segunda-feira, 10 de outubro de 2016

ABRAÃO, A ESPERANÇA DO PAI DA FÉ - Lições Bíblicas - EBD/CPAD - Subsídio Teológico

ABRAÃO, A ESPERANÇA DO PAI DA FÉ por Pr. Adaylton de Almeida Conceição

  


Introdução: Sem dúvida a história de Abraão é uma das maiores referências para nós no Antigo Testamento por que ele foi chamado “pai da fé” (Romanos 4.16) e “amigo de Deus” (Tiago 2.23).

Sabemos que Abraão é o pai da fé. Mas que fé era esta? A palavra de Deus nos diz que a fé vem pelo ouvir a Palavra de Deus (Romanos 10.17). Abraão ouvia a voz de Deus e as palavras do Senhor eram a base de sua fé. Confiado nas promessas de Deus ele direcionou toda sua vida. À medida que o Senhor falava com ele sua fé era alimentada e mais confiante se tornava

Não é coincidência que as três principais religiões do mundo – judaísmo, cristianismo e islamismo – sejam às vezes chamadas de “religiões abraâmicas”. Isso ocorre porque as três, de uma forma ou de outra, reconhecem suas raízes nesse grande homem de Deus.

O Primeiro patriarca, Abraão foi o fundador do povo hebreu. Nas tradições judaica, cristã e muçulmana, ele aparece como uma figura paterna – dignificado, firme em sua fé, humano, respeitado pelos chefes locais em qualquer lugar por onde passasse. Ele percorre lenta e majestosamente todo o mundo do Oriente Próximo de quase quatro mil anos atrás, da Mesopotâmia ao Egito. O principal cenário de sua história é a região montanhosa central da terra de Canaã, que Deus prometeu para ele e sua descendência” Ele “é o ancestral dos Israelitas (Jo. 8,31-33) e o pai espiritual de todos os que  aderem à fé bíblica(Gl 13,7). É um herói do Islã, que o chama “Amigo de Deus”

A importância de Abraão

“O traço mais importante da vida de Abraão é sua experiência religiosa. É sobre este fato capital que se apoia a tradição judeu-cristã. Deus “falou” a Abraão, se revelou a ele. Abraão descobriu um deus que entra em relação amiga, que “faz aliança” com ele, com seu clã, para acompanhá-lo, para realizar, em seu favor, mas também com um prolongamento em favor de todos os ‘homens, promessas de bênçãos copiosas. Este Deus, senhor universal, pode dar a seu amigo a posse da terra de Canaã. Exige justiça e pune a desobediência; admite à sua intimidade através do culto, deixa-se influenciar pela oração e pede uma confiança ilimitada em sua capacidade de realizar suas promessas”.

A posição de Abraão se fundamenta no seu chamado por Deus (Gên 12,3) e na aliança feita com ele por Deus (Gên 17,7), e se completa pela obediência cheia de fé com que respondeu a Deus, e que lhe foi contada como justiça (Gên 15,6).

No texto de Gênesis 12.1-3 Abrão ainda não tinha uma aliança com Deus, mas foi chamado pelo Senhor, que o estava preparando para um pacto eterno com Ele.

O homem caiu em pecado e perdeu a comunhão com seu Criador. Deus, entretanto, promete intervir e enviar um Salvador, logo após a queda do homem. Gênesis 3.15. Neste momento Deus lhe fala três coisas principais que deveria fazer:

- v.1 “sai da tua terra e da tua parentela – significa deixar tudo por amor a Deus (Marcos 10.29). Servir a Deus significa renúncia de tudo que temos e somos. Antes de fazer uma aliança com Deus, Abrão precisava se soltar de tudo que o prendia. Do mesmo modo não podemos estar presos a nada e ninguém para servir a Deus. A família não pode ser empecilho para servir a Deus por que a família é uma bênção e não maldição.

- v.2 “Sê tu uma bênção!” – isso nos ensina que não apenas devemos ter ou receber bênção e sim devemos ser uma bênção. Então tudo o que temos e fazemos será abençoado. Não é preciso correr atrás de bênçãos, pois elas vão te alcançar (Deuteronômio 28.2). após este chamado Abrão vai para o Egito e enfrentou lutas (Gn 14), separações na família (Gn 13) e muitas dificuldades mas em tudo foi abençoado.

- v.3 “abençoarei os que te abençoarem e amaldiçoarei os que te amaldiçoarem; em ti serão benditas todas as famílias da terra”. Além de ser abençoado, Deus lhe prometeu proteção de que se alguém o amaldiçoasse, seria amaldiçoado pelo próprio Deus. Por isso não devemos ter medo de nada nem de ninguém. Quando servimos a Deus, não só nossas famílias são abençoadas como também todas as famílias da terra.

Esta foi somente a preparação para fazer Aliança com Deus. Nós cristãos estamos na Nova Aliança da Graça no Sangue de Jesus, então tudo o que Deus falou a Abraão pode ser multiplicado por milhares para que saibamos a tão grande Aliança de Deus para conosco. As alianças de Deus com estes homens no passado nos ajudam a entender como devemos fazer uma aliança com Deus.

Deus chama um homem, Abrão, para dar sequência a seu plano de salvação.
Abrão (com um “a”) quer dizer “pai exaltado”.

Abraão (com 2 “a”) quer dizer “pai de nações”. Em Gênesis 17.5, Deus muda o nome de Abrão para Abraão, com isto significando que sua descendência seria numerosa.

Deus é assim: usa nossas fraquezas e impossibilidades para demonstrar Sua força e poder! Abraão teve que crer nas promessas de Deus. Apesar da sua idade e da sua esposa, que era estéril e também idosa, Deus agiu na vida deles, como também age em nossas vidas.

A PROVISÃO DE DEUS

Mas porque era tão importante que Abraão tivesse filhos e seus descendentes constituíssem uma nação?

Através da descendência de Abraão, Deus estabeleceria uma nação – os hebreus. Desta nação, viria a nascer o Salvador, que é o Messias (Jesus Cristo).

O desafio de acreditar no projeto de Deus.
Vamos refletir sobre sete palavras que Deus deu a Abraão, sobre as quais firmou sua fé:

1- RENÚNCIA: “sai de tua terra” Gênesis 12.1

A primeira Palavra de Deus para Abrão foi sobre Renúncia. O Senhor o mandou sair de sua terra e do meio de sua parentela. Isso significava deixar sua área de conforto e partir para um lugar incerto aos olhos humanos, mas sob a certeza da dependência de Deus.
Foi assim que Abrão deixou a terra de Ur em busca da sua promessa. Foi preciso fé para fazer uma longa caminhada por lugares desconhecidos. A cada horizonte que olhava meditando onde seria a terra da promessa até que o Senhor lhe mostrou. Mas para ganhar uma terra que fosse de Deus, pela fé, precisou deixar sua própria terra.

2- CARÁTER: “sê tu uma bênção” Gênesis 12.2

A segunda Palavra de Deus para Abrão foi sobre seu caráter. Enquanto caminhava em busca da promessa, sua personalidade precisou ser moldada. Duas vezes Abrão errou dizendo que sua esposa seria sua irmã (Gênesis 12.13-19 e 20.1-16). Por isso seu caráter precisava ser transformado por Deus.

O Senhor definiu que o caráter de Abrão deveria simplesmente ser uma bênção. Ou seja, tudo o que falar ou fizer teria que ser abençoado. Para isso deveria fugir de tudo o que não fosse bom ou proveniente do Senhor.

3- PROMESSA: “em ti serão benditas todas as famílias da terra” Gênesis 12.3

A terceira Palavra de Deus para Abrão foi uma promessa. Ele já havia renunciado sua terra em prol da que o Senhor lhe daria. Seu caráter já estava sendo forjado pelo Senhor. Agora ele já podia receber uma promessa de Deus.

O Senhor prometeu a Abrão que teria filhos e uma família abençoada. Além disso, também abençoaria todas as famílias da terra através de sua fé. Sua fé seria tão grande o suficiente para sua família e todas as outras.

4- SONHO: “conta as estrelas” Gênesis 15.3

A quarta Palavra de Deus para Abrão foi para que sonhasse. Embora estivesse bem acordado, Deus o conduziu até fora de sua tenda e lhe mandou contar as estrelas. Enquanto contemplava o céu estrelado, os olhos espirituais de Abrão foram abertos e começou a sonhar. Imaginou uma multidão de pessoas inumerável como as constelações.

A partir daquele momento a vida de Abrão mudou muito. Um velho de noventa anos, com olhos já cansados agora, mesmo na escuridão da noite, tinha o brilho de um sonho no olhar. Foi este sonho que motivou a vida de Abrão pelo resto de sua vida.

5 - SANTIDADE: “anda na minha presença e sê perfeito” Gênesis 17.1

A quinta Palavra de Deus para Abrão foi sobre Santidade. Para que Deus realizasse seu propósito em sua vida, precisaria santificar sua vida totalmente ao Senhor. Sarai sua esposa não havia entendido a promessa sobrenatural de Deus e quis ajudar ao Senhor cumprir sua promessa dando filho a Abrão através de sua empregada (Gênesis 16.1-15).

Com este ato, pararam de sonhar espiritualmente para agir carnalmente. Por isso Deus precisava santificar a vida de Abrão preparando-o para receber o propósito Deus para sua vida. Esta situação embaraçosa entre Sarai e Agar era um empecilho para que a família de Abrão fosse abençoada por Deus.

6- ALIANÇA: “será contigo a minha aliança” Gênesis 17.4

A sexta Palavra de Deus para Abrão é uma Aliança. Aliança é um compromisso, pacto ou contrato. Deus garantiu para Abraão que lhe daria sua promessa. Da mesma forma que Deus garantia a Abrão, ele também deveria ter compromisso com Deus.

A partir de agora o nome de Abrão foi mudado para Abraão que significa “pai de numerosas nações” (Gênesis 17.5). Para não esquecer, Deus lhe deu um novo nome e todas as vezes que seu nome Abraão fosse dito, estaria lembrando-se da promessa.

7- ABENGAÇÃO: “toma teu filho, teu único filho” Gênesis 22.2

A sétima palavra de Deus para Abraão foi sobre Abnegação. Abnegação significa negar-se a si mesmo (Lucas 9.23), deixando vontade e prazeres em prol da soberania do Senhor.

Deus já havia dado um filho a Abraão. Isaque significa sorriso e alegria (Gênesis 21.6). De fato este filho era o maior prazer para Abraão. Deus lhe fez uma prova de fé e abnegação porque a promessa que havia feito não era de lhe dar um filho apenas, mas multidões.

Até aqui o sonho de Abraão já estava cumprido. Mas a promessa de Deus era muito maior. Para saber se Abraão estava pronto para fazer parte do propósito Divino, precisava ser provado em sua fé. Se abrisse mão de seu sonho em prol do propósito de Deus, receberia muito além do que imaginava. Abraão aceitou o desafio. Abriu mão de sua alegria (Isaque) e recebeu a felicidade completa.

CREU NO SENHOR SEM NENHUMA GARANTIA

Ele creu simplesmente porque teve fé no Senhor. Ele não precisou de qualquer garantia humana para obedecer. Deus não falou para Abraão nem onde seria essa terra. Além disso, Abraão chegou quase aos cem anos sem nem ter filhos.

A única garantia que temos quando andarmos por fé é que seremos supridos em todo tempo. Devemos dar passo após passo e receberemos a direção de Deus e seremos abençoados.

Foi fiel até o fim

Sua fé em Deus permaneceu até o fim e Deus foi fiel em tudo que prometeu a ele e a sua dêscendência. Abraão sabia muito bem que sua vida aqui na terra era passageira. Que os bens materiais de nada adiantavam para ele. “Se fiel ate a morte e dar-te-ei a coroa da vida.”(Ap 2.10)

APRENDENDO A VIVER POR FÉ E NÃO POR VISTA

"Porque andamos por fé, e não por vista".   (2 Co 5:7).

"O qual, em esperança, creu contra a esperança, tanto que ele tornou-se pai de muitas nações, conforme o que lhe fora dito: Assim será a tua descendência". (Rm 4:18).

Creu CONTRA a esperança... Não é por acaso, que Abraão é considerado o “pai da fé”. Crer contra a esperança, significa; que, o que já era difícil se tornou “IMPOSSÍVEL!”, (humanamente falando). Significa que; toda esperança “natural” , havia morrido! O tempo, a longa espera se encarregou disso; matar a esperança natural de Abraão e Sara gerarem filhos. Certamente, o cumprimento da promessa demorou muito mais do que eles imaginavam ter que esperar.

O que é crer contra a esperança?

Esperando contra a esperança, essa frase é curiosa. Como pode alguém “esperar contra a esperança”? Abraão realizou esse feito e se ele foi um homem que agradou a Deus, certamente devemos aprender com ele. Há um ditado popular que diz: esperança é a última que morre, a verdade é que nossa esperança, de fato morreu, mas ressuscitou ao terceiro dia, Ela se chama Jesus. Esta foi a causa que fez Abraão esperar vinte e cinco anos pela realização de uma promessa, sem perder a alegria diária.

Crer contra a esperança é o mesmo que andar na contra mão do mundo.
Falam em fracassos, portas fechadas, doenças incuráveis, desempregos, crise mundial e outras coisas mais. Há momentos que a dúvida surge, a preocupação e é nessa hora que temos que lutar contra a nossa falta de fé.

Esse é sem dúvida um dos assuntos que podemos dizer estar presente em quase todos os textos da Bíblia, porque o alvo principal das Escrituras é levar a verdadeira esperança a todos os homens. O apóstolo Pedro escreveu: "Bendito seja o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo que, segundo a sua grande misericórdia, nos gerou de novo para uma viva esperança, pela ressurreição de Jesus Cristo dentre os mortos" I Pe !.3

A esperança tem o seu fundamento firme somente no Eterno e Soberano Deus, e é baseado nisso que Pedro nos diz que Ele nos proporciona uma viva esperança, pois procede de uma fé sincera no poder de Deus "Ora, a fé é o firme fundamento das coisas que se esperam..." Hb 11.1. A esperança edificada nos fundamentos da Palavra do Senhor nos faz olhar para o futuro crendo nas infinitas possibilidades de Deus, não levando em conta quaisquer circunstâncias existenciais que se apresentem para contrariar as promessas de Deus.

Quando todas as possibilidades terrenas foram esgotadas muitas vozes falaram para que Abraão abdicasse da esperança, mas mesmo experimentando algumas angustias e crises existenciais, demonstrando pouca força em alguns momentos ele continuou crendo, se auto-superou e colocou o seu nome na Galeria dos heróis da fé (Hebreus 11), tornando-se o Pai da fé. Crer contra a esperança é deixar de olhar para baixo, para lados e começar olhar somente cima, no momento de angustia do patriarca o Deus da providência aparece para ele e diz "Então o levou fora, e disse: Olha agora para os céus, e conta as estrelas..." (Gênesis. 15.5).

Deus continua a estender sua aliança com Abraão e sua família

“Quando Abrão já estava com 99 anos e Sarai com 90, o Senhor lhe apareceu novamente e disse que de então por diante seu nome seria Abraão, “pois eu te faço o pai de uma multidão de nações” (Gn 17,5). O nome de Sarai também foi mudado para Sara (“princesa”). Como sinal físico da aliança de Abraão com o Senhor, este o instruiu a circuncidar-se e a todos os membros de sua casa e, a partir daquela data, todas as crianças do sexo masculino deveriam ser circuncidadas oito dias após o nascimento”. “Esse pacto é ainda hoje observado pelos judeus”.

“A fé que Abraão tinha distinguia-se da grande maioria dos seus contemporâneos: acreditava em Deus Todo-poderoso, Gn 17.1; eterno, Gn 31.33; altíssimo, Gn 14.22; criador dos céus e da terra, governador moral de toda a terra, Gn 18.25; e, de acordo com as crenças de seus contemporâneos, acreditava em Deus, como regulador de todos os acontecimentos do mundo, que vê e toma conhecimento de tudo que acontece e que faz tudo conforme sua vontade soberana. Nessa crença, Abraão obedecia a Deus e o adorava, honrando o seu nome.

Abraão “O Pai dos crentes”

A Epístola aos hebreus, no grande elogio à fé dos antepassados, insiste particularmente na fé de Abraão: “Foi pela fé que Abraão, respondendo ao chamado, obedeceu e partiu para uma terra que devia receber como herança, e partiu sem saber para onde ia” (Hb 11,8).

Pela fé, viveu como estrangeiro e como peregrino na Terra Prometida. Pela fé, Sara recebeu a graça de conceber o filho da promessa. Pela fé finalmente, Abraão ofereceu seu filho único em sacrifício.

Como Abraão se tornou um exemplo tão notável de fé?

3. À medida que os anos passavam, que qualidade se destacava em Abraão, e o que podemos aprender disso?

Abraão era diferente. À medida que os anos passavam, ele se destacava cada vez mais por causa de sua fé. De fato, o apóstolo Paulo foi mais tarde inspirado a chamá-lo de o “pai de todos os  que têm fé”. (Leia Romanos 4:11.) Vejamos o que ajudou Abraão a desenvolver essa qualidade. Assim, nós mesmos poderemos aprender muito sobre como aumentar a nossa fé.

CONCLUSÃO:

Jesus é o “autor e consumador da fé” (Hebreus 12.2). Por isso devemos pedir a Ele que nos dê a fé que precisamos, “aumenta-nos a fé” (Lucas 17.5).
Como fez Abraão, precisamos basear nossa fé nas palavras de Deus para nossos corações. Deus pode usar pessoas para falar conosco. Pode falar diretamente em cada coração. Mas fala principalmente pela leitura da Bíblia e pela Pregação do Evangelho. Quem deseja crescer na fé precisa estar sempre atento e “sede cumpridores da palavra, e não somente ouvintes, enganando-vos com falsos discursos” (Tiago 1.22).///

Pr. Adaylton de Almeida Conceição (Th.B.;Th.M.;Th.D.)

Assembleia de Deus Ministério do Belém em Santos - SP.
Facebook: adayl manancial

BIBLIOGRAFIA
  • Adaylton de Almeida Conceição - Abraão: o primeiro missionário
  • Welflany Nolasco Rodrigues - A Fé de Abraão
  • Déborah Janeth Camargo Garajau – Crendo contra a esperança
  • Abílio Carlos dos Santos – Crer contra a esperança

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Muito obrigado pelo seu comentário!
Sua participação dá solidez a esta proposta, no entanto preste atenção:

É EXPRESSAMENTE PROIBIDA A POSTAGEM DE COMENTÁRIOS DISCRIMINATÓRIOS, RACISTAS, QUE OFENDAM A IMAGEM OU A MORAL OU DESRESPEITEM A LEGISLAÇÃO EM VIGOR.

INFORMAMOS QUE O IP DE TODOS AQUELES QUE NÃO RESPEITAREM AS REGRAS DESTE BLOG, ESTÃO DISPONÍVEIS ATRAVÉS DOS SITES DE ESTATÍSTICAS, E SERÃO FORNECIDOS À JUSTIÇA, CASO SEJAM REQUISITADOS POR AUTORIDADE LEGAL.

Pastor Carlos Roberto Silva
Point Rhema

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...