sábado, 2 de setembro de 2017

Assembleia de Deus - Devemos eliminar os hinos da harpa cristã?



Postado aqui originalmente em 31.01.2013


Lí o texto abaixo, no perfil do irmão LEONARDO CORASSARI no Facebook por indicação de Rubens Mattos, maestro da OSADEC - Orquestra da AD Cubatão e, posto aqui por concordar plenamente com a lavra.

"Queridos irmãos e amigos,
          Estamos no fim.

Infelizmente pessoas estão acabando com a história musical das igrejas, buscando de "fora" coisas que não pertencem à liturgia.
Há uma nova bandeira contra o hinário da Assembleia de Deus (Harpa Cristã), tachando-a de ser antiga e que não tem serventia aos cultos "modernos".
Imaginem só, se acontecesse na Igreja Luterana, onde alguns hinos têm mais de 500 anos e são entoados até hoje. Tive o privilégio de participar de alguns cultos e a tradição sempre foi respeitada, o que não acontece conosco.
Onde se viu, descartar a Harpa Cristã em troca dessas "músicas" de baixos padrão e qualidade?
Não se compara um hino da harpa que tem sua estrutura perfeita, está correta biblicamente, enquanto muitas dessas músicas estão em conflito direto com a Bíblia.
Os líderes de igreja devem conhecer um pouco de arte sacra e pesquisar sobre teologia da cultura, para que não tomem decisões absurdas de reunirem líderes musicais para atacar o nosso hinário, dizendo para deixar de usá-lo ou criar absurdas contextualizações, onde o mal gosto sempre imperaria.
Não sei se algum pastor lerá este texto, mas vai a pergunta: Será que a Igreja católica se livraria de toda a arte de séculos atrás só porque é antiga?
Se fosse em nossas igrejas, o teto da Capela Sistina seria pintado de branco, com gesso e lâmpadas embutidas, porque tudo que é antigo e tem alguma tradição é jogado no lixo por líderes sem cultura e megalomaníacos.
Queridos, vamos deixar que acabem com nosso hinário, ou vamos lutar para que tudo o que é genuíno se faça prevalecer contra as arbitrariedades de pessoas sem conteúdo.
Vamos vigiar e orar para que Deus nos livre dos tais"


Leonardo Corassari - Membro da Assembleia de Deus, músico violinista.

6 comentários:

  1. Caríssimos, certamente que não! Esses hinos fazem parte de nossa cultura cristã - protestante - que, aliás, está muito omissa nos currículos disciplinares de nossas universidades. Certa feita, o Ministro da Cultura do Brasil, havia dito que "Nosso país não tem cultura, história cristã protestante, porque seus adeptos não se interessam por isso..." Lamentável! Vamos preservar o que é nosso, de nossa fé, de nossas igrejas, de nosso povo, de nosso país.

    ResponderExcluir
  2. Caro Presbítero Maurício,

    A Paz do Senhor.

    Grato pela honrosa visita neste singelo blog.

    Concordo plenamente com o seu pensamento. A maioria dos hinos da Harpa Cristã são de letra indiscutível do ponto de vista bíblico. Suas poesia ;e bela e sua melodia irretocável.

    O problema que nem sempre são bem cantados e executado pelo instrumental. Nossa geração investe mais tempo ensaiando o que está fazendo sucesso nas rádios, deixando de lado nossa tradição musical.

    Um grande abraço,

    Seu conservo,

    Pr. Carlos Roberto

    ResponderExcluir
  3. Amado Pr. Carlos Roberto, a Paz do Senhor.

    Já que querem eliminar os hinos da Harpa Cristã, sugiro que eliminem também a saudação com " A Paz do Senhor", o "Culto de Doutrina", o "Culto de Oração" e a "Escola Dominical", pois os que querem eliminar os maravilhosos hinos sacros da Harpa cristã, são os
    mesmos que não gostam dos trabalhos acima citados.

    Só deixo a Harpa Cristã, no último pau de arara, rsrrs.

    Um forte abraço

    Pastor Edinaldo Domingos
    AD em Coronel João Pessoa - RN.

    ResponderExcluir
  4. Caro amigo e pastor Edinaldo Domingos,

    A Paz do Senhor.
    "Só deixo a Harpa Cristã, no último pau de arara", bem que poderia ser uma espécie de último hino da Harp Cristã - Vou sugerir à CPAD rsrsrs
    Estamos juntos!



    ResponderExcluir
  5. É. Só falta isso mesmo. Ainda que nas nossas igrejas deixem de usar a Harpa Cristã, eu seguirei cantando os seus hinos. A razão é o teor teológico desses hinos, sem falar naqueles que foram escritos em tribulação, e que ajudaram os nossos irmãos a suportarem e enfrentarem esses momentos difíceis pelos quais passaram os nossos pioneiros no inicio da obra no Brasil.
    A Harpa Cristã faz parte da nossa cultura evangélica e os seus hinos tem sido o nosso consolo no momentos difíceis.

    ResponderExcluir
  6. Esse hinos foram todos feitos a partir de hinos ingleses ou americanos, como as pessoas fazem hoje, pegam as músicas de lá e traduzem pra cá

    ResponderExcluir

Muito obrigado pelo seu comentário!
Sua participação dá solidez a esta proposta, no entanto preste atenção:

É EXPRESSAMENTE PROIBIDA A POSTAGEM DE COMENTÁRIOS DISCRIMINATÓRIOS, RACISTAS, QUE OFENDAM A IMAGEM OU A MORAL OU DESRESPEITEM A LEGISLAÇÃO EM VIGOR.

INFORMAMOS QUE O IP DE TODOS AQUELES QUE NÃO RESPEITAREM AS REGRAS DESTE BLOG, ESTÃO DISPONÍVEIS ATRAVÉS DOS SITES DE ESTATÍSTICAS, E SERÃO FORNECIDOS À JUSTIÇA, CASO SEJAM REQUISITADOS POR AUTORIDADE LEGAL.

Pastor Carlos Roberto Silva
Point Rhema

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...