segunda-feira, 28 de julho de 2014

NOTA DE FALECIMENTO - Pr Rune Soderberg - 27.07.2014

Pr Rune Soderberg - 1927/2014


Morreu Pr Rune Soderberg - 1927 - 2014

É  com profundo pesar que informo a promoção às mansões celestiais no dia de hoje, do Rev. Rune Sodeberg,  fundador e pastor emérito da Igreja Batista Filadélfia de Santos, mais conhecida hoje como Ministério 100% Vida.
O corpo estará sendo velado amanhã, 2ª Feira, a partir das 09:00 no Templo da Igreja Filadélfia, em Santos, localizado à Rua da Liberdade, 442 - CEP 11025-031 - Embaré - Santos – SP - Brasil Fone: (13) 3877-5900
À família enlutada e à toda a comunidade do Ministério 100% Vida, os votos de que o Espírito Santo venha cnsolá-los.
"Preciosa é à vista do Senhor, a morte dos seus santos"  - Salmos 116:15



O corpo estará sendo velado na Igreja Batista Filadélfia, a partir das 13:00 hs
Rua da Liberdade, 442 - Embaré - Santos - SP

Culto de Gratidão   -   19:00 horas, na Igreja Filadélfia de Santos

Sepultamento   -   21:00 horas   -   Cemitério Memorial de Santos

Biografia do Pr. Rune Sodeberg


CARL AXEL RUNE SÖDERBERG, Sueco, 87 anos, nasceu em 13 de março de 1927, em Domsjö – SjälevadSuécia, filho de Olov Albin Söderberg, falecido em 1959 e Sara Sofia Söderberg falecida em 1982, casou-se em 19 de junho de 1953 com Sif Ingrid Ulla-Britt Söderberg, 82 anos e tem 3 filhos: Staffan Carl Olov Söderberg, , médico cirurgião cardio-vascular, Tomas Edvard Rune Söderberg, com 52 anos, médico cirurgião ortopedista e Annika Ingrid Maria Söderberg Campos, com 48 anos, cirurgiã dentista. Filhos estes que lhe proporcionaram 6 netos.
Estudou na escola regulare de sua cidade natal, tendo posteriormente, após 6 anos intensivos, obtido o Registro Profissional na Domsjö Eletriska (Härnösand). Esta qualificação para a eletricidade já despontara nas forças armadas suecas, onde serviu de 1947 a 1948, como mestre de linha, o responsável em caso de guerra pelas instalações de alta tensão (380.000 volts), compondo então a chamada tropa de engenharia.
Em 1952 por ocasião do incêndio da hidrelétrica de Gideabacka, trabalhou na sua recuperação sob o comando do prestigiadoEngenheiro Barremo, chefe de unidade.
Entre 1953 e 1955 foi o responsável pelo fornecimento de energia na região, vinculada à Mo-DO Domsjö, então a maior industria de celulose do mundo.
Entrelaçado à a sua formação e exercício profissional, os acontecimentos na vida deRune Söderberg foram marcados pela sua conversão à fé evangélica aos dezoito anos, bem como à sua vocação natural para música.
Aos 5 anos de idade, influenciado pelo tio concertista Isidor, então com 45 anos, começou seus estudos de violino que o levaram aos 18 anos a credenciar-se ao ingresso na Escola Superior de Musica da Academia Nacional Sueca em Estocolmo.
Exatamente no momento em que teve um encontro com Jesus como Senhor e Salvador, veio a comissão dada por Deus, para servi-lo como pastor e missionário em terras estrangeiras. Já em 1949, servia como evangelista em igrejas da região do interior da Suécia, embora jamais tivesse deixado neste período de tocar violino. Em 1950, por exemplo, enquanto evangelizava em Arvika, tocava na orquestra de câmara da cidade.
Foi neste mesmo ano (50), que juntamente com a esposa, iniciou a sua formação religiosa no Seminário Teológico de Örebrocujo reitor, Sven Lagerquist e o inesquecível teólogo Erik Sollerman, proporcionaram-lhe solidez de fé e caráter.Este último aliás, lembrado até os dias atuais pelos seus ensinos que momento após momento, amadurecem no coração e mente de Rune Söderberg.
Permaneceria até em 1953 no Seminário onde aprendera também os inglês, alemão e o grego, fundamentais para o futuro que se aproximava.
Foi em Örebro mesmo que a vocação sacerdotal encontrava-se novamente com a musica. A Escola Nacional de Musica abrira uma filial naquela cidade, e por pressão dos colegas de seminário habilitou-se às provas para violino sob os rigorosos ouvidos do examinador russo Max Pelz encantado não apenas pelo violino de Rune Söderberg, mas também pela sonoridade produzida pelo jovem músico, não apenas foi recebido na escola, como foi convidado a participar juntamente com o mestre do Quarteto de cordas Max Pelz. Estudou também com Thorsten Foreaues por 2 anos tendo neste período tocado em orquestra sinfônica estudado composição e contra-ponto com Ingvar Lidholm e regência com o belga George Raymond. Participa como spala da orquestra sinfônica da escola.
Nem mesmo quando retorna de Örebro para Örnskoldsvik abandona a música. Lá, passa a integrar a Orquestra Sinfônica Municipal.
Participando da Sociedade de Poetas em Örebro, o chamado “Grupo 4ª feira “é também membro da Liga dos Luthiers onde participava como um entre três juízes que avaliavam a qualidade dos instrumentos produzidos e nesta perspectiva, foi autor de vários artigos em jornais e revistas especializadas na Suécia, onde participou como solista em consertos, destacando-se ” O Canto do Pássaro”  de Vivaldi em sol menor. Já formado, recebe convite do reitor da escola musical da TV Estatal Sueca, o compositor Sven Erik Back para ser violinista na mais rigorosa seleção entre os músicos nacionais.
Rune Söderberg, contudo retorna à sua cidade, atendendo ao já delineado futuro que daria uma dimensão nova na vida do jovem casal.
Abandonaria sim, a profissão de músico, mas também a industria onde era profissional de eletricidade alias sob o lamento do seu diretor presidente Erik Kompe que marcou a vida do jovem Rune com uma frase de despedida: “ É importante que você possa trabalhar como 10 homens. Mais importante contudo é que você consiga fazer 10 homens trabalharem como você”.
 Este caçula de uma família de 13 filhos convertera-se ao cristianismo em 1944, recebera o chamado de Deus em 1949 e é consagrado como Missionário em outubro de 1955.
Como preparação ao exercício pastoral, foi co-pastor na Igreja Elim em Ö-vik ao lado do querido pastor Nils-Nilsson, tendo neste período intersticial, redigido outros artigos em jornais e revistas suecas, bem como realizado preleções em escolas superiores sobre etnografia e geologia na América Latina, revelando assim não apenas a sua grande versatilidade, como também o amor à região pela qual dedicaria a maior parte de sua vida e de seus familiares.
Finalmente em 11 de novembro de 1955 o casal à bordo do navio Margareth Johnson  da Johnson Lines sai da Suécia e em 5 de dezembro chega ao Rio de Janeiro e no dia seguinte em 6 de dezembro atraca em Santos.
Os pastores Rune e Ulla-Britt sem conhecer a Língua Portuguesa, dirigem-se à São Paulo na  Igreja Filadélfia de Água Rasa e em conato com o missionário Alfred Winderlich e Wolfgang Kundrich com os quais se comunicavam em inglês e alemão, iniciaram o trabalho de evangelização tendo ali assumido o pastorado da Igreja até a vinda do Pastor Pedro Mendes.
De fevereiro de 1958 à março de 1962 pastorearam no Rio Grande do Sul, n município de Santa Rosa onde além de construírem dois templos na cidade que se tornou inesquecível, tiveram os dois primeiros  filhos Staffan e Tomas.
De volta à Suécia em 1962 onde por dois anos pastorearam a Igreja Elim, tiveram a filha Annika e ali permaneceram até poderem retornar ao Brasil, ao assumir aquela igreja o grande amigo Henry Holm.
Em 15 de abril de 1964 deu-se a nova chegada ao Rio Grande do Sul. Porém em junho de 1964, a cidade de Santos o receberia definitivamente iniciando o período de 32 anos na Terra da Liberdade e da Caridade.
Iniciando o trabalho evangélico na ante-sala  de sua própria casa no bairro do Estuário, à Avenida Afonso Pena 477, o Pr. Rune Söderberg participaria ativamente da Convenção das Igrejas Batistas Independentes.
Como professor do Seminário Teológico Batista Independente em Campinas, de 1965 até 1967, lecionou Teologia Sistemática, Homilética, Grego e Música. Presidiu o departamento de Literatura sendo autor de textos e artigos especializados, e também o concílio dos missionários Batistas Independentes da Sociedade Missionária.
Aos a difícil cirurgia a qual se submeteu em 1976 qua quase lhe ceifou a vida, dedica-se à construção do templo da Igreja Batista Filadélfia de Santos à rua Liberdade, 442 no Embaré em Santos.
Nestes anos, ao trabalho pioneiro do Pr. Rune Söderberg somaram-se não apenas outros pastores, dentre os quais seu próprio filho, Dr. Tomas, como também outros templos em Santos e São Vicente.
A dimensão de seu trabalho estendeu-se à construção do acampamento para retiros espirituais, fundação do Instituto Bíblico Filadélfia, associação beneficente, programas de rádios e de tv diários, ou seja, a todas as formas possíveis para anunciar a Salvação em Jesus Cristo.
O hoje chamado Ministério 100% VIDA, é fruto amadurecido da semente plantada no passado pelos missionários Rune e Ulla-Britt Söderberg.
Reconhecido como autoridade eclesiástica respeitável pelo governo sueco, tem acompanhado e interpretado as visitas de autoridades Suecas no Brasil bem como realizado para a TV Sueca 6 filmes documentários sobre o Brasil, bem como realizado para a TV sueca onde, diferentemente de outros trabalhos que apontam nossas deficiências, apresenta, de forma positiva.
Fonte: Lifevida

Um comentário:

  1. Meus pêsames a toda família enlutada que neste momento de infausto, pedimos ao Espírito Santo que console cada um de seus familiares nesta hora e momento tão difícil da vida.

    Sem dúvida foi uma grande perca que a família e a Igreja Igreja Batista Filadélfia tiveram.

    Com a partida para as mansões celestiais do Pr. Rune Soderberg.

    Porem a palavra de Deus nos diz em Salmos.116:15"Preciosa é à vista do SENHOR a morte dos seus santos."

    Sabemos que o nosso amado Irmão em Cristo Pr Rune Soderberg esta em um bom lugar que é a nova Jerusalém Celestial lugar onde todos nós que fizemos a vontade do nosso Deus e permanecerem fiel ate o fim iremos mora.

    Que a Graça e a paz do nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo esteja com todos em nome de Jesus.

    Pr. Francisco Damião
    D.D.Presidente da
    AD- DA MISSÃO MINIST..DE SUZANO -SP

    ResponderExcluir

Muito obrigado pelo seu comentário!
Sua participação dá solidez a esta proposta, no entanto preste atenção:

É EXPRESSAMENTE PROIBIDA A POSTAGEM DE COMENTÁRIOS DISCRIMINATÓRIOS, RACISTAS, QUE OFENDAM A IMAGEM OU A MORAL OU DESRESPEITEM A LEGISLAÇÃO EM VIGOR.

INFORMAMOS QUE O IP DE TODOS AQUELES QUE NÃO RESPEITAREM AS REGRAS DESTE BLOG, ESTÃO DISPONÍVEIS ATRAVÉS DOS SITES DE ESTATÍSTICAS, E SERÃO FORNECIDOS À JUSTIÇA, CASO SEJAM REQUISITADOS POR AUTORIDADE LEGAL.

Pastor Carlos Roberto Silva
Point Rhema

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...