segunda-feira, 14 de julho de 2014

Rev. Stanley M. Horton - NOTA DE FALECIMENTO - 12.7.2014 e BIOGRAFIA


Rev. Stanley Monroe Horton

Biografia e Nota de Falecimento do Rev. Stanley Monroe Horton

Morte de Stanley Horton

Foi promovido às mansões celestiais, ontem, no sábado,  12 de julho, 2014, em Maranatha Village, em Springfield, o Rev. Stanley Monroe Horton, 98 anos, de Springfield, Missouri 

Filho de Harry Samuel Horton e Myrle Maio Fisher, Dr. Horton nasceu em 6 de maio de 1916, em Huntington Park, Califórnia.

Seus avós maternos Elmer Kirk Fisher e Clara Daisy Sanford, participaram  no histórico Movimento Pentecostal da Rua Azusa Revival de 1906. Como uma criança da rua Azusa Revival e Missão, Horton serviu como uma "ponte que liga o renascimento da movimento da Rua Azusa até os dias atuais.", nas palavras de George O. Wood - Superintendente Geral das Assembléias de Deus.

Dr. Horton recebeu sua formação educacional, em Los Angeles City College (AA, 1935); Universidade da Califórnia-Berkeley (B.S., 1937); Gordon College (agora Gordon - Conwell Theological Seminary) (M.Div, 1944.); Universidade de Harvard (S.T.M., 1945); e Central Baptist Theological Seminary (Th.D., 1959).

Foi honrado com o título de Professor Emérito da Bíblia e Teologia das Assembléias de Deus no Theological Seminary (AGTS), onde lecionou entre 1978 e 1991. Antes disso, atuou como presidente do Departamento Bíblico no Colégio Central da Bíblia de 1948 a 1978 e professor no Instituto Bíblico Metropolitano entre 1945 e 1948.

Dr. Horton escreveu o currículo das Revistas para Professor Adulto da Escola Dominical das Assembléias de Deus americanas por mais de 25 anos. Em 1980, ele serviu como presidente da Sociedade de Estudos pentecostais. Após sua aposentadoria, na área do ensino, em 1991, ocupou o cargo de editor-geral do Pentecostal Textbook Series / Logion Press em Springfield até 2000. 

Dr. Horton é reconhecido como o primeiro ministro pentecostal teólogo. Renomado estudioso e escritor, continuou a viajar pelo mundo até aos 92 anos, visitando 25 países como conferencista.

Dr. Horton foi autor de dezenas de livros - muitos dos quais foram traduzidos em vários idiomas, capítulos de livros e manuais publicados e mais de 250 artigos e resenhas de livros. Vários desses livros foram publicados no Brasil pela CPAD - Casa Publicadora das Assembleias de Deus.

Foi listado no Quem é "Quem em Religião" e "Outstanding Educadores da América". Seus escritos têm aparecido em publicações tão diversas como "The Encyclopedia Americana" e o "Dicionário de pentecostais e movimentos carismáticos". 

Atuou como presidente da comissão editorial da Bíblia de Estudo Vida Plena e sua revisão 2003. Seu livro, O que a Bíblia diz sobre o Espírito Santo (Gospel Publishing House, 1976), tem sido o texto definitivo sobre o assunto em universidades e seminários ao redor do mundo.

Dr. Horton foi tradutor oficial de 1 e 2 Coríntios de grego koiné ao vernáculo judaico messiânico moderno para a Bíblia Árvore da Vida, uma obra produzida editorialmente em cooperação com o Projeto Bíblia Messiânica da Família e agora a Bíblia oficial da Universidade do rei. Stanley Horton, com o passar dos anos,  jamais enfraqueceu em sua devoção à salvação de "todo Israel" e as habilidades de tradução da Bíblia. 

Dr. Robert Cooley, estudante de Horton no Instituto Bíblico Central em 1949 e, posteriormente, seu colega na faculdade lá, mais tarde iria comentar sobre a sua escrita, "Ele modelou um estilo de estudos bíblicos que era praticamente aplicado. Então, se você ler os comentários de Horton, da revista adulto a EBD, trimestralmente, por 25 anos , você pode ver que o material da lição nasceu de uma compreensão acadêmica da Escritura, mas de um jeito muito prático, da mesma maneira que redigiu seus artigos e outros livros - uma compreensão técnica do texto bíblico, mas com uma maneira notável de traduzir isso em um formato de teologia aplicada, este era o significado da sua vida. Fazia isso da melhor maneira em seus estudos, sem nunca ter sido esotérico; um estilo de que todos fossem capazes de migrar da teologia exegética para a teologia aplicada, enfim,  foi um presente real." 

Horton teve uma vida de serviços caracterizada pela combinação única de fervor pentecostal, compromisso com a erudição bíblica e caráter semelhante ao de Cristo. 

Em 2010 a AGTS homenageou Dr. Horton como "Líder Legado" - aquele que exibe "grande fidelidade bíblica, longo mandato, alto nível de confiança sem qualquer aparência de arrogância ou soberba, que aceita a responsabilidade do seu ministério, que mostra amor incondicional para aqueles a quem serve, persistente, com uma visão que inclui sempre uma paixão evangelística, que toma decisões que beneficiarão a igreja bem além de seu próprio mandato, ou mesmo da sua vida. Parte desse legado foi motivado pelo apoio do Dr. Horton às mulheres na liderança, bem como seu compromisso com a reconciliação racial. "As Escrituras deixam claro que somos todos um em Cristo, e nós precisamos uns dos outros", disse.

Comprometido com o lema de que seguir a Cristo significa ser um "discípulo ao longo da vida", o Dr. Horton continuou a servir a Igreja muito bem, mesmo aos seus noventa anos, tanto no Conselho de Doutrina das Assembléias de Deus dos EUA, como participante do Conselho de doutorado AGTS, e membro da Honra original da Redenção de Israel - um papel em que ele atuou até o fim de sua vida. 

Em 2009, a AGTS estabeleceu o "Dr. Stanley M. Horton Recursos acadêmicos Endowment" em sua honra. Em vez de flores, as doações podem serem feitas para a instituição, entrando em contato com o Escritório de Desenvolvimento AGTS em 417-268-1000. 

Em 2009, Gospel Publishing House liberado do Dr. Horton biografia, Stanley M. Horton: Shaper da Teologia Pentecostal. Como um adendo à biografia, uma bibliografia completa das obras e sobre o Dr. Horton até o presente momento, bem como entrevistas em vídeo com ele, estão disponíveis no site da Flor Pentecostal Heritage Center.

Stanley M. Horton foi precedido na eternidade, por seus pais, sua amada esposa Evelyn Gertrude Parsons, e os irmãos Donald, Harold, David, Evelyn de maio, e Gertrude. Deixa duas irmãs, Ester e Rute da Califórnia; dois filhos, Stan, Jr. (Linda Self) de Springfield, Missouri; e Ed (Diana Dykes) de Branson, Missouri; e uma filha Faith (Brent Stilts) de Springfield, Missouri. Ele também deixa três netos: Mateus (Darci Stonebreaker), Mônica (Mateus Bryant) e Zachary Andrew Horton Stilts, bem como seis bisnetos: Cale, Aven, Asher, Noé, Lila, e Seth. 

Homenagens, visitação e funeral será na próxima semana. 

- Robert Cooley, entrevista por telefone, por Lois E. Olena, Springfield, MO, 28 de agosto de 2008.
- Thom S. Rainer, Breakout Igrejas: Descubra Como Fazer a Leap (Grand Rapids, MI: Zondervan, 2010), 66-67.

Autor: Lois Olena
Versão: Pr. Carlos Roberto Silva - Point Rhema


PS - Registro meu agradecimento ao amigo e pastor Ciro Zibordi, pelo comunicado.

4 comentários:

  1. Prezado colega Pr. Carlos,
    perda irreparável para o meio cristão. Homem poderoso na Palavra que defendeu a fé em tempos confusos. Tenho vários comentários dele e os consulto constantemente. A terra fica mais pobre e os céu mais rico.
    A Deus seja glória.
    Pr. Luiz Fernando
    MINISTÉRIO FORÇA PARA VIVER

    ResponderExcluir
  2. Assisti uma vez à maravilhosa pregação do Dr. Horton. No Brasil não teria muito espaço pois é adepto da ordenação pastoral feminina, tendo apoiado e assinado a declaração da Assembly of God, exceto se não fosse o colosso que foi em vida... Deus o tenha consigo.

    Abraços!

    ResponderExcluir
  3. Caro amigo e pastor Luiz Fernando,

    A Paz do Senhor.

    Concordo plenamente com o amado. Grato pela honrosa visita. Volte sempre!

    Pr. Carlos Roberto

    ResponderExcluir
  4. Caro amigo e pastor Daladier Lima,

    A Paz do Senhor!

    O amado tem razão. Essa defesa do Ministério Feminino, inclusive consta da sua biografia.

    Grato pela honrosa visita - Volte sempre!

    Pr. Carlos Roberto

    ResponderExcluir

Muito obrigado pelo seu comentário!
Sua participação dá solidez a esta proposta, no entanto preste atenção:

É EXPRESSAMENTE PROIBIDA A POSTAGEM DE COMENTÁRIOS DISCRIMINATÓRIOS, RACISTAS, QUE OFENDAM A IMAGEM OU A MORAL OU DESRESPEITEM A LEGISLAÇÃO EM VIGOR.

INFORMAMOS QUE O IP DE TODOS AQUELES QUE NÃO RESPEITAREM AS REGRAS DESTE BLOG, ESTÃO DISPONÍVEIS ATRAVÉS DOS SITES DE ESTATÍSTICAS, E SERÃO FORNECIDOS À JUSTIÇA, CASO SEJAM REQUISITADOS POR AUTORIDADE LEGAL.

Pastor Carlos Roberto Silva
Point Rhema

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...