segunda-feira, 4 de junho de 2012

Religião & TV - Governo prepara decreto para vetar igrejas na TV


A Folha de São Paulo publicou hoje - 03.06.12 - que a Presidente vai enviar uma matéria ao Congresso cujo objetivo é tapar as brechas da Lei 9472/97 que permitem o aluguel de espaço de horários nas TVs.


O governo está elaborado um decreto que vai regulamentar o uso da radiofusão de modo a acabar com o mercado paralelo nesse setor de serviço de concessão pública. Na prática, o novo marco regulatório impedirá que as emissoras de TV e rádio aluguem horário para as denominações religiosas.

O uso das TVs para esse tipo de finalidade proporcionou nos últimos anos o crescimento de igrejas neopentecostais como a Mundial, de Valdemiro Santiago, e a Graças de Deus, de R.R. Soares.


E algumas emissoras vêm tendo bom faturamento sem que precisem investir na programação e disputar a audiência. Só a Bandeirantes, que vendeu seu horário nobre para Soares, deverá faturar R$ 280 milhões nos próximos 12 meses.


Das emissoras de sinal aberto com cobertura nacional, apenas duas — Globo e SBT — não lucram com programas religiosos. Pela atual legislação, as emissoras podem repassar a terceiros no máximo 25% de sua programação, o que nem sempre é respeitado e a fiscalização não funciona.


Antes de ser aprovado, o decreto será posto em discussão pública, informou Julio Wiziack, repórter da Folha de S.Paulo que teve acesso a uma minuta da regulamentação.


As emissoras não quiseram comentar a proposta da nova regulamentação. Quanto aos líderes religiosos, a expectativa é de que eles, principalmente os evangélicos, pressionem fortemente o governo neste ano de eleições para que o decreto não seja levado adiante.


A proposta do marco regulatório prevê, também, a comercialização pelas emissoras de serviços de transmissão de dados, impulsionando a TV digital e a oferta de sinais de internet.


Com informação da Folha de S.Paulo.


4 comentários:

  1. A PAZ DO SENHOR!!!PR. CARLOS ROBERTO.

    POIS BEM, VEMOS NESTA REPORTAGEM, COMO NOSSO ADVERSÁRIO SUTILMENTE QUER CALAR A IGREJA, ISTO PROVA CADA VEZ MAIS, QUE TEMOS QUE ELEGER MAIS REPRESENTANTES NOSSOS, EM TODAS AS ESFERAS, TANTO NA MUNICIPAL, ESTADUAL E FEDERAL, POIS ESTA TRAMINTANDO MUITAS LEIS QUE QUEREM PARAR A IGREJA. OREMOS E VIGEMOS POIS O NOSSO INIMIGO ESTA AO DERREDOR EM BUSCA DE QUEM POSSA TRAGAR. UM FORTE ABRAÇO!!!
    PR. ELCIO BRANDÃO

    ResponderExcluir
  2. Oi Pastor Carlos,

    A paz de Cristo.

    Precisamos estar mesmo de olho. O Secretário Gilberto Carvalho não estava brincando quando disse no Forum Social em Porto Alegre, que o PT iria competir com a Igreja Evangélica na disputa pela Classe "C".

    Vim ver o seu texto, e também convidar para dar uma lidinha no que andei escrevendo ontem.

    ResponderExcluir
  3. Prezado Pr. Carlos,

    Permita-me fazer algumas colocações:
    1) Nossa programação televisiva é irrelevante e previsível. Exceto, por alguns dias de Silas Malafaia...
    2) Dilma não traiu ninguém, errados os que nela confiaram;
    3) Não seria a hora de cobrar concessões de TV para as igrejas? O problema é organizar um grupo para manter as emissoras. Brigamos muito e quase não vai sobrar espaço para os pequenos;
    4) A audiência da internet cresce. Em breves dias se igualará à TV;
    5) O controle social da mídia está a pleno vapor.

    Daladier Lima

    ResponderExcluir
  4. Religiosos com dinheiro tem direito de comprar seu horário de TV como qualquer empresa que vende sabão por exemplo.
    MAs sabe de uma coisa? Para o reino de Deus esta proibição seria até boa.
    99 % do que se chama de programas evangélicos na TV são puro lixo. E evitar que os irmãos e amigos consumam este lixo seria bom.
    Imagino o que os magnatas da fé fariam para ganhar dinheiro e construir seus impérios religiosos sem a ajuda da TV.
    Mas os defensores podem ficar tranquilos, esta lei não passa não.
    Tem muito dinheiro e votos envolvidos.

    ResponderExcluir

Muito obrigado pelo seu comentário!
Sua participação dá solidez a esta proposta, no entanto preste atenção:

É EXPRESSAMENTE PROIBIDA A POSTAGEM DE COMENTÁRIOS DISCRIMINATÓRIOS, RACISTAS, QUE OFENDAM A IMAGEM OU A MORAL OU DESRESPEITEM A LEGISLAÇÃO EM VIGOR.

INFORMAMOS QUE O IP DE TODOS AQUELES QUE NÃO RESPEITAREM AS REGRAS DESTE BLOG, ESTÃO DISPONÍVEIS ATRAVÉS DOS SITES DE ESTATÍSTICAS, E SERÃO FORNECIDOS À JUSTIÇA, CASO SEJAM REQUISITADOS POR AUTORIDADE LEGAL.

Pastor Carlos Roberto Silva
Point Rhema

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...