revelações do Apocalipse, Jesus disse à Igreja de Éfeso:  "Tenho, porém, contra ti que deixaste o teu primeiro amor. Lembra-te, pois, de onde caíste, e arrepende-te, e pratica as primeiras obras; quando não, brevemente a ti virei e tirarei do seu lugar o teu castiçal, se não te arrependeres". - Apocalipse 2:4,5

Há um ditado popular que diz: "quem vê a barba do vizinho arder põe a sua de molho"

Deus tenha misericórdia de nós!

Um comentário:

  1. Hoje em dia em certas igrejas há mais idosos do que jovens, e sabe porque ? Os jovens não querem compromisso,com Deus ...que pena dói meu coração.
    Por outro lado é só um prédio, nós somos o verdadeiro templo do Espírito Santo de Deus....

    ResponderExcluir

Muito obrigado pelo seu comentário!
Sua participação dá solidez a esta proposta, no entanto preste atenção:

É EXPRESSAMENTE PROIBIDA A POSTAGEM DE COMENTÁRIOS DISCRIMINATÓRIOS, RACISTAS, QUE OFENDAM A IMAGEM OU A MORAL OU DESRESPEITEM A LEGISLAÇÃO EM VIGOR.

INFORMAMOS QUE O IP DE TODOS AQUELES QUE NÃO RESPEITAREM AS REGRAS DESTE BLOG, ESTÃO DISPONÍVEIS ATRAVÉS DOS SITES DE ESTATÍSTICAS, E SERÃO FORNECIDOS À JUSTIÇA, CASO SEJAM REQUISITADOS POR AUTORIDADE LEGAL.

Pastor Carlos Roberto Silva
Point Rhema

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...