sexta-feira, 20 de fevereiro de 2009

CARNAVAL: EVANGELIZAÇÃO NO SAMBÓDROMO - TÔ FORA




Evangelho de sambódromo? To fora!

Será que para evangelizar os detentos das penitenciárias temos que cometer delitos e também sermos presos, cumprindo pena atrás das mesmas grades para nos "identificarmos" com eles?

As "estratégias" de comunicação do evangelho, usadas por alguns"líderes", vêm servindo de desculpa para se praticar o pecado em nome de Deus.

Chegam a ponto de colocar blocos "evangélicos" na passarela do samba durante o carnaval.

Se o argumento é: mostrar que o crente pode comemorar o carnaval sem pecar, e desta forma servir de testemunho vivo atraindo os ímpios para o Reino de Deus, realmente estão perdidos na história, pois o termo carnaval vem do latim "carnivale", que significa: adeus à carne, adeus ao mundo, adeus às diversões, adeus às satisfações do corpo!

A festa carnavalesca surge a partir da implantação, no século XI, da Semana Santa pela Igreja Católica, antecedida por quarenta dias de jejum, a Quaresma.

Esse longo período de privações acabaria por incentivar a realização de diversas festividades ou "carnivales", que buscavam satisfazer a carne de forma intensa, nos dias que antecediam a quarta feira de cinzas, o primeiro dia da quaresma.

Desta forma, o carnaval é uma festa de católicos praticantes, que usavam alguns dias antes do início de sua jornada de jejum e "morte da carne", para fazer uma espécie de "despedia do pecado", uma overdose de carnalidade.

Portanto, não há como justificar um verdadeiro crente no Senhor Jesus participando deste evento, que tem explicitamente o pecado como foco central.

Cada vez fica mais difícil estabelecer a diferença entre crentes e incrédulos, entre justos e ímpios.

Afinal, que tipo de evangelho estão pregando na avenida? O evangelho "amigo do mundo", onde tudo pode e nada é proibido, sem a preocupação de seguir a Palavra de Deus, querendo apenas receber benção sem nenhum comprometimento com Cristo?

A Bíblia é clara:

"Adúlteros e adúlteras, não sabeis vós que a amizade do mundo é inimizade contra Deus? Portanto, qualquer que quiser ser amigo do mundo constitui-se inimigo de Deus." Tiago 4:4

A nossa identidade já está arranhada há muito tempo e nada é feito para restaurá-la. Testemunho, família, casamento, liderança idônea, costumes, linhas doutrinárias bíblicas e ética cristã se perdem na sua seriedade, porque não olham mais para a Palavra e sim para as invencionices, modismos e relativismos dos homens.

Dou glórias a Deus por não precisarmos esperar a maior festa mundana, nem nos envolver nela, para pregarmos o verdadeiro evangelho de Cristo àquelas pessoas da avenida, pois elas estão disponíveis e sedentas durante todos os dias do ano para ouvirem as boas novas da salvação.

"Como é feliz aquele que não segue o conselho dos ímpios, não imita a conduta dos pecadores, nem se assenta na roda dos zombadores!" SL. 1:1

Pr. Mendes

33 comentários:

  1. A Paz do Senhor Pastor Carlos.

    Ah, que saudades daqueles retiros espirituais de jovens, quando buscávamos nos dias de carnaval um sitio bem distante da cidade para consagrarmos nossas vidas a Deus por quatro ou cinco dias consecutivos de jejum e oração matinal, estudos bíblicos vespertinos, noites de louvor e adoração... Que delícia!

    Sou testemunha viva de uma experiência marcante (sobrenatural) vivida num desses retiros, semelhante àquela experimentada pela igreja apostólica em Atos 4.31: "E, tendo orado, moveu-se o lugar em que estavam reunidos; e todos foram cheios do Espírito Santo, e anunciavam com ousadia a palavra de Deus."...

    De carne dessa época só me lembro dos bifes acebolados e coxão mole com batatas... rsss

    Abraços fraternos!

    Robson Silva

    Ah, por que o senhor ainda não colocou o "ACOMPANHAM ESTE BLOG"? Sou seguidor assíduo do PointRhema e gostaria de ver minha carinha aqui no blog...

    Paz

    ResponderExcluir
  2. Pr. Carlos,

    Indiquei o seu blog a premiação de um selo. Depois dá uma passada lá para conferir.

    Grande abraço.

    ResponderExcluir
  3. Caro pastor Carlos Roberto:

    Acredito que, ao invés de "pular" o carnaval, as igrejas (algumas já fazem) poderiam montar centros de pronto-socorro (com hífen ou sem hífen?), com médicos, enferemeiros e, sobretudo, conselheiros, para atender aquelas pessoas que ficam a mercê de tanta coisa ruim durante os "festejos". Isso seria mais produtivo e ganharia muito mais em credibilidade para o Reino de Deus do que "desfilar" na avenida.

    Abraços

    ResponderExcluir
  4. A paz Pastor: só quero fazer minhas, as palavras dos outros comentaristas principalmente o pastor Geremias. Verdadeiramente teríamos muito mais exito se fizessemos como ele opina.

    ResponderExcluir
  5. ...............é o fim ,o que dizer de um evangelismo como esse?JESUS ESTÁ VOLTANDO!

    ResponderExcluir
  6. Eu ainda me surpreendo com certos Cristão que insistem em "evangelizar" na folia, são uns verdadeiros artistas.

    Creio que os que assim agem talvez não tenham uma vida de relacionamento com Deus, se os frutos são ruins, como posso crer em uma vida sincera com Deus?

    MARANATA COM URGENCIA!!!

    ResponderExcluir
  7. Evangelizar no domingo á tarde ninguém quer. Agora requebrar o esqueleto e procurar uma justificativa na Bíblia...

    Que Deus nos guarde, prezado Pr. Roberto.

    ResponderExcluir
  8. Caros irmãos,
    Quer dizer que, enquanto o povo ta morrendo no carnaval e indo pro inferno, vocês ainda acham que o crente tem que estar na praia ou no mato acampando, nunca fiz este tipo de evangelismo, mas conheço irmãos que já fizeram e garanto que não é da forma que está sendo colocada aqui, isso é uma coisa muito séria para os irmãos julgarem desta forma, o comentário mais sensato e que se aproxima da realidade é o do Pastor Geremias Couto.
    Tem muita gente séria nisso inclusive existem testemunhos de pessoas que já tinham ido a igrejas em outras oportunidades e só vieram a aceitar Jesus naquele momento, ele diz que nunca imaginou que "Deus iria mandar anjos para resgata-lo exatamente alí naquele inferno"
    No amor do Senhor Jesus,
    Adson

    ResponderExcluir
  9. A Paz do Senhor< Pastor Carlos!

    Linda matéria!!!
    Parabéns pelo empenho e dedicação a palavra de Deus.
    Confesso que eu precisava ler algo como esta matéria.

    Amém!!! Que Deus continue lhe abençoando.

    Prof. Israel Lima
    do Blog: "Pelo Corredor da Escola"
    http://pelocorredordaescola.blogspot.com

    ResponderExcluir
  10. A paz do Senhor Pr. Carlos.

    Como é bom lançar um comentário desses para que as opiniões apareçam, quem sabe assim num futuro próximo a igreja se posicione de forma que o nome do Senhor seja exaltado e ñ seja motivo de vergonha para quem leva o evangélio à sério.Os crentes não deveriam se omitir e simplismente deixar de evangelizar, porque alguém está fazendo de forma errada,seja em qual for o lugar.Não é preciso cometer os mesmos erros que o mundo comete para estar no meio dele, a nossa missão é fazer a diferença,isso ñ é fácil, mas é preciso por o dedo na ferida.É uma questão que merece ser melhor colocada e discutida.Que Deus nos oriente ,afinal ele nos chamou para ser sal e luz!

    Abraços ao casal, Flávia de P.G.

    ResponderExcluir
  11. Amados irmãos,
    É preciso refletir até onde
    é necessário cumprir o IDE? A verdade é que nem todo cristão vai pra avenida ou pra blocos pular o Carnaval e sim distribuir folhetos, interceder, e até ajudar se necessário caso haja ocorrência onde precisa de aconselhamento, oração e afins...também é muito bom ir pra retiro, no entanto, não podemos deixar de orar e interceder por essa época de feriado no BRASIL onde tantos estão à beira do abismo, não devemos julgar ninguém, isso só cabe a Deus e ele separará o joio do trigo, não eu e você que o que temos que fazer é orar, e evangelizar...No amor do Senhor Jesus,
    Greicy*

    ResponderExcluir
  12. Deus seja contigo meu irmão.
    vim aqui falar algo por demais importante.
    paz de Cristo
    oremos para a destruição do plc 122/06, ele se encontra no senado e segundo a própria fatima cleide está com perspectivas de ser aprovado esse ano 2009, sabemos que é um atentado contra a vida, pior que os homens bomba, aliás isso é uma bomba do inferno.

    ResponderExcluir
  13. Paz do Senhor amados!

    Observando os comentários até agora, deixo minha parcela e opinião quanto a esta postagem tão importante.


    O QUE PREGAR E A QUEM?
    - Ide por todo o mundo, pregai o EVANGELHO a toda criatura... - Marcos 16:15
    - Os sãos não necessitam de médico, mas sim os que estão doentes; eu não vim chamar os justos, mas sim os pecadores (Marcos 2:17)

    QUEM DEVE PREGAR?
    -A Igreja, os salvos, os filhos de Deus...
    - Aqueles que se arrependeram dos seus pecados, tiveram um novo nascimento, dão testemunho vivo da transformação de Deus através de Jesus Cristo em suas vidas, andam em retidão,

    QUANDO E ONDE PREGAR?

    "que pregues a palavra, instes a tempo e fora de tempo... II Timoteo 4:2

    LOCAL: “Mas recebereis a virtude do Espírito Santo, que há de vir sobre vós; e ser-me-eis testemunhas, tanto em Jerusalém como em toda a Judéia e Samaria, e até aos confins da terra.” (At 1.8)
    Ex.: - nas ruas, vilas, bairros, periferias, favelas, cidades, estados, paises, hospitais, etc...

    DE QUE FORMA PREGAR?
    Revestidos de Poder
    Com sabedoria
    Não tentando ao Senhor

    RESUMO: Jesus Cristo nos deixou todas as instruções, modelos, exemplos completos de como deveríamos evangelizar, Ele mesmo anunciou as boas novas, ensinando em todos os lugares, realizando milagres em lugares públicos, comendo com pecadores, publicanos, etc. mais SEM PECAR E NEM PRECISAR SE CORROMPER OU ADERIR E ACEITAR QUALQUER PRÁTICA PAGÃ DA ÉPOCA.

    Acredito que alguns tenham uma chamada específica, para uma obra de salvação na vida de alguém, quando Deus ordena e envia, Ele se responsabiliza.
    Temos que ter convicção da nossa vocação, mais observando que somos um povo separado, diferente.devemos estar atentos as oportunidades

    Devemos sim pregar...
    Para ganhar alguem que está na prostituição para Jesus, não precisa se prostituir.
    ou o alguem que está no crime, nas drogas, a eles devemos pregar, pois necessitam, mais não devemos praticar o que eles praticam...

    QUANTO A MONTAR BLOCO NO SAMBODROMO PARA EVANGELIZAR: Acredito que essas pessoas que o fazem, teriam a "boa intenção", mais porém, não convem e não temos essa necessidade de precisar atrair um público com batuques, danças ou demosntrando gostar do que eles gostam, etc... mesmo que se alguem algum dia achou interessante, gostou, e através disso chegou a frequentar uma igreja, Amém Glória a Deus! mais na minha opinião deve ser evitado, não podemos negar a oportunidade que se tem nessa época de festas mundanas, das pessoas que estão cansadas e oprimidas, nós como igreja, estar-mos atentos para socorrer-mos e levar-mos a PALAVRA DE SALVAÇÃO.

    Não quero também julgar essas pessoas dizendo que Deus não os mandou ir e nem pelo fato de eles estarem lá de praticarem os pecados cometidos pelos outros que participam do evento, mais sendo nessa visão então poderíamos estar em todo tipo de festa, nos bailes, nos forrós, nas madrugas, etc...

    FINALIZANDO: NÃO É UM PROCEDIMENTO NORMAL AS NOSSOS OLHOS ESSA FORMA OU MANEIRA DE EVANGELIZAÇÃO, PORÉM PENSO O SEGUINTE: SE ELES ESTÃO ESCANDALIZANDO O EVANGELHO, DEVEMOS ORAR OU QUEM SABE ALGUEM ORIENTÁ-LOS PARA QUE ELES FAÇAM DA FORMA CORRETA.

    Parabéns Pr. Carlos pela postagem

    Pr. Gilberto Vitor
    Rádio Prisma Gospel

    ResponderExcluir
  14. Caro Robson,
    A Paz do Senhor!

    Grato pela visita e edificante comentário!

    Temos que viver o tempo presente, isso é muito lógico, mas como já diziam velhos locutores, RECORDAR É VIVER, principalmente quando se trata de boas coisas.

    Vou linkar os que acompanham este blog, pode esperar.

    Um grande abraço!
    Pr. Carlos Roberto

    ResponderExcluir
  15. Caro Juber!
    Graça e Paz!
    Muito obrigado pela indicação deste singelo blog..
    Vou dar uma passada lá para conferir e também apreciar as matérias do seu conceituado blog.
    Um grande abraço!
    Pr. Carlos Roberto

    ResponderExcluir
  16. Prezado amigo e irmão em Cristo Pr. Geremias do Couto.
    Sua presença aqui sempre honra de maneira especial este singelo blog.
    Grato por sua visita e comentário que agregou valores ao post.
    Concordo plenamente com sua idéia.
    Não deixa de ser uma obra evangelizadora através da ação social.
    Um grande abraço!
    Pr. Carlos Roberto

    ResponderExcluir
  17. Prezada Rosimar,
    A Paz do Senhor!
    Grato por sua visita e comentário.
    Compartilhamos da mesma opinião.
    Volte sempre!
    Pr. Carlos Roberto

    ResponderExcluir
  18. Prezada Regiane Lima,
    Graça e Paz!
    As coisas vão acontecendo e se tornando cada vez mais, tudo muito natural.
    É preciso vîgilância.
    Grato pela visita e comentário.
    Volte sempre!
    Pr. Carlos Roberto

    ResponderExcluir
  19. Caro Matias Borba,
    A Paz do Senhor.
    Mesmo sem querer entrar no mérito de qualquer julgamento precipitado, não precisamos ir muito longe, para percebermos que o terreno é por demais escorregadio.
    A Bíblia diz:
    "Resistí ao diabo",mas quanto a tentação ela orienta "fugir".
    Imaginemos aqueles irmãos que eram fanáticos por carnaval, fazendo agora um trabalho dese tipo.
    Toda vigilância é pouca.
    Grato pela visita e comentário.
    Um grande abraço!
    Pr. Carlos Roberto

    ResponderExcluir
  20. Caro Ev. Daladier!
    Para quem já tem uma tendência para "balançar o esqueleto", como vc. bem disse (isso sem falar da carne, etc...), é um prato cheio para a tentação.
    Grato pela visita e comentário.
    Volte sempre.
    Pr. Carlos Roberto

    ResponderExcluir
  21. Caro Adson,
    A Paz do Senhor!
    Muito obrigado por sua visita e comentário.
    O bom da liberdade da expressão é justamente essa possbilidade de cada um colocar seu pensamento.
    Particularmente não discordo de que tenha acontecido o testemunho que o irmão contou, e dou glória a Deus por isso, no entanto, ainda continuo entendendo que a maneira é exótica não é para qualquer pessoa praticar esse tipo de evangelismo.
    Obrigado pela sua participação.
    A discordância faz parte quando discutimos idéias.
    Um grande abraço e volte sempre.
    Pr. Carlos Roberto

    ResponderExcluir
  22. Caro Prof. Israel Lima,
    Graça e Paz!
    Que bom que o post tenha lhe proporcionado edificação.
    Grato pela visita e comentário.
    Volte sempre.
    Estarei visitando seu blog.
    Pr. Carlos Roberto

    ResponderExcluir
  23. Prezada irmã Flávia de Praia Grande!
    A Paz do Senhor.
    Grato pela visita e comnentário edificante.
    Façamos cada um a nossa parte na missão evangelizadora que o Mestre nos confiou, no entanto, nao podemos nos esquecer do conselho do Apóstolo Paulo, quando disse:
    "Cuida de ti mesmo e da doutrina, para que venha te salvsar e aqueles que te ouvem."
    Um grande abraço!
    Pr. Carlos Roberto

    ResponderExcluir
  24. Prezada Greicy,
    A Paz do Senhor!
    Muito bom seu comentário.
    O Espírito Santo com certeza nos dá estratégias para essa tarefa, assim como sempre o fez em todas as épocas da igreja.
    Interceder é fundamental evangelizar é o cumprimento de uma ordem do Senhor Jesus.
    Com prudência e ética poderemos aproveitar todas as ocasiões, como bem disse o Pastor Geremias do Couto.
    Um grande abraço!
    Pr. Carlos Roberto

    ResponderExcluir
  25. Caro Reinaldo Carlos,
    Graça e Paz!
    Grato pela informação aqui neste blog.
    Estaremos intercedendo e atento ao desenrolar dos fatos.
    Grato pela visita e comentário.
    Um grande abraço!
    Pr. Carlos Roberto

    ResponderExcluir
  26. Caro Pr. Gilberto Vítor,
    A Paz do Senhor!
    Um abraço a todos os ouvintes da Rádio Prisma Gospel.
    Obrigado pela sua visita e edificante comentário, o qual agregou valores à este post.
    Desenvolva o tema e promova um seminário de evangelismo em Campos do Jordão.
    Parabéns!
    Um grande abraço!
    Pr. Carlos Roberto

    ResponderExcluir
  27. Somente tres adjetivos: maravilha... maravilha... maravilha!!! Pr. Alcir Ubirajara

    ResponderExcluir
  28. Amado Pr. Alcir Ubirajara!
    Grato pela visita e incentivo.
    Ore por este blog, para que Deus nos conceda a graça de sempre trazer assuntos que promovam a edificação do povo de Deus.
    Um grande abraço!
    Pr. Carlos Roberto

    ResponderExcluir
  29. Pr. Carlos,
    A Paz do Senhor!

    Que grandiosidade! Que multiplicidade de idéias e conceitos! E tudo isso reunido de forma ética e respeitável.
    Parabens pela matéria e também pelos comentaristas que fazem deste, um Blog de grandes discussões e trocas de impressões.

    Ainda ontem, assisti a um vídeo denominado "Carnaval de Jesus"...só ao final identifiquei a procedência dos fiéis. Nem preciso mencionar qual foi a denominação cuja a séde da Igreja equivale a uma Capital, sediada no outro Continente, onde antigamente os gladiadores se enfrentavam em Arenas. Hoje, os povos já não se enfrentam (exceto em guerras), mas se apresentam em grandes espetáculos em Sambódramos, Ruas e Salões.

    Se eu não soubesse, diria: Que mundo é este?

    Mas, limito-me a comentar que, sinto-me um pouco velho para "balançar o esqueleto" e um tanto "novo e inexperiente" para utilizar meios de Evangelismo mais avançados e modernos como o presente em discussão; conservador (?) como sou nesse aspecto, "Tô Fora" desse movimento pentecostal carismático de evangelismo, para salvaguardar minha própria integridade e salvação...

    Reconhecendo como o próprio Apóstolo Paulo disse: "A carne é fraca". Assim, é melhor fortalecer o Espírito e fugir da folia.

    Grande abraço à todos, fiquem na Paz do Senhor e continuemos caminhando e marchando... para o céu!

    Fraternalmente,
    Gilvan Paz.

    ResponderExcluir
  30. Olá amigo Gilvam!
    Você conseguiu expressar sua forma de pensar de maneira humorística e fantástica.
    Estamos de mãos dadas em mais essa questão.
    Grato pelo comentário que agregou valores ao post.
    Um grande abraço!
    Pr. Carlos Roberto

    ResponderExcluir
  31. Pr. Carlos!!!

    Graça e Paz!!!

    Meu nome é Bárbara Brant, sou psicóloga e trabalho com Projetos de Evangelismo!

    Quem me indicou o seu BLOG foi o Pr. Alex de Conceição da Barra, uma pessoa que admiro muito e que se tornou um querido amigo!

    Sou uma leitora assídua do seu BLOG, o acompanho frequentemente... Por essa razão me senti à vontade para postar um comentário a esta postagem sua.

    Compartilho da idéia de que não é necessário eu pular carnaval para evangelizar as pessoas. Não preciso ser presa para pregar aos detentos.

    Contudo, é necessário, nos levantarmos como igreja e alcançarmos aqueles que estão no carnaval, na prisão, nas drogas e na prostituição!

    O fato de um grupo se levantar para pregar em uma festa pagã, não devia ser alvo de nossas críticas e dúvidas. Mas sim alvo de nossas orações e intercessão. Acredito no fruto desses irmãos... E conheço pessoas que foram alcaçadas em lugares assim!

    É muito gostoso irmos para retiros e recebermos de Deus na época do carnaval... Foi isso que fiz neste carnaval. Contudo, não devemos nos esquecer e nem negligênciar que o chamado do Senhor para igreja é ir para fora... E pregar o evangelho... Em todo tempo.

    Precisamos lutar para que o Reino de Deus se expanda.

    Amo evangelizar aos domingos a tarde, quintas a noite e qualquer outro dia! Precisamos ser voz do Senhor em todos os lugares, não importa o dia!

    Só queria deixar aqui minha opnião!

    No amor do Senhor e fraternalmente,

    Bárbara Brant

    ResponderExcluir
  32. Prezada Bárbara Brant!
    Graça e Paz!

    Em primeiro lugar agradeço a Deus pela sua vida e pela seriedade que sinto ter concernente as coisas do evangelho.

    Sinta-se à vontade para expor seu pensamento, pois aqui na blogosfera temos que ter essa visão de interação e troca de idéias.

    Quanto ao valor da evangelização em qualquer lugar, acredito que não há o que se discutir, o que na realidade compartilho com o autor do artigo que aqui postei, é justamente que a justificativa para se criar um bloco de carnaval evangelístico é um tanto duvidosa, pois exitem outras maneiras para evangelizar no próprio carnaval, algumas sugeridas por comentaristas aqui mesmo no blog, sem a obrigatoriedade de se participar do carnaval, que sem sombra de dúvida é uma festa profana.

    Outrossim, como pastor já tenho experiência com pessoas que, até mesmo bem intencionadas, foram evangelizar em lugares controversos e, ao invés de evangelizarem foram enredados nas armadilhas do inimigo. Infelizmente nem todos estão preparados para essa tarefa, por isso entendemos não ser de bom alvitre, evangelização coletiva dessa natureza, pois afinal, não se estando preparado, pior é cir no laço.

    Quanto a divergência nas idéis, entendo com naturalidade e aqui vc. tem a liberdade de expor seu pensamento, contato que qualquer um de nós não esqueçamos nossa missão do IDE.

    O Pr. Alex é um grande amigo.
    Grato pelas visitas aqui no POINT RHEMA.
    Volte sempre, e quando sentir desejo comente.
    Tudo para a glória de Deus!
    Um grande abraço!
    Pr. Carlos Roberto

    ResponderExcluir
  33. a paz do Senhor Jesus aos irmãos não costumo debater com irmãos a cerca se uns comem legumes outros carne, evidente sem santidade ninguem vera ao senhor Deus, ja fiz retiro no carnaval e ja fiz evangelismo tambem não dentro em carros alegoricos mas sim na parte de fora com teatro folhetos entrevistas com intuito de anunciar as boas novas de jesus.
    Se ficarem no retiro gloria a Deus serão edificados fortalecidos e cheios do espirito para depois saírem e anunciar o evangelho Atos 1.8, se irem ao sambodromo gloria a Deus com amor pelas almas, sabedoria e revestidos MC 15.16
    da mesma forma em qualquer outro lugar. É isso.

    ev. elizeu batista dos santos

    ResponderExcluir

Muito obrigado pelo seu comentário!
Sua participação dá solidez a esta proposta, no entanto preste atenção:

É EXPRESSAMENTE PROIBIDA A POSTAGEM DE COMENTÁRIOS DISCRIMINATÓRIOS, RACISTAS, QUE OFENDAM A IMAGEM OU A MORAL OU DESRESPEITEM A LEGISLAÇÃO EM VIGOR.

INFORMAMOS QUE O IP DE TODOS AQUELES QUE NÃO RESPEITAREM AS REGRAS DESTE BLOG, ESTÃO DISPONÍVEIS ATRAVÉS DOS SITES DE ESTATÍSTICAS, E SERÃO FORNECIDOS À JUSTIÇA, CASO SEJAM REQUISITADOS POR AUTORIDADE LEGAL.

Pastor Carlos Roberto Silva
Point Rhema

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...